Times
Investimentos

3R Petroleum (RRRP3) divulga dados da produção de dezembro acima das expectativas e ação dispara; análise

Companhia produziu em dezembro quase o dobro de barris na comparação com novembro. Mercado aprova números e ação sobe mais de 7% na manhã desta quarta-feira (11)

Por Larissa Quaresma, CFA

11 jan 2023, 12:05 - atualizado em 11 jan 2023, 12:06

3R Petroleum RRRP3
Imagem: 3R Petroleum/Divulgação

A 3R Petroleum (RRRP3) divulgou na terça-feira (10) seus dados de produção referentes a dezembro de 2022. Os números superaram as nossas expectativas.

A companhia produziu 25,3 mil barris de petróleo equivalente por dia (boe/d), quase o dobro dos 13,2 mil boe/d de novembro.

É verdade que a maior parte desse aumento se deve à incorporação do Polo Papa-Terra no final do mês – mas, mesmo sem isso, a produção teria aumentado 22% organicamente.

Esse tipo de evolução, orgânica, foi muito aguardada pelo mercado, assim como por nós, e fez com que a companhia superasse seu objetivo para 2022, que era fechar o ano produzindo 23 mil boe/d.

3R: adição do Polo Papa-Terra é destaque de dezembro

O grande destaque positivo foi a adição do Polo Papa-Terra, que adicionou 9,3 mil boe/d nos dias operados pela 3R, a partir de 23 de dezembro. A conclusão dessa transação era prometida pela companhia ainda para dezembro (relembre nossos comentários aqui), e foi positiva para a produção consolidada.

O aumento orgânico de produção no Polo Recôncavo também teve uma contribuição relevante: o ativo produziu 4,5 mil boe/d, crescimento mensal de 40%. A alta se deve à conclusão da substituição do duto de escoamento da produção, algo que a 3R também previa para dezembro. Na nossa opinião, a execução de mais um objetivo operacional tem uma simbologia importante, algo que não deveria ser ignorado pelo mercado.

Por fim, começamos a ver alguma melhora no Polo Macau, cuja produção aumentou 5% mensalmente, para 4,1 mil boe/d. Esse ativo passa por uma série de melhorias operacionais, cuja implementação implica redução temporária de produção. A companhia reiterou a perspectiva de concluir essas intervenções ainda no 1T23.

Como próximos passos na frente orgânica, aguardamos a conclusão dos trabalhos em Macau, cuja produção tem o potencial de atingir 7 mil boe/d (70% acima do observado em dezembro).

Na frente inorgânica, ficamos na expectativa da incorporação do Polo Potiguar, que deve adicionar mais cerca de 20 mil boe/d à produção, e do Polo Pescada, que deve adicionar mais cerca de 500 boe/d. Ambas as incorporações são esperadas para o primeiro semestre de 2023.

No todo, a companhia retorna aos trilhos e à expectativa com esse dado de produção positivo. Continuaremos a acompanhar a evolução da companhia, que ainda tem muito potencial a ser executado. 3R Petroleum (RRRP3) é uma recomendação de compra da Empiricus Research.

Sobre o autor

Larissa Quaresma, CFA

Analista de Ações focada em Bancos e Instituições Financeiras, integra a equipe da Carteira Empiricus, o portfólio multimercado da casa. Mais de 5 anos de experiência em análise de empresas, com passagens pela Núcleo Capital e pelo Credit Suisse. Administradora formada pelo Ibmec-MG, com certificações CFA, CNPI e CGA.