Em junho, o principal índice da Bolsa brasileira, o Ibovespa, avançou 0,46%, fechando 126.839 pontos. Apesar de ter subido, ainda está um pouco distante da sua máxima histórica, de mais de 130 mil pontos registrada em maio.
O avanço da inflação, uma possível crise hídrica, a tendência de alta do juros no Brasil e no mundo e as discussões em torno da proposta de reforma tributária foram alguns dos fatores que acabaram prejudicando a performance da renda variável no último mês.
Apesar de tudo isso, os assinantes da Empiricus conseguiram sair mais uma vez no verde.
Boa parte das principais carteiras da maior casa de research do país avançaram acima dos seus benchmarks, mesmo com o cenário geral complexo. Isso porque os analistas da Empiricus se anteciparam às mudanças do mercado.
Confira os rendimentos de todas as carteiras da Empiricus em junho:
-
Microcap Alert: + 8,22%
-
Money Rider MB Revolution: + 8,14%
-
Oportunidades de Uma Vida: + 4,93%
-
Ações Exponenciais: + 1,85%
-
PRP: +1,51%
-
Best Ideas: + 1,7%
-
Money Rider Hedge Fund: +1,03%
-
Carteira Empiricus: + 0,33%
- Os Melhores Fundos de Investimento – SuperPrevidência: + 0,18%
- Os Melhores Fundos de Investimento: + 0.1%
-
Flash Trader: – 0,01%
-
High Yield: – 0,14%
-
Double Income: – 0,23%
-
Melhores Ações da Bolsa: – 0,42%
-
Vacas Leiteiras: – 0,69%
-
Renda Imobiliária – Ganho de Capital: – 1,83%
- Renda Imobiliária – Carteira de Renda: – 2.85%
- Os Melhores Fundos de Investimento – Global: – 3,60%
-
As Melhores Ações do Mundo: – 4%
-
Cripto Legacy: – 8,93%
-
Exponential Coins: – 18,60%
Microcaps são destaques
Como você viu, no último mês a maior rentabilidade foi da carteira Microcap Alert, liderada por Max Bohm.
Há cerca de três semanas, eu mesmo escrevi um texto falando sobre uma análise de Bohm para o cenário econômico. Nela, o analista, que já deu quase 600% de lucro para quem segue suas dicas de investimentos em microcaps, apontava que o momento dessas companhias com valor de mercado de até R$ 5 bilhões estava chegando. E você pode conferir que isso é verdade: leia o texto aqui.
Carteira de Max Bohm é destaque em junho
“O mercado de capitais costuma apresentar duas ondas nos momentos de retomada econômica. A primeira é na qual se dá o processo de valorização das ações mais líquidas. As menos líquidas vêm depois, no segundo momento”, explicou Bohm na época.
Com o fim da chamada alta cíclica, após as maiores empresas – e mais voláteis – da bolsa brasileira terem avançado, as companhias menores passaram a registrar altas. Bohm afirmou, no começo de junho, que a atenção logo iria para as microcaps, após as large caps terem registrado fortes altas. Quem seguiu a recomendação, já saiu na frente.
Mas se você até agora não acessou a lista de microcaps que a Empiricus disponibilizou, ainda há tempo de aproveitar as altas. As indicações de Bohm continuam disponíveis a todos de forma gratuita.
QUERO ACESSAR AS RECOMENDAÇÕES DA MICROCAPS ALERT E NÃO PERDER AS PRÓXIMAS VALORIZAÇÕES
Já a carteira Money Rider MB Revolution, com foco nas companhias de tecnologia americanas, foi beneficiada pela sinalização de que a inflação dos Estados Unidos arrefeceu. Com isso, caiu o rendimento dos títulos do Tesouro americano de 10 anos – para algo em torno de 1,50% ao ano.
Esse recuo nos treasuries americanos representa um cenário mais interessante para as empresas de tecnologia.
A lógica é que como as techs costumam crescimento expressivo lá na frente, quando os juros aumentam, ao descontarmos o fluxo de caixa a valor presente, o efeito é de redução do valor de mercado. Portanto, juros ainda em patamares relativamente baixos no horizonte não comem tanto os ganhos vindouros dessas companhias.
Modificações nas carteiras do Oportunidades de Uma Vida foram certeiras
No começo do mês, Felipe Miranda, CIO e estrategista-chefe da Empiricus, optou por comprar papéis da Lojas Marisa (AMAR3) para a carteira do Oportunidades de Uma Vida. A aposta era que a reabertura econômica movimentaria o varejo de moda.
As ações retiradas da carteira para a entrada da Lojas Marisa foram as da Sanepar (SAPR11), principalmente por conta das notícias sobre a crise hídrica.
As ações da Lojas Marisa avançaram 11,50% em junho e as da Sanepar recuaram 3%.
A outra escolha de Miranda para o sexto mês do ano, a GPS Participações (GGPS3) avançou 3,12%. A Lojas Americanas (LAME4), que foi retirada do portfólio, assim como a Sanepar, recuou 0,42%.
São por essas análises que as carteiras da Empiricus acumulam, desde suas criações, performances que superam em muito os seus benchmarks.
A Oportunidades de Uma Vida, com o mês de junho, acumula agora uma alta de 577,21% desde setembro de 2015, quando foi criada. O Ibovespa, no mesmo período, avançou apenas 344,17%.
QUERO ACESSAR AS ANÁLISES DO TIME EMPIRICUS E NÃO PERDER AS PRÓXIMAS ALTERAÇÕES DAS CARTEIRAS
Quedas de criptos e de carteiras de dividendos são explicadas por políticas governamentais
Duas das principais quedas entre as carteiras da Empiricus foram motivadas por políticas governamentais.
O embate da China contra o bitcoin continuou em junho, impondo mais uma série de limitações à mineração da criptomoeda e às transações desses ativos. A taxa de mineração e de segurança do blockchain caiu e deve se recuperar agora apenas quando os mineradores conseguirem migrar suas atividades para outros países.
Apesar das fortes quedas no mês, as duas carteiras de criptomoedas da Empiricus, Crypto Legacy e Exponential Coins, continuam no verde em 2021, avançando, respectivamente, 70,98% e 75,74% no ano. Elas são, inclusive, as principais altas do ano até agora. Confira os resultados acumulados dos portfólios:
-
Exponential Coins: + 75.74%
-
Crypto Legacy: + 70.98%
-
Oportunidades de Uma Vida: + 24,56%
-
Flash Trader: + 22,50%
-
Empiricus Best Ideas: + 16.70%
-
Money Rider – MB Revolution: + 11,60%
-
Ações Exponenciais: + 10.29%
-
PRP: + 7,94%
-
As Melhores Ações do Mundo: + 7.88%
-
Microcap Alert: + 7.50%]
- Os Melhores Fundos de Investimento: + 4.54%
-
Serious Trader: + 3.85%
- Os Melhores Fundos de Investimento – SuperPrevidência: + 3%
-
Vacas Leiteiras: + 1.45%
- Os Melhores Fundos de Investimento – Global: + 0,85%
-
Carteira Empiricus: + 5,02%
-
Renda Imobiliária: -4.43%
André Franco, analista de criptoativos da Empiricus, sempre alertou, porém, que eles estão suscetíveis à alta volatilidade – e a recomendação da casa é que o investidor deixe uma pequena parte do seu patrimônio nas criptomoedas, de apenas 5% a 10% do seu capital.
Já as carteiras Renda Imobiliária e Vacas Leiteiras, focadas em dividendos, foram impactadas diretamente pela apresentação da proposta da Reforma Tributária do governo brasiliero, que sugere a taxação dos dividendos – grande foco dos dois portfólios – em até 20%.
Para os analistas da Empiricus, apesar do mercado ter se antecipado à reforma, as mudanças ainda estariam em negociação. Existem diversos pontos delicados que ainda serão discutidos.
Por último, a carteira Melhores Ações do Mundo foi impactada negativamente pela desvalorização do dólar frente ao real. Apesar da queda de 4% em reais, a carteira, gerida por João Piccioni, ficou no verde, subindo 0,77%, quando levado em consideração o dólar.