Investimentos

Bons ventos para SLC Agrícola (SLCE3)? Boletins meteorológicos trazem sinalização positiva para preços de grãos

Depois de temperaturas muito acima da média causadas pelo El Niño, podemos convergir para uma normalização, o que beneficiaria a produção de SLC Agrícola

Por Ruy Hungria

12 abr 2024, 14:29 - atualizado em 12 abr 2024, 14:29

produção de grãos SLC Agrícola SLCE3
Imagem: Unsplash

Alguns boletins meteorológicos já começam a apontar os primeiros sinais de transição do El Niño para o La Niña, o que pode favorecer a produção de SLC Agrícola (SLCE3).

A imagem da NASA abaixo mostra alguns pontos azuis/verdes, que indicam o surgimento de águas mais frias no Oceano Pacífico Equatorial Leste, e certas regiões já apresentam inclusive temperaturas abaixo da média. 

Fonte: NASA.

É importante ressaltar que isso não significa que o La Niña já começou e nem que ele vai acontecer. Na verdade, isso indica apenas que, depois de temperaturas muito acima da média (El Niño), podemos convergir para uma normalização.

Variação histórica na temperatura com as anomalias. Fonte: Internacional Research Institute for Climate and Society (IRI).

À medida que o resfriamento ganha força, aumentam as possibilidades de um La Niña – já com mais de 80% de chance de acontecer no 2º semestre. 

Probabilidade para as fases, separadas em períodos trimestrais. Fonte: IRI.

Lembrando que o fenômeno La Niña tende a reduzir a quantidade de chuvas no Sul do Brasil e também na Argentina, regiões relevantes para a produção de grãos mundial. Algumas regiões produtoras importantes nos Estados Unidos também tendem a ser afetadas. 

Com a menor produtividade dessas regiões, a tendência é que a sobreoferta seja reduzida, o que deveria ajudar os preços de soja e milho

Por outro lado, o La Niña não costuma afetar sobremaneira a produção nas regiões onde a SLC Agrícola atua, o que significa que ela pode se aproveitar ao mesmo tempo de uma boa produtividade e preços elevados de grãos. 

Seguiremos acompanhando de perto as atualizações meteorológicas. Mas o “clima” pode melhorar sensivelmente para SLC Agrícola (SLCE3)

Além dessa ação, recomendamos outros 4 papéis para buscar dividendos. Confira a lista completa neste relatório gratuito.

Sobre o autor

Ruy Hungria

Bacharel em Física formado na Universidade de São Paulo (USP), possui MBA de Finanças na Fipe e iniciou a carreira no mercado financeiro em 2011, na própria Empiricus Research. Está à frente da série da casa focada em opções desde 2018, além de contribuir na elaboração e decisões de investimentos nas séries da Empiricus focadas em microcaps e dividendos, além de fazer o acompanhamento de companhias de diversos setores, com mais foco em Utilities e Oil & Gas. Desde o início de 2020 é colunista do portal Seu Dinheiro.