A BB Seguridade (BBSE3) reportou um bom resultado no 3T24, com crescimento de lucro ajudado por praticamente todas as suas linhas de negócio.
- O resultado operacional não decorrente de juros só não cresceu na Brasildental (-4% vs 3T23), que também é a linha menos relevante para a companhia.
- Na Brasilseg, o resultado operacional cresceu +14,1%, ajudado por bom controle da sinistralidade e aumento na emissão de prêmios.
- Na Brasilprev, o resultado operacional melhorou +39,6%, reflexo de aumento na taxa de gestão e reversão de provisão.
- Para fechar os negócios de risco e acumulação, apesar de menos representativa, a Brasilcap também mostrou evolução no resultado antes dos juros, ajudada pela maior arrecadação com títulos de capitalização.
- Na BB Corretora, o resultado operacional cresceu +10,4%, ajudado por um controle razoável das despesas, mas principalmente pelo aumento nas receitas com corretagem.
Com isso, o resultado operacional consolidado antes dos juros cresceu +16,9% na comparação com o 3T23, marcando mais um bom desempenho trimestral na BB Seguridade.
- Quer ficar por dentro do que acontece de mais relevante na temporada de balanços do 3T24? Aqui você confere como receber análises gratuitas da Empiricus Research e saiba o que fazer com cada ação.
Selic e inflação pressionam resultado financeiro de BB Seguridade
Se o resultado operacional melhorou, o resultado financeiro foi penalizado pela queda da Selic e impacto negativo da inflação no passivo na Brasilprev (o braço de previdência da BB Seguridade), e caiu -16,2,% na comparação anual.
No entanto, a melhora do resultado operacional foi preponderante, o que levou o lucro líquido da BB Seguridade a R$ 2,26 bilhões, com alta de +10,1% na comparação com o 3T23, e um pouco acima das estimativas.
Por outro lado, a companhia acabou reduzindo a projeção de crescimento dos prêmios emitidos pela Brasilseg, vertente de seguradora, em 2024 (de +8% – 13% para o intervalo de 0% – 3%), mas que também não deve ser uma grande surpresa para o mercado por conta do ambiente de negócios mais desafiador para o seguro agrícola, especialmente por conta da oscilação climática.
Investir em BBSE3?
Ainda assim, a BBSE conseguiu apresentar resultados decentes mais uma vez, e segue como uma boa opção para dividendos.
Apesar disso, a preferência da Empiricus no setor segue sendo Porto (PSSA3), pelo potencial de crescimento dos novos negócios.
Além dos papéis da Porto, os analistas selecionaram mais 9 ativos promissores para capturar lucros na bolsa. Confira quais são esses tickers neste relatório gratuito.