Investimentos

Marco do Saneamento e uma privatização de Sabesp e Copasa destravaria valor para as companhias? Analista explica panorama de estatais

Fernando Ferrer, analista de ações da Empiricus Research, comenta as possibilidades para as duas estatais diante de possível privatização

Por Nicole Vasselai

14 abr 2023, 17:45 - atualizado em 14 abr 2023, 17:45

marco do saneamento - privatização de Copasa e Sabesp
Crédito: Unsplash

Vira e mexe o tema “privatizações” volta à tona no Brasil. Agora, com a chegada de um possível novo Marco do Saneamento, o investidor volta a se questionar se haverá algum processo de privatização em estatais desse segmento à frente.

Nesse sentido, nas últimas semanas, o mercado tem voltado os olhos especificamente para Copasa (CSMG3) e Sabesp (SBSP3), duas companhias estaduais de água e saneamento básico, respectivamente do governo de Minas Gerais e de São Paulo. Isso porque o assunto avançou em alguma medida nas últimas semanas, com decisões mais concretas anunciadas por Tarcício de Freitas, governador de SP, em relação ao processo de privatização desta última.

Agora, a dúvida que assola o investidor nesse momento é o quanto a privatização dessas companhias melhoraria o lado operacional delas e destravaria valor para as ações. Principalmente considerando que o setor de Utilities, como é o caso das duas organizações, ainda é um dos que mais paga dividendos hoje.

Para esclarecer esse tema tão em alta e as oportunidades de investimento nesse cenário, Fernando Ferrer, analista de ações brasileiras na Empiricus Research, participa da edição desta sexta-feira (14) do Giro do Mercado.

Sobre o autor

Nicole Vasselai

Editora do site da Empiricus. Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero, com MBA em Análise de Ações e Finanças e passagem por portais de notícias e fintechs.