Investimentos

Bolha de crédito? Analista alerta sobre risco de crise e mostra como proteger os investimentos; confira

Na visão de Felipe Miranda, da Empiricus, existem sinais claros de que podemos estar diante de uma bolha de crédito prestes a estourar.

Camila Paim Figueiredo Jornalista

Por Camila Paim

23 out 2024, 15:04 - atualizado em 23 out 2024, 15:06

bolha de crédito crise mercado economia

Imagem: iStock/ wenjin chen

“Hoje existe um risco grande de que a gente esteja vivendo uma bolha de crédito”, afirma Felipe Miranda, sócio-fundador e estrategista-chefe da Empiricus.

Em seu programa diário “O Fato Relevante”, há sinais objetivos sobre uma crise de crédito que pode estar se aproximando. 

O resgate antecipado de debêntures já soma R$ 76,4 bilhões de reais, cita Miranda, baseado em um levantamento da fintech bamboo para o jornal Valor Econômico. 

O valor já é 10 vezes maior em relação ao ano passado e indica que muitas empresas estão  recomprando suas dívidas antecipadamente. Enquanto isso, investidores também têm buscado opções de retorno rápido com o crédito. 

Na contramão, Miranda aconselha: “acho que você tem que fugir do crédito e comprar outros ativos com horizonte maior”. 

  • Confira a análise de Felipe Miranda sobre uma possível bolha de crédito em seu programa “O Fato Relevante” (disponível no YouTube e Instagram)

Conheça novo programa ‘O Fato Relevante’

Felipe Miranda “deu play” em um novo conteúdo financeiro para aqueles investidores que gostam de se manter sempre atualizados: o programa “O Fato Relevante”. 

Em um trocadilho com o nome dos documentos publicados pelas empresas na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Miranda propõe trazer insights variados sobre o mercado brasileiro e internacional.

A proposta é comentar uma notícia sobre investimento ou acontecimento que esteja em foco no mercado financeiro no dia. A novidade chega para o público geral no Instagram, em formato de vídeos curtos.

O “Fato Relevante” estará disponível principalmente no Instagram de Felipe Miranda de segunda a sexta-feira pela manhã. Ele também pode ser acessado no YouTube e no Spotify.

Camila Paim Figueiredo Jornalista

Sobre o autor

Camila Paim

Jornalista formada na Universidade de São Paulo (USP), com mobilidade acadêmica na Université Lumière Lyon 2 (França). Trabalhou com redação de jornalismo econômico e mercado financeiro, webdesign e redes sociais, além de escrever sobre gastronomia e literatura.