Conteúdo BTG Pactual

PetroReconcavo (RECV3): mercado reage em queda após produção recuar 4% em agosto; BTG diz o que fazer com as ações

Veja o que o BTG Pactual recomenda após PetroReconcavo (RECV3) divulgar queda na produção de petróleo e gás

Por Bruna Martins

10 set 2024, 10:44 - atualizado em 10 set 2024, 10:44

PetroRecôncavo RECV3 Vamos VAMO3 Ibovespa

Imagem: Divulgação/PetroRecôncavo

A PetroReconcavo (RECV3) decepcionou parte do mercado com seus dados de produção consolidada de agosto. Segundo relatório divulgado pela companhia, 25,7 mil barris de petróleo e gás equivalente por dia (boed) foram produzidos no período – uma baixa de -4% na comparação com julho (26,9 mil boed).

A redução deveu-se principalmente ao ativo Bahia, que produziu 12,5 mil boed (-8,5% na comparação mensal) após uma interrupção na infraestrutura de terceiros e intervenções no campo de Tiê.

No ativo Potiguar, a produção permaneceu estável em 13,2 mil boed, apesar de diversas paralisações de manutenção, incluindo algumas destinadas a expandir a capacidade de exportação. 

Os investidores não reagiram bem aos números. Logo após a abertura dos mercados, na manhã desta segunda-feira (9), as ações RECV3 registravam queda de cerca de -1,92%. 

Mas será que essa é uma reação justificada, ou o mercado estaria reagindo de forma desmedida aos números da companhia?

AÇÕES PARA BUSCAR DIVIDENDOS EM SETEMBRO: ACESSE AQUI

PetroReconcavo (RECV3) teve uma ‘desaceleração temporária’, dizem analistas

Em relatório divulgado pelo BTG Pactual nesta segunda, os analistas desaconselham uma “reação exagerada” aos dados de agosto da PetroReconcavo (RECV3).

Isso porque, na opinião deles, embora o número mais fraco possa suscitar preocupações adicionais sobre o ritmo de crescimento da produção, a desaceleração temporária é explicada, em grande parte, por questões de infraestrutura operadas por terceiros. 

“A PetroReconcavo vem apresentando melhora gradual há vários meses e acreditamos que essa tendência não se inverteu”, afirmam. 

Os analistas também destacam que a companhia ainda espera uma taxa de produção próxima de 29 mil boed até o ano de 2024, o que não está muito longe das expectativas iniciais. 

“Embora a produção média de 2024 provavelmente fique aquém da curva de certificação de reservas 1P (28 mil boed), uma produção média 1P de 29 mil boed para 2025 permanece bem alcançável. As atividades de recondicionamento e perfuração aceleraram e esperamos que isso se traduza, em breve, em um crescimento mais rápido.”

Afinal, é hora de comprar ou vender ações da PetroReconcavo (RECV3)?

Embora a produção consolidada de PetroReconcavo (RECV3) tenha caído em agosto, os analistas do BTG Pactual continuam acreditando nesse papel. 

“A produção resiliente, combinada com níveis de investimento mais moderados e custos de produção relativamente baixos, deverá continuar a impulsionar uma forte geração de fluxo de caixa, afirmam. 

Além disso, o banco também considera que,  com uma parte significativa das suas receitas (40%) proveniente de contratos de gás com riscos negativos limitados, a companhia oferece alguma proteção face ao sentimento negativo que prevalece atualmente nos mercados de petróleo.

E não é só isso. Para a equipe de research do BTG, os papéis RECV3 têm que estar na mira do investidor com foco em dividendos. 

“Com menos oportunidades imediatas de fusões e aquisições no horizonte e um balanço robusto, a PetroReconcavo pode manter níveis razoáveis de distribuição de dividendos, mesmo sem uma política clara de remuneração aos acionistas.”

Por isso, o BTG Pactual segue recomendando a compra dos papéis RECV3, com preço-alvo de R$ 31. Isso representa uma valorização potencial de 63%, considerando o preço atual do papel (R$ 19).

PetroReconcavo (RECV3) está na carteira de dividendos do BTG Pactual; veja a lista de ações recomendadas

A PetroReconcavo (RECV3) está entre as 13 empresas brasileiras com maior potencial de geração de caixa para os acionistas, por meio dos dividendos, segundo o BTG Pactual. 

A carteira recomendada de dividendos, para setembro, foi liberada pelo banco para que qualquer investidor brasileiro saiba onde buscar os maiores proventos da bolsa.

Cadastrando-se aqui, você pode fazer o download gratuito da carteira que reúne ativos de alta qualidade, além de resiliência na entrega de resultados e na geração de caixa, de acordo com os analistas do banco. 

E você pode conhecer as recomendações para replicá-las na sua carteira sem pagar nada. É só clicar no botão abaixo, preencher um breve cadastro e o relatório de dividendos chegará no seu celular ou computador:

DISCLAIMER: Este material não tem relação com objetivos específicos de investimentos, situação financeira ou necessidade particular de qualquer destinatário específico, não devendo servir como única fonte de informações no processo decisório do investidor que, antes de decidir, deverá realizar, preferencialmente com a ajuda de um profissional devidamente qualificado, uma avaliação minuciosa do produto e respectivos riscos face a seus objetivos pessoais e à sua tolerância a risco (Suitability).

Sobre o autor

Bruna Martins

Jornalista formada pela Universidade de São Paulo (ECA-USP) e redatora dos portais Seu Dinheiro, Money Times e Empiricus. Já foi repórter do Metro Jornal SP e colaborou para Casa Vogue, além de ter experiência em comunicação corporativa e assessoria de imprensa.