O Assaí (ASAI3) reportou os seus números operacionais e financeiros referentes ao 3T23, que vieram em sua maioria em linha com as nossas expectativas e as do mercado.
A receita líquida da companhia alcançou R$ 17 bilhões no período, alta de 23% na comparação anual. O crescimento segue impulsionado pelo seu plano de expansão, que contou com 52 lojas inaguradas nos últimos 12 meses, principalmente relacionadas ao programa de conversão das lojas Extra adquiridas do GPA.
Em linha com o esperado, o desempenho das vendas em mesmas lojas (SSS) ainda segue negativo em função dos impactos da deflação de alimentos. Contudo, do lado positivo, o indicador apresentou importante melhora sequencial, atingindo -0,9% contra -2,0% no trimestre anterior.
Além disso, a companhia indicou que o indicador atingiu nível positivo em setembro, puxado pelo crescimento dos volumes. Também vale destacar que, ao olharmos para a competição, o SSS foi relativamente pior que o de Assaí. O Atacadão (CRFB3), por exemplo, reportou um indicador de -2,7%. Não à toa, ASAI3 segue ganhando participação de mercado (+2,7 p.p no 3T23).
Em relação à performance das lojas convertidas, fundamental para o processo de desalavancagem da companhia, os números seguem apresentando uma boa evolução e em linha com o planejado. Com cerca de 10 meses de operação, em média, as conversões realizadas ano passado vendem mais de 2,7x do que quando operavam como hipermercados, faturando R$ 25 milhões mensalmente — 13% a mais que as lojas maduras orgânicas. A rentabilidade dessas lojas também segue evoluindo, alcançando uma margem Ebitda superior a 7%.
Assaí tem lucro líquido de R$ 185 milhões no 3T23
O lucro bruto alcançou R$ 2,8 bilhões no 2T23 (+22% vs 3T22), com uma resiliente margem de 16%, em linha com o registrado no mesmo período em 2022.
O Ebitda ajustado foi de R$ 1,2 bilhão, alta de +20% na comparação anual e margem de 7%, marginalmente pressionada (-0,2 p.p vs 2T22) em função das despesas relacionadas às aberturas de lojas.
Na última linha do resultado, o Assaí reportou lucro líquido de R$ 185 milhões no 3T23, com margem de 1,1%. Além da pressão negativa do resultado financeiro, que foi 68% pior, o lucro da companhia foi impactado por (i) +R$ 41 milhões referente a baixa de contratos de aluguel renegociados e (ii) -R$ 4 milhões referente às negociações de waiver relacionados aos contratos de dívida.
Do lado do fluxo de caixa, apesar da forte geração de caixa operacional de R$ 4,9 bilhões nos últimos 12 meses, suportada pelas novas aberturas e bom desempenho das lojas convertidas, os investimentos relacionados ao plano de expansão e o custo da dívida resultaram em uma queima de caixa na ordem de R$ 1,6 bilhão.
Por fim, a relação dívida líquida/ebitda ajustado cresceu de 2,6x no 2T23 para 2,7x ao final do 3T23, impactada por uma sazonalidade negativa do capital de giro. De uma forma mais conservadora, ajustando esse indicador pelos pagamentos relacionados à aquisição das lojas Extra e os recebíveis não descontados, o indicador sobe para 4,4x.
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ASAI3: recomendação de compra
Olhando para frente, os pagamentos referentes a aquisição dos hipermercados estão próximos de serem concluídos (~1T24), o que deve beneficiar a geração de caixa livre da companhia e o seu processo de desalavancagem.
Além disso, o bom desempenho das lojas convertidas, a desinflação de alimentos desacelerando, os volumes de vendas aumentando e os fortes ganhos de market share, nos mantém confiantes com a tese de Assaí. Ainda, dada a sua dívida elevada, a continuidade no processo de afrouxamento monetário no país deve ser bastante favorável para as ações.
Embora o curto prazo ainda reserve volatilidade para ASAI3, a companhia está inserida em um dos setores mais resilientes da Bolsa e com boas perspectivas para o próximo ano. Negociando a menos de 11x os seus lucros projetados para 2024, o Assaí (ASAI3) é uma recomendação de compra da Empiricus Research.