A Empiricus e a Besouro, agência de fomento social, se uniram para levar educação financeira à população carcerária de São Paulo. A ideia está sendo acordada com a Secretaria de Administração Penitenciária de São Paulo.
‘Jornada de liberdade financeira’ da empiricus nas prisões
Felipe Miranda e Rodolfo Amstalden, sócios-fundadores do Grupo Empiricus, e um facilitador da Besouro levarão um curso para, inicialmente, 35 pessoas com mais de 25 anos.
O programa terá duração de três meses, com mentorias presenciais semanalmente. O principal objetivo, conta Miranda, é mostrar possíveis caminhos para que a população carcerária possa lidar melhor com as próprias finanças e de suas famílias, com temas como controle de gastos, redução de dívidas e uso consciente de crédito.
Metodologia do programa será adaptada à realidade dos participantes
Neste momento, um novo material está sendo desenvolvido pelas duas instituições, com o objetivo de adaptar a metodologia para a realidade dos participantes
Segundo os sócios da Empiricus, o curso é desenhado para que, no mínimo, 60% dos alunos consigam colocá-lo em prática e diminuir o endividamento pessoal e familiar, a partir de um planejamento financeiro.
Educação financeira como ponte para transformação social
“Sempre enxergamos a educação financeira como uma ferramenta poderosa de transformação social, e levar esse conhecimento para dentro das unidades prisionais é uma oportunidade de contribuir para a reintegração de pessoas em situação de vulnerabilidade”, diz Miranda.
O economista explica que o maior desafio para realizar o projeto seriam as burocracias para colocar em prática a ideia. Assim, a parceria com a Besouro, que já realizou ações com a população carcerária, casou perfeitamente com a ideia da Empiricus. “São pessoas que vão voltar à sociedade e que, com acesso à informação, podem melhorar a suas próprias vidas e a de seus familiares, atuando como multiplicadores desse conhecimento. E o equilíbrio financeiro, assim como o acesso a trabalho e renda, é condição para uma vida digna nessa retomada” complementa Vinicius Mendes de Lima, fundador da Besouro.