O Ibovespa despencou 10% desde que atingiu a máxima nominal histórica em 28 de agosto, aos 137 mil pontos. A bolsa local enfrenta os desafios da desancoragem fiscal e parece ter poucos motivos no curto prazo para virar a chave e engatar uma sequência positiva.
Com a perspectiva negativa, Rodolfo Amstalden, co-fundador da Empiricus, destaca que os investidores estão cada vez mais afastados da bolsa brasileira.
“Sabemos que o investidor pessoa física está na renda fixa ou sem muita liberdade de ação, enquanto os investidores institucionais sofrem com resgates diários. Já os investidores estrangeiros perderam completamente o apetite pelo Brasil, principalmente devido aos erros na condução macroeconômica”, disse Amstalden.
Nesse cenário, as ações locais têm apenas um comprador marginal no radar: as próprias empresas, através dos programas de recompra de ações.
Em um ambiente em que o preço de tela das ações reflete o pessimismo com a bolsa brasileira, algumas empresas têm aproveitado para recomprar seus papéis.
“Não todas as empresas, mas aquelas que têm excesso de caixa e que podem se dar ao luxo de anunciar esses programas de recompras”, afirmou Amstalden.
Segundo o co-fundador da Empiricus, essas empresas “cash-rich”, como são chamadas as companhias com muito dinheiro em caixa, devem ser premiadas pelo mercado no cenário atual.
“Eu prestaria muita atenção nisso, não só pelo programa de recompra, mas porque é uma sinalização de saúde e de sobrevivência do mais apto. Você tem as características adequadas para atravessar o contexto atual”, destacou Amstalden.
Por outro lado, o analista avalia que o mercado “não vai se dar ao trabalho” de buscar empresas em reestruturação e com projetos ambiciosos de desalavancagem.
Direcional (DIRR3) e B3 (B3SA3) são duas das ações de ‘cash-richs’ recomendadas pela Empiricus
Para os investidores, os programas de recompra funcionam como um provento, já que aumentam o lucro por ação via redução do número de papéis em circulação.
Além disso, indicam que a própria companhia avalia suas ações como subvalorizadas, o que passa um sinal positivo.
Dentre as empresas “cash-rich”, Rodolfo Amstalden cita as ações da B3 (B3SA3) e Direcional (DIRR3), que anunciaram recentemente programas robustos de recompra.
Os dois papéis, inclusive, fazem parte da carteira mensal de dividendos da Empiricus Research. Você pode conferir as outras três ações com forte geração de caixa e que se apresentam como boas opções para o momento neste relatório gratuito.