Times
Investimentos

As 5 melhores pagadoras de dividendos da Bolsa de Valores para investir em 2023

As empresas pagadoras de dividendos não decepcionaram em 2022 e, no ano que vem, não deve ser diferente; veja as melhores

Por Equipe Empiricus

29 dez 2022, 15:35 - atualizado em 29 dez 2022, 15:35

Dividendos Imagem de uma moeda de um real na posição vertical sobre notas de cem reais
Imagem: Freepik

Em meio a um ambiente macroeconômico global conturbado, um tipo específico de investidor não se decepcionou em 2022: o amante de dividendos

Dentre as empresas da B3, o grande destaque foi a Petrobras (PETR4), que chegou a ocupar o primeiro lugar na lista de melhores pagadoras de proventos do mundo.

Por que investir em pagadoras de dividendos em 2023?

Mesmo em um mercado abalado por diversos fatores externos, as ações pagadoras de dividendos bateram recordes de remuneração aos acionistas em 2022.

Mas não é só pelos dividendos que essas empresas se destacam: as companhias, normalmente, são boas geradoras de caixa e possuem um modelo de negócio mais maduro e seguro. 

Portanto, além do pagamento de proventos, estes ativos oferecem valorização e estabilidade às carteiras.

Um bom exemplo é o portfólio de ‘Vacas Leiteiras’, da Empiricus, que acumula mais de 19% de valorização em 2022. O número é muito superior aos aproximadamente 5% de retorno que  o Ibovespa entrega no ano.

Se em um 2022 cheio de obstáculos as ações tiveram este desempenho, em 2023 não deve ser diferente. Por quê?

A Bolsa brasileira está barata a níveis históricos e, embora haja o risco de uma caminhada exageradamente populista na economia por parte do governo eleito, este não é o cenário-base dos analistas da Empiricus Research.

A história já mostrou que o desprezo à política fiscal causa aumento da inflação, ricocheteia com juros (literalmente) nos mais necessitados, piora as condições sociais e derruba a popularidade do governo.

O próprio Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, adota um viés mais conciliador e centrista nas suas declarações. Sendo assim, o estrategista-chefe da Empiricus, Felipe Miranda, vê os ativos da Bolsa brasileira com grande espaço para subir em 2023.

“Faltam boas alternativas no mundo. O investidor estrangeiro procura democracias consolidadas, o Ocidente precisa reduzir sua dependência de autocracias problemáticas (como Rússia e China), o Brasil tem comida e energia e pode ser uma potência verde. Em paralelo, somos um dos poucos países realmente baratos”, analisa.

Assim, não faltam motivos para investir em boas empresas pagadoras de dividendos em 2023: elas trazem segurança, remuneram seus acionistas, apresentam boa chance de valorização e ainda podem se aproveitar de um ciclo de alta que pode abraçar o Brasil no próximo ano.

Quais as melhores ações pagadoras de dividendos para investir em 2023?

Felipe e os analistas da Empiricus Research escolheram a dedo 5 ações que devem se destacar no pagamento de proventos em 2023. Confira:

Eletrobras (ELET3)

A Eletrobras é hoje a maior geradora e transmissora de energia elétrica do Brasil.

Na geração de energia, ela possui cerca de 25% da capacidade instalada no país, já excluindo as participações em Itaipu.

No segmento de transmissão, ela possui incríveis 40% de toda a extensão das linhas que atravessam o Brasil.

Por que apostar na Eletrobras como boa pagadora de proventos em 2023?

Os benefícios da privatização da empresa ainda não foram sentidos totalmente.

Há muito valor a ser destravado relacionado à eficiência fiscal, resolução de litígios, melhora de balanço e na política de dividendos.

Com uma distribuição de proventos semestral, a Eletrobras deve revisitar o dividend yield atual de 7,44% à medida em que os resultados começarem a aparecer, e se tornar uma das grandes Vacas Leiteiras de 2023.

BB Seguridade (BBSE3)

A companhia é uma holding que engloba as empresas de seguro do Banco do Brasil (BBAS3, seu controlador), e possui participações em outras empresas focadas em seguro de vida, auto, patrimonial, capitalização, corretagem e previdência.

Por que apostar na BB Seguridade como boa pagadora de dividendos em 2023? 

A BB Seguridade é a maior corretora de seguros da América Latina – e uma das maiores empresas de previdência, seguros e capitalização do mundo.

Para Felipe Miranda, o alto nível de rentabilidade estrutural é sua maior qualidade.

“Seu retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) é superior a 50%. Um nome como esse e que paga um belo dividendo não poderia faltar em nossa seleção para 2023”, afirma Felipe.

Com um dividend yield de 6,88% e pagamentos semestrais, a BB Seguridade é uma excelente opção para quem busca proventos em 2023.

Confira as outras três pagadoras de dividendos para investir em 2023

No caso das pagadoras de dividendos, além das duas citadas, completam o top 5 uma empresa de commodities, uma de construção civil e outra do setor de saúde.

Além das melhores pagadoras de proventos para 2023, Felipe Miranda e sua equipe reuniram uma seleção de ativos para investir em 2023, em diferentes frentes:

  • Top 5 ações pagadoras de dividendos para 2023;
  • Top 5 fundos imobiliários para 2023;
  • Top 5 BDRs para 2023;
  • Top 5 crédito privado para 2023;
  • Top 5 fundos de investimentos para 2023.

Como cortesia do Grupo Empiricus, você pode ter acesso a este conteúdo feito exclusivamente para os assinantes da série best-seller da casa, Palavra do Estrategista, gratuitamente.

Basta clicar no botão abaixo para receber o relatório com 25 recomendações de investimento para começar 2023 com o pé direito.

Sobre o autor

Equipe Empiricus

A maior equipe de análise de investimentos do Brasil, 100% dedicada a te ajudar a encontrar as melhores oportunidades de investimento.