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Apple (AAPL34): receita cresce quase 5% no 2T24 impulsionada pelas vendas de iPhones e iPads

O resultado da Apple (APPL34) no 2T24 mostrou números melhores do que o esperado pelo mercado. Confira volumes de venda.

Por Enzo Pacheco, CFA

02 ago 2024, 09:00 - atualizado em 02 ago 2024, 09:00

Apple AAPL34 AAPL
Imagem: Divulgação/Apple

Após o pregão desta quinta (1), a Apple (B3: AAPL34 | Nasdaq: AAPL) reportou os resultados do terceiro trimestre fiscal de 2024 (encerrado em setembro). A companhia mostrou números melhores do que o esperado pelo mercado.

A receita da Apple no trimestre foi de US$ 85,777 bilhões, o que representa um aumento de 4,8% em relação ao mesmo período de 2023. 

Vendas de iPads são destaque de crescimento

Dentre as categorias, o principal destaque de crescimento foi a linha de iPads, com vendas de US$ 7,162 bilhões (23,7 % vs. 3T23), seguido pela linha de Serviços, com receita de US$ 24,213 bilhões (14,1%). 

As vendas de iPhone, principal receita da empresa, somaram US$ 39,296 bilhões, praticamente estável na comparação anual (US$ 39,669 bilhões). 

O lucro bruto da Apple no período totalizou US$ 39,678 bilhões, o que representa uma margem de 46,2% (+1,7 p.p. vs. 3T23). A parte de Serviços segue sendo responsável pela expansão da lucratividade, tendo reportado margem de quase 74%, comparado com 70,5% um ano atrás. Já a parte de Produtos manteve a margem nos 35,3%, mesmo nível do 3T23.

Isso permitiu que a empresa reportasse um aumento de 10,2% no lucro operacional, que somou US$ 25,352 bilhões no trimestre. Na linha final de resultado, o lucro líquido foi de US$ 21,448 bilhões, ou US$ 1,40 por ação, crescimento de 11,1% na comparação anual.

CFO e CEO da Apple estão satisfeitos com resultados

Segundo o CFO Luca Maestri, a companhia encerrou o trimestre com recorde da base instalada de dispositivos ativos em todas as regiões do globo, graças aos alto nível de satisfação e lealdade dos clientes da marca.

Já de acordo com Tim Cook, CEO da Apple, a divulgação recente do Apple Intelligence na sua conferência de desenvolvedores, deve trazer uma nova onda de inovação aos seus produtos.

A expectativa do mercado é que isso traga um novo ciclo de renovação nos próximos anos, mantendo uma forte demanda e fazendo com que a empresa volte a reportar maiores taxas de crescimento.

Competidoras chinesas abalam volume de vendas da Apple na região – ainda vale a pena investir?

Um ponto de atenção no resultado foi a queda de 6% nas vendas da Grande China (única região a reportar recuo na receita), que totalizou US$ 14,728 bilhões, dado o aumento da competição no mercado local.

Esse, aparentemente, parece ser o principal motivo para que as ações caíssem cerca de 2% no after-market.

Entendo, contudo, que a Apple (B3: AAPL34 | Nasdaq: AAPL) ainda será uma das principais empresas de tecnologias beneficiadas com a difusão da Inteligência Artificial nos seus produtos. A ação segue com recomendação de compra para os analistas da Empiricus Research.

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Sobre o autor

Enzo Pacheco, CFA

Administrador pela Universidade Federal do Espírito Santo com pós-graduação em Operador de Mercado Financeiro pela FIA, Enzo Pacheco atua desde 2017 com análise de investimentos nos mercados internacionais. Hoje, é responsável pela série MoneyBets, voltada para os investidores brasileiros que querem expandir as fronteiras dos seus portfólios. Possui certificações CFA e CNPI.

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