Investimentos

Banco Central e Lula unidos? Queda de -9% da Eletrobras (ELET6) foi causada por esses dois fatores, diz analista – veja se os dividendos estão em risco

A Eletrobras (ELET6) acumula queda 3 vezes maior que a do Ibovespa em 2023 e pagou 4,25% de dividendos nos últimos 12 meses; hora de investir na ação? Veja opinião de analista

Por Giovanna Figueiredo

26 abr 2023, 10:08 - atualizado em 26 abr 2023, 10:08

Eletrobras (ELET3, ELET6)
Imagem: Divulgação

Quase um ano depois da privatização da Eletrobras (ELET6), em junho de 2022, os “burburinhos” políticos continuam a rondar a companhia.

O presidente Lula já afirmou diversas vezes que gostaria que a elétrica voltasse às mãos do Estado e, só neste ano, a ação já caiu -9%.

Será que tem chance de a Eletrobras voltar a ser estatal? E como ficarão os dividendos da companhia?

Segundo o analista Fernando Ferrer, da Empiricus Research, por mais que Lula “esperneie”, é bem improvável que ele consiga reestatizar a elétrica. Existe uma cláusula que faria o governo desembolsar R$ 160 bilhões de reais caso quisesse voltar ao poder da Eletrobras.

E, bem, sabemos que as contas brasileiras não estão sobrando dinheiro dessa forma…

Em entrevista recente ao programa Giro do Mercado, Ferrer defende que a possibilidade de reestatização da Eletrobras “é mais ruído do que sinal, mesmo assim é muito ruim. Mas não tem muitas condições de acontecer de fato”.

Mas isso não significa que a elétrica está blindada dos riscos políticos e econômicos brasileiros. Pelo contrário, a ação da companhia tem derretido nos últimos meses por conta de um culpado principal: o Banco Central.

Com os juros nas alturas, o mercado prefere “fugir” de empresas que estão passando por uma reestruturação – como é o caso da Eletrobras – e investir em ações do segmento “quality”:

“Investidores estão procurando empresas com mais resiliência, que acabam surfando um pouco melhor esse cenário. É uma mudança de perfil de carteira”, explica Ferrer durante a entrevista.

Portanto, o vilão da vez para a Eletrobras, além das falas polêmicas de Lula, é a manutenção da Selic por parte do Banco Central. A estimativa é de que, enquanto os juros continuarem altos, a ação ELET6 continuará passando por maus bocados.

Mas veja: estamos falando aqui especificamente do preço da ação. Como será que ficam os dividendos da empresa? A seguir, explico o que está em jogo.

Eletrobras não é a única elétrica que vale a pena investir – conheça outra ação do setor que paga bons dividendos

O setor elétrico é naturalmente conhecido como um bom pagador de dividendos. Esse reconhecimento vem da previsibilidade da geração de receita dessas empresas, que geralmente possuem contratos de longo prazo, o que costuma se traduzir em ótimos proventos para seus investidores.

Mas é claro que algumas ações merecem mais destaque do que outras. Entre as favoritas de Ferrer no setor, está a Eletrobras e uma outra elétrica que foi revelada em um relatório gratuito (acesse aqui). 

Segundo os analistas da Empiricus Research, a Eletrobras tem mais de R$ 100 bilhões de reais a serem destravados por conta do antigo controlador, o governo. E quando esse dinheiro começar a ser liberado, parte dessa “bolada” pode ser revertida em dividendos.

Portanto, a mensagem é a seguinte: os papéis da Eletrobras foram derrubados nos últimos meses pela alta dos juros e a insegurança dos investidores em relação a uma empresa com ruídos políticos e em processo de turnaround (reestruturação).

Mas a equipe de análise acredita que vale a pena comprar ações da empresa pela perspectiva de dividendos “gordos”.

A outra elétrica que conquistou os olhos dos analistas fez um investimento muito grande nos últimos 5 anos e agora esses ativos vão entrar em operação – o que pode causar um aumento de dividendos daqui para a frente.

Além disso, trata-se de uma companhia resiliente que, segundo os analistas, “tem executado um ótimo trabalho de alocação de capital e está se tornando maior e melhor”.

A empresa tem contratos de concessão atrelados ao IPCA, o que significa que ela pode se beneficiar com a alta da inflação, tem baixo risco de inadimplência e pode se tornar um destaque cada vez maior no pagamento de dividendos:

Fonte: Money Times (02/03/2023)

GRATUITO: VEJA UMA ELÉTRICA BOA PAGADORA DE DIVIDENDOS ALÉM DE ELET6 E OUTRAS 4 AÇÕES

Segredo para buscar bons dividendos é a diversificação – veja 5 ações para investir agora

Por ter projeções bem atrativas, a recomendação dos analistas da Empiricus Research é investir nas ações da Eletrobras, mas sem deixar de lado a diversificação.

Com as inseguranças políticas que ainda rondam a elétrica, o ideal é também ter outras ações promissoras no portfólio, que com perspectiva de dividendos “gordos” e valorizações atrativas.

Por exemplo, a ação ELET6 é recomendada pela Empiricus Research como uma boa pagadora de dividendos.

Mas além dela, existe outra elétrica que foi menos afetada pelo cenário atual – com queda na bolsa bem menor – e não sofre com os ruídos políticos da mesma forma que a Eletrobras. 

Essa outra ação faz parte de uma carteira dos 5 melhores papéis pagadores de dividendos para investir agora (confira quais são aqui). O objetivo é reunir os papéis mais promissores de diferentes setores para buscar renda extra recorrente e, quem sabe, até mensal. Dê uma olhada na imagem abaixo:


Fonte: Empiricus Research

Todos esses “verdinhos” são datas de pagamentos de dividendos das ações que fazem parte dessa carteira de 5 ações. Como você pode ver, todo mês tem pelo menos um pagamento e, em alguns meses, até mais que isso.

Ou seja: investindo em ações que pagam dividendos é possível até buscar uma renda mensal somente com esses rendimentos. Mas não basta investir em qualquer coisa, é preciso selecionar os melhores papéis.

Uma dessas boas ações, segundo a Empiricus Research, é a ELET6, mas ela está longe de ser a única. A empresa escolheu a dedo os 5 melhores papéis para buscar renda extra com dividendos no cenário atual e algumas chegam a uma projeção de 9% de dividend yield ainda este ano.

RELATÓRIO GRATUITO: VEJA COMO ACESSAR ESSAS 5 MELHORES AÇÕES PAGADORAS DE DIVIDENDOS

Além de Eletrobras: conheça outras 5 ações para buscar dividendos ‘gordos’ no cenário atual

Antes, essa carteira só era disponível aos assinantes da Empiricus Research. Mas a boa notícia é que agora você pode acessar os nomes dessas 5 ações pagadoras de dividendos de forma 100% gratuita.

Isso porque a Empiricus Investimentos está liberando o material como uma cortesia e qualquer brasileiro pode acessar o relatório com os tickers e buscar dividendos com as melhores ações.

Você pode simplesmente ler o relatório, conhecer a tese completa dos papéis e, só depois, decidir se eles fazem sentido para a sua estratégia de investimentos.

Veja: você não tem absolutamente nada a perder. O relatório é gratuito e você pode ganhar muito com as informações que receberá neste material. Basta acessar o botão abaixo e seguir as instruções para conhecer essas 5 ações:

Sobre o autor

Giovanna Figueiredo

Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo (USP), já trabalhou com marketing e redes sociais em uma consultoria financeira e é redatora dos portais Seu Dinheiro e Money Times.