O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central elevou a taxa Selic para 11,75% ao ano. O ajuste de 1 ponto percentual foi a nona alta consecutiva com intuito de controlar a inflação.
O IPCA, indicador oficial de inflação do país, acumula 10,54% em 12 meses até o final de fevereiro (último dado divulgado). E a meta de inflação do BC é de 3,5% para 2022, com um intervalo de 1,5 ponto percentual para baixo ou para cima.
A decisão do Copom veio em linha com as expectativas dos agentes de mercado.
“Essa decisão já era esperada A ansiedade era quanto ao comunicado do Copom, que se mostrou bastante atento à desancoragem das expectativas de inflação e que também contratou para a próxima reunião uma alta da mesma magnitude (1 ponto)”, comentou Matheus Spiess, analista da Empiricus.
O aperto promovido foi mais brando do que o adotado nas últimas três reuniões, com elevações de 1,5 ponto em cada uma.
A taxa Selic em 11,75% é a mais alta desde abril de 2017.
Investimentos atrativos
Diante da escalada dos juros e em um cenário de inflação ainda elevada, os investimentos em renda fixa ficam mais atrativos, entregando retornos de dois dígitos.
Então, te convido para participar da Semana da Renda Fixa da Vitreo e ter acesso às melhores ofertas. A cada dia, será divulgado um ativo diferente com garantia do FGC. É só clicar aqui.