Conteúdo BTG Pactual

PETR4, VALE3 e BBAS3: até que ponto os dividendos compensam os riscos políticos das companhias? Veja o que recomenda o BTG Pactual

Petrobras, Vale e Banco do Brasil têm os altos dividend yields de um lado, e os riscos de interferência política de outro – saiba o que pensam os analistas do BTG Pactual

Por Juan Rey

15 ago 2024, 08:00

dividendos petrobras petr4 banco do brasil bbas3 vale vale3

As companhias Petrobras (PETR4), Vale (VALE3) e Banco do Brasil (BBAS3) são três das mais buscadas pelos investidores focados em dividendos na bolsa de valores.

De fato, essas empresas estão entre as maiores pagadoras de proventos da B3: segundo as projeções do BTG Pactual, a ação PETR4 tem um dividend yield estimado para 2024 de 17%, seguida por VALE3 (12,6%) e BBAS3 (11,2%).

No entanto, um problema em comum tem pairado sobre as teses das três empresas: o risco político.

PETR4, VALE3 e BBAS3: quais são os riscos políticos da tese?

No caso da Petrobras, os temores estão relacionados à: 

  • Retenção dos dividendos extraordinários;
  • O investimento em ativos menos rentáveis do que a exploração de pré-sal;
  • A interferência direta do governo nas decisões da companhia.

Já no caso da Vale, os receios estão relacionados à interferência política no processo sucessório da mineradora. 

Isto porque, há alguns meses, as incertezas sobre quem assumirá a presidência da companhia têm pesado sobre as ações VALE3.

Segundo o colunista Lauro Jardim, d’O Globo, o governo não desistiu de emplacar um sucessor na Vale, após o fracasso na tentativa de colocar Guido Mantega na cadeira.

Por fim, no caso do Banco do Brasil, pesa a possibilidade de o governo utilizar o banco como instrumento em políticas de expansão de crédito.

Com todas essas questões à mesa, nada mais justo do que se perguntar: a estimativa de ‘gordos’ dividendos das companhias compensam os riscos políticos?

Na visão do BTG Pactual, maior banco de investimentos da América Latina, a resposta é sim, nos três casos.

As três empresas, inclusive, estão na carteira mensal de dividendos recomendada pelo banco de investimentos.

PETR4: yield muito alto para ser ignorado

Sobre a Petrobras, os analistas disseram em relatório que, embora a companhia esteja sinalizando maiores investimentos, “a verdadeira questão é se esse aumento em potencial poderia sacrificar a capacidade da empresa de distribuir dividendos substanciais”. “Acreditamos que não”, avaliam.

“Continuamos vendo a Petrobras sendo negociada em um dividend yield (DY) que mais do que compensa os riscos da tese”.

Além disso, eles veem possibilidade de revisões positivas para as estimativas de produção, o que pode incrementar ainda mais o DY.

GRÁTIS: CONFIRA AS 13 AÇÕES QUE COMPÕEM A CARTEIRA DE DIVIDENDOS DO BTG PACTUAL

VALE3: mais tranquilidade para os investidores?

Sobre a questão da presidência da Vale, o BTG Pactual vê “o conselho abrindo caminho para uma sucessão tranquila para os investidores”.

Além disso, os analistas observaram recentemente algumas melhorias microeconômicas na companhia. Ainda assim, preferem “esperar por mais visibilidade em algumas questões (riscos) pendentes antes de adotar um viés mais positivo”. 

“Sobre o valuation, ainda lutamos para ver um grande potencial de retorno, mas acreditamos que as ações permanecem descontadas em 3,5x EV/EBITDA para 2024 e os yields de dividendos próximos de 12%”, escreveram.

GRÁTIS: CONFIRA AS 13 AÇÕES QUE COMPÕEM A CARTEIRA DE DIVIDENDOS DO BTG PACTUAL

BBAS3: merece o benefício da dúvida

Sobre o Banco do Brasil, os analistas do BTG Pactual foram diretos e retos:

“Dado o valuation ainda relativamente atraente, o forte histórico do BB na entrega do guidance e a mensagem da administração de que não estamos no pico de lucros, preferimos continuar a dar-lhes o benefício da dívida. Mediante o ROE na casa dos 20%, acreditamos que o ativo possui um bom suporte de valuation”, escreveram no relatório.

GRÁTIS: CONFIRA AS 13 AÇÕES QUE COMPÕEM A CARTEIRA DE DIVIDENDOS DO BTG PACTUAL

Confira todas as recomendações do BTG Pactual para buscar dividendos em um relatório gratuito

Como você ficou sabendo nesta matéria, as ações PETR4, VALE3 e BBAS3 são recomendações da carteira mensal do BTG Pactual para buscar dividendos em agosto.

Mas elas não são as únicas: o portfólio recomendado pelo maior banco de investimentos da América Latina conta com mais 10 recomendações, além das citadas.

São empresas de diferentes setores que, juntas, formam uma carteira equilibrada capaz de entregar retornos via dividendos e ganho de capital aos investidores.

Desde a criação, em novembro de 2019, até 1º de agosto, a carteira de dividendos do banco entregou lucros de 58,5% aos investidores, contra apenas 18,6% do Ibovespa.

A boa notícia é que você pode conferir a carteira completa de forma 100% gratuita, com as teses nas empresas e tudo o que você precisa saber antes de investir.

Para realizar o acesso, basta entrar nesta página (ou no botão abaixo) e preencher as informações. Em poucos instantes, você receberá um e-mail com o documento completo assinado pelos analistas do BTG Pactual. Bons investimentos!

Sobre o autor

Juan Rey

Jornalista pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Contato: juan.rey@empiricus.com.br

Baixe grátis nosso App

Acesse a Empiricus de onde estiver. Na palma da mão e também na sua casa.

Baixe grátis e conheça nossas novidades.