Times
Investimentos

‘Com a Bolsa barata, faz muito sentido ter posição em ações na previdência privada’, diz Bruno Mérola, da Empiricus Research

O analista de fundos de investimento também recomenda investir até o Natal na modalidade PGBL da previdência para aproveitar os benefícios já na declaração do IR de 2024; entenda

Por Nicole Vasselai

14 dez 2023, 13:48 - atualizado em 14 dez 2023, 13:55

Previdência privada

Em 2023, o Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, sobe 23% e chegou, inclusive, a bater sua máxima histórica nesta quinta (14) – aos 131 mil pontos. Ainda assim, para Bruno Mérola, analista de fundos de investimentos da Empiricus Research, a Bolsa brasileira continua muito barata e escancara a oportunidade de comprar ações, em especial na hora de montar uma carteira de previdência privada para o longo prazo.

Por que investir em uma previdência privada com posição em ações?

Dado que o corte de juros no Brasil “apenas começou” e, nos EUA, o Fed também se direciona para o fim do aperto monetário, para Mérola essa é a hora de investir em ativos de risco.

“Faltando duas semanas para o ano acabar, se você ainda não tem uma posição mais otimista em ações, se quer aproveitar a redução do risco fiscal do Brasil e o ciclo de queda dos juros, faz muito sentido ter ações na sua previdência privada. E é importante destacar que a Bolsa continua barata mesmo tendo subido muito em 2023 – não confundir direção do preço com valuation“, orienta.

Já vimos esse filme em 2019?

O especialista também identifica uma grande semelhança entre o comportamento do mercado de agora com aquele visto no final de 2019.

“Lembro que há quatro anos, bem nessa época do ano, escrevi um relatório sobre o quanto as volatilidades estavam baratas no mundo, e isso está acontecendo de novo agora“, conta, na live da Empiricus Gestão sobre a performance da Família FoF Melhores Fundos no mês de novembro.

“O mundo está mais otimista, mas é um otimismo equilibrado, estável, e com uma precificação muito pequena do índice S&P 500 e de títulos high yield. Isso quer dizer que os gestores de fundos também conseguem proteger a carteira comprando opções não muito caras para as carteiras”, complementa.

Até o Natal ainda dá tempo de garantir o benefício do PGBL para 2024

Para quem faz a declaração completa do Imposto de Renda e contribui para o INSS, Mérola recomenda investir na modalidade PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) da previdência privada.

“É um tipo de investimento recomendado para quem busca complementar a renda da aposentadoria ou até ter uma única fonte de renda. Mas a principal vantagem é que o PGBL permite abater até 12% da renda tributável anual. E se você investir até a semana do Natal, dá tempo de aproveitar esse benefício já no IR de 2024“, explica.

Na prática, isso se traduz em pagar menos imposto ao Leão ou ainda na chance de receber uma restituição turbinada

O analista lembra que, em geral, é possível investir ainda este ano em fundos de previdência privada até o dia 28 de dezembro, por volta de 12h.

Para assistir à live completa sobre a performance de novembro da Família de FoFs Melhores Fundos da Empiricus Gestão e ficar por dentro do que esperar para 2024, é só dar “play” neste vídeo:

Sobre o autor

Nicole Vasselai

Editora do site da Empiricus. Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero, com MBA em Análise de Ações e Finanças e passagem por portais de notícias e fintechs.