Investimentos

Busca de Lula por maior poder na Eletrobras (ELET3, ELET6) ganha novo capítulo; vale a pena comprar as ações em meio ao imbróglio?

Governo se reúne pela primeira vez com a Eletrobras para discutir aumento do poder de voto nas decisões companhia, atualmente limitado a 10%

Por Juan Rey

09 jan 2024, 15:57 - atualizado em 09 jan 2024, 16:01

Eletrobras (ELET3, ELET6)
Imagem: Divulgação

Na última segunda-feira (8), representantes da Eletrobras (ELET3, ELET6) e do governo se reuniram pela primeira vez para discutir a limitação do poder de voto do governo nas decisões da companhia.

É importante lembrar que, em maio de 2023, a Advocacia Geral da União (AGU) entrou com um pedido no Supremo Tribunal Federal (STF) para rever artigos da Lei 14.182 da privatização da Eletrobras, que restringe os votos de acionistas a 10% do capital da empresa. A União tem cerca de 42% das ações da companhia.

O analista Ruy Hungria, da Empiricus, vê como negativa a possibilidade de o governo ter mais participação nas decisões da Eletrobras.

O governo normalmente toma péssimas decisões como administrador de empresas. A gente vê quadros inchados, contrato com empresas não tão boas para fazer serviços terceirizados e decisões de investimentos ruins”.

Por isso, caso o presidente Lula (PT) consiga aumentar o poder de voto do governo, as ações podem responder negativamente.

“Seria uma mudança drástica. O governo voltaria a dar as cartas dentro da companhia e a Eletrobras não seria mais uma empresa com a independência de uma companhia privada. Estamos vendo os resultados e a eficiência melhorando nos últimos trimestres depois da privatização”, afirmou o analista.

No entanto, Hungria vê como “difícil” que o governo obtenha êxito na missão, principalmente por dois motivos: o diálogo entre as duas partes, que tende a apaziguar os lados, e a complexidade do processo de privatização, que durou anos.

“Foi amplamente discutido em diversas casas. Teve aprovação do Congresso e do Tribunal de Contas da União. É difícil reverter”, acredita.

‘Pedido do governo é incoerente’, avalia o analista

O analista destaca que a limitação de votos do governo foi um dos motivos pelos quais a privatização da Eletrobras saiu do papel. 

Isso porque a privatização precisava de um aporte do mercado de quase R$ 30 bilhões, principalmente para renovar concessões de hidrelétricas. Para conseguir a confiança do mercado, algumas garantias deveriam ser dadas aos investidores, e a limitação de votos do governo foi uma delas.

O analista acredita que, sem essa restrição, a empresa do setor de geração e transmissão de energia dificilmente conseguiria o aporte.

“Esse dinheiro não entrou no cofre da Eletrobras. Foi repassado para a União em troca da renovação das concessões das hidrelétricas. Estamos falando aqui de um processo de oferta que a maior beneficiada foi a União. É incoerente apresentar a companhia de uma forma para arrecadar dinheiro dos investidores, e depois mudar a regra do jogo”.

Inclusive, o analista vê uma eventual mudança com potencial de arranhar a imagem do país frente aos investidores estrangeiros em um momento em que o mundo olha com interesse para o Brasil. “Talvez o governo tenha mais a perder do que a ganhar”

Empiricus Research recomenda comprar ações da Eletrobras (ELET6)

Na visão de Hungria, as ações da Eletrobras estão “muito baratas”, principalmente por conta dos imbróglios com o governo.

Como a avaliação do analista é de que a resolução da questão vai ser “menos negativa do que o mercado espera” e o Estado não conseguirá aumentar seu poder no Conselho, a companhia se apresenta como uma boa oportunidade de compra.

“A Eletrobras negocia hoje a menos de 7 vezes EV/Ebitda, com um dividend yield que deve aumentar a partir dos próximos anos com esse processo de melhoria pós-privatização. Existem vários bilhões a serem economizados”.

Além da questão do governo, o preço dos papéis da companhia também sofre com o baixo preço da energia. “Temos visto muita chuva, os reservatórios estão em níveis elevados. Num processo de normalização, o preço da energia vai subir e a companhia tende a ser melhor avaliada”.

Por esses motivos, as ações ELET6 estão entre as recomendações da série voltada para dividendos da Empiricus Research, Vacas Leiteiras.

Para conferir gratuitamente outros cinco papéis recomendados pela casa para os “amantes de proventos”, clique aqui ou no botão abaixo e acesse o relatório gratuito.

Sobre o autor

Juan Rey

Jornalista pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Contato: juan.rey@empiricus.com.br