Nesta terça-feira (28) pela manhã, a 3R Petroleum (RRRP3) comunicou ao mercado que a produção do Polo Papa Terra foi temporariamente interrompida, em 25 de fevereiro, por limitações no sistema de geração e abastecimento de energia de uma de suas unidades.
Antes da paralisação, quatro poços do Polo estavam em operação, com produção média diária de aproximadamente 17 mil barris de óleo.
Apesar de uma queda de produção essencialmente negativa, já tínhamos no radar a possibilidade de uma interrupção no ativo, dado que as bombas em operação já possuem um elevado tempo de uso e eventualmente poderiam apresentar problemas.
3R: veja o impacto da paralisação do Polo Papa Terra
A avaliação inicial da 3R é de que em até 7 dias corridos, iniciados a partir do dia 25, a operação do Polo seja reestabelecida e retome gradualmente o seu nível de produção.
Caso esse prazo se concretize, enxergamos como neutro o impacto da paralisação para a companhia, uma vez que as características do ativo já indicavam a necessidade de reparos em determinado momento e o prazo para reparação não é tão significativo.
Adquirido da Petrobras por US$ 105,6 milhões, a 3R assumiu a operação do Polo Papa Terra em 23 de dezembro de 2022. O ativo é o de maior relevância no portfólio atual da petroleira em termos de produção média diária de barris de petróleo, sendo um marco importante para o crescimento da companhia.
A 3R Petroleum (RRRP3) segue como uma recomendação de compra da Empiricus Research.