Investimentos

Carro é investimento? Live de grupo exclusivo da Empiricus debate singularidades do mercado de automóveis

Último encontro do ano do Clube de Multiplicação Patrimonial , com o CEO Caio Mesquita, discute o impacto da pandemia nas dinâmicas do mercado e os desafios dos carros elétricos, entre outros temas

Por Bruna Vogel

11 dez 2024, 17:55 - atualizado em 11 dez 2024, 18:07

Imagem: iStock/Sjo

No último episódio do ano do Clube de Multiplicação Patrimonial, Caio Mesquita, CEO da Empiricus, recebeu Paulo Korn, especialista no setor automotivo premium da Car Chase, empresa que auxilia na decisão de compra de automóveis.

Leia abaixo os principais pontos debatidos na live exclusiva da Empiricus.

Carro é investimento? Pandemia impactou e embaralhou as dinâmicas do mercado

Via de regra, carros são passivos, ou seja, objetos que demandam recursos de manutenção e se depreciam ao longo do tempo.

Contudo, com a pandemia de Covid-19 e os problemas nas cadeias logísticas, houve uma demanda maior do que a capacidade de oferta por parte de determinadas montadoras. Com isso, tivemos inclusive uma dinâmica de ágio sobre a tabela de preços de determinados veículos. 

“Para um carro virar investimento, você precisa levar em conta um conceito muito simples que é do carrego: quanto te custa ter aquele carro?”, explicou Paulo Korn.

A partir de qual momento, então, ele vira um investimento? Para Korn, é preciso olhar sempre para a métrica clássica da oferta versus demanda: “Uma tecnologia que morreu, uma forma de fabricar motores que não volta mais, carros que tiveram uma oferta muito escassa no Brasil, um produto muito nichado. Você vai ter um carrego desse produto, mas a tendência a média e longo prazo dificilmente é de depreciação”, resumiu Korn.   

Carros elétricos: um mercado que micou?

Caio lembrou que os carros elétricos já foram a grande promessa de futuro da mobilidade urbana, em especial na Europa – mas que de repente virou.

Para Korn, há três grandes problemas relacionados aos carros elétricos:

  1. Custo mais elevado em relação ao carro a combustão
  2. Autonomia, quanto é possível rodar com a bateria
  3. Infraestrutura para carregamento da bateria

“Lamentavelmente, a tecnologia de previsibilidade ainda não é muito confiável”, completou Caio.

No que se refere à indústria chinesa de carros elétricos, Korn enfatizou o fato de estar sempre correndo atrás dos grandes centros de pesquisa na Europa e EUA. Além disso, o barateamento da fabricação é também fruto de forte subsídio governamental.

Caio e Korn conversaram também sobre as marcas de automóveis que seguram mais valor, bem como a questão do percentual do patrimônio que cada pessoa deve alocar em carro para não comprometer a saúde financeira. 

Conheça o Clube de Multiplicação Patrimonial

Liderado por Caio Mesquita, CEO da Empiricus, o Clube foi criado para unir as melhores oportunidades para multiplicar patrimônio. Periodicamente, Caio recebe convidados especiais para falar sobre negóciosempreendedorismo e mercado de luxo. Já participaram de encontros nomes de peso como:

  • Caito Maia, CEO da Chilli Beans e especialista em franquias
  • Pierre Schurmann, CEO da Nuvin e investidor de mais de 300 startups
  • Michel Wurman, head de real estate da BTG Pactual
  • Rodrigo Maliza, CEO da Cellar Vinhos
  • Fábio Anderaos de Araujo, especialista em relojoaria de luxo e conhecido como ‘The Mechanical Watch’

Sobre o autor

Bruna Vogel

Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo/USP e mestre em Estudos Latino Americanos e Caribenhos pela New York University/NYU, é redatora do site da Empiricus.