Você já deve saber disso, mas a poupança é um investimento “queridinho” dos brasileiros. Em 2021, segundo a Anbima, 23% das pessoas deixaram seu dinheiro na caderneta na esperança de ver o patrimônio aumentar. Mas acontece que a poupança faz quase o contrário disso…
Com rentabilidade pífia, que não supera a inflação mesmo em períodos de juros altos, a aplicação é praticamente um “desserviço” para os investidores.
Mas muita gente acaba recorrendo a ela por ser um investimento “fácil”: é possível transferir o dinheiro da conta corrente para a poupança no próprio banco mesmo. Além disso, tem baixos riscos e liquidez imediata (dá para retirar o dinheiro no mesmo dia).
O que acontece é que existem investimentos disponíveis no mercado com essas mesmas características ‒ facilidade para aplicar, segurança e boa liquidez ‒, porém com rentabilidade bem mais significativa do que a poupança.
Se você ainda está deixando seu dinheiro aplicado na caderneta, saiba que ele deve estar “pedindo socorro”. E aqui estão os 3 motivos para você tirar ele de lá agora:
1) Rentabilidade baixíssima
Como já adiantamos, a rentabilidade da poupança é bem inferior a outras aplicações do mesmo tipo. Veja só como funciona:
- Quando a Selic é maior que 8,5% ao ano, o rendimento é de 0,5% ao mês + TR;
- Quanto a Selic é menor ou igual a 8,5% ao ano, o rendimento é de 70% da Selic + TR.
A TR é a taxa referencial e muda todo mês, mas não se anime: ela costuma ficar em patamares bem baixos (por volta de 0,1% a.m.) ou mesmo zerada.
Com isso, a poupança acaba sempre rendendo menos do que a Selic, que é a taxa básica de juros da economia e pode ser alcançada facilmente, sem praticamente nenhum risco, em outros investimentos.
Por isso, continuar na caderneta é, no mínimo, uma atitude irracional pensando no seu patrimônio.
2) Perde para a inflação
Por causa dessa regra de rentabilidade, a poupança também não supera a inflação, mesmo em um período de alta da Selic.
Ao deixar seu dinheiro aplicado lá, mesmo que ele esteja rendendo, na prática, você está perdendo seu poder de compra. Ou seja: a cada mês que passa, seu patrimônio tende a se desvalorizar frente à alta dos preços. Você consegue comprar cada vez menos coisas:
Mesmo com a desaceleração da inflação agora, com o IPCA dando sinais de queda, a caderneta ainda continua pouco rentável: no acumulado de 2022, são apenas 5,75% ao ano.
Enquanto isso, uma outra aplicação bem semelhante à poupança em termos de segurança, facilidade e liquidez está entregando 8,85% ao ano.
3) Existe uma ‘poupança turbinada’
Acredito que, neste ponto do texto, já está bem claro o quanto a poupança é uma aplicação ruim para deixar seu dinheiro.
Mas, então, qual seria uma alternativa?
Sabemos que a poupança tem pontos positivos que pesam muito a seu favor:
- Facilidade: é um investimento muito “fácil”, basta só transferir seu dinheiro diretamente para aplicação;
- Segurança: tem baixíssimos riscos, quase nulos;
- Liquidez: o dinheiro aplicado pode retornar para a sua conta no mesmo dia.
Um investimento disponível no mercado junta todos esses pontos positivos com uma maior rentabilidade: mais de 60% acima da poupança. Sem cobrar taxa nenhuma.
Ou seja, é como se fosse uma “poupança turbinada”, que beneficia muito mais o seu patrimônio, sem aumentar os riscos ou prejudicar a liquidez.
E uma grande vantagem é: para começar a investir, você precisa de apenas R$ 1.
CONHEÇA O INVESTIMENTO AQUI
Faça um ‘favor’ para seu patrimônio e retire seu dinheiro da poupança agora
Muitas pessoas não têm noção do quanto a caderneta de poupança é ruim do ponto de vista financeiro, por isso acabam deixando o dinheiro lá.
Mas agora você já tem acesso às informações necessárias para tomar uma decisão mais inteligente em relação a seu patrimônio.
O convite para conhecer a “poupança turbinada” está feito. Basta clicar no botão abaixo para ter acesso a mais detalhes sobre o investimento: