Ontem, após o fechamento do mercado, 3R Petroleum (RRRP3) divulgou seus dados de produção referentes a fevereiro/2023, que vieram com uma queda já esperada, mas com pontos que nos chamaram a atenção positivamente.
A produção média diária da companhia no mês atingiu 21,5 mil barris de petróleo equivalente por dia (boe/d), queda de -7% em relação a janeiro.
O principal detrator foi o Polo Papa Terra, que, impactado pela paralisação temporária desde 25 de fevereiro, registrou uma produção média de 6,5 mil boe/d, -17% inferior ao mês anterior.
A companhia afirmou que a produção no Papa Terra já foi retomada em um dos poços e a reativação dos outros três deve ocorrer nos próximos dias. Assim, ainda deveremos ver impacto negativo da paralisação na produção de março.
Na ponta positiva, o Polo Papa Terra vendeu quase toda a sua produção dos últimos 3 meses, com um volume total de 354 mil barris de óleo faturados pela 3R Offshore através das operações de transferência de óleo estocado para navios aliviadores (“offloading”).
Além disso, a produção no Polo Macau, apesar de ainda aquém do nível apresentado em 2022, apresentou uma importante recuperação (+13% vs jan/23) em função da gradativa reabertura de poços.
As expectativas para o próximo mês são mornas. Na frente orgânica, esperamos sequência na evolução apresentada em Macau e recuperação em Recôncavo.
Por outro lado, a paralisação do Polo Papa Terra ainda deve afetar negativamente a produção de março, compensando o efeito positivo.
Petrobras ratifica continuidade da transição do Polo Potiguar para a 3R
A verdadeira boa notícia veio depois, quando a companhia comunicou que a Petrobras ratificou a continuidade da transição do Polo Potiguar para a 3R, conforme nossa expectativa, que comentamos anteriormente.
Com isso, esperamos que a transação seja concluída ainda no 2T23. No momento, o papel sobe 14% com o anúncio.
Mesmo com a recuperação parcial de hoje, RRRP3 ainda cai 18% no ano, como consequência da “nuvem negra” sobre o setor de óleo & gás.
Enxergamos a companhia em um patamar de valuation atrativo (EV/Reservas 2P de US$ 4/barril), mesmo com os riscos inerentes à operação.
Assim, 3R Petroleum (RRRP3) segue uma recomendação de compra da Empiricus Research.