Na última segunda-feira (31), o Grupo Empiricus comemorou seus 13 anos de fundação com o evento Market Changers.
O encontro contou com a participação de nomes importantes do mercado financeiro, como Rubens Ometto, Rogério Xavier, Daniel Goldberg e muito mais.
Não conseguiu acompanhar o que rolou? Aqui vai um resumo com o que aconteceu de melhor em cada uma das palestras:
Felipe Miranda e Rodolfo Amstalden – sócios-fundadores do Grupo Empiricus
A palestra de abertura do evento ficou por conta de dois dos sócios-fundadores do Grupo Empiricus, Felipe Miranda e Rodolfo Amstalden. Como o evento ocorreu no dia seguinte do resultado eleitoral, os analistas discutiram os primeiros impactos do cenário pós-eleição e vislumbraram como a Bolsa deverá se comportar no governo Lula.
Para ler a conversa com os dois analistas com a mediação de Thiago Salomão, do Market Makers, basta clicar aqui.
Daniel Goldberg – CIO da Lumina Capital Management
Dentre outros assuntos, o ex-presidente do banco Morgan Stanley no Brasil comentou sobre a hipótese levantada por alguns analistas de uma suposta “herança maldita” deixada por Jair Bolsonaro para Lula.
Para Goldberg, Lula e sua equipe sabem da necessidade de criar uma âncora fiscal para substituir o teto de gastos, que foi deixado de lado pelo presidente Jair Bolsonaro.
Confira a reportagem sobre a palestra de Daniel Goldberg aqui.
Rubens Ometto – Chairman do Grupo Cosan (CSAN3)
Em uma das palestras mais aguardadas do dia, o bilionário Rubens Ometto, considerado por muitos o maior empresário do Brasil, abordou, dentre outros temas, a compra de uma fatia da Vale (VALE3) por parte da Cosan.
Para ele, as ações da Cosan desabaram após o negócio porque “o mercado não entendeu” a compra. De acordo com Ometto, a possibilidade de adquirir uma parte da mineradora era discutida internamente há pelo menos uma década.
Confira a reportagem completa da palestra de Rubens Ometto neste link.
Rogério Xavier – Sócio-fundador da SPX Capital
O empresário Rogério Xavier, principal nome da SPX Capital – que tem entregado mais de 50% de lucro neste ano no fundo SPX Raptor, também abordou o tema eleições.
Para ele, com a vitória de Lula o investidor estrangeiro deve voltar a se interessar pelo Brasil. Rogério destaca a agenda ESG (governança ambiental, social e corporativa) mais amigável do petista em relação a Jair Bolsonaro. O empresário, que mora em Londres, revela que tem percebido um otimismo maior dos investidores gringos com a volta de Lula ao poder.
Leia aqui o resumo completo da palestra de Rogério Xavier
Painel com os gestores Ary Zanetta Neto (Brasil Capital), Beatriz Fortunato (Studio Investimentos) e João Luiz Braga (Encore Asset Management)
Os gestores abordaram suas teses de investimento em empresas como Cosan (CSAN3), Localiza (RENT3), Smart Fit (SMFT3) e Vivara (VIVA3).
Clique aqui para saber os motivos pelos quais os gestores veem os papéis como grandes opções de investimento.
André Antunes – Sócio-fundador da Scalper
O trader André Antunes comandou uma aula ao vivo de Tape Reading. O método utilizado por Antunes – que tem 14 anos de experiência no mercado financeiro – consiste em acompanhar o fluxo dos grandes players do mercado.
Para isso, ele tem a ajuda da Scalper Pro, software disponível na Empiricus Investimentos, que ajuda a identificar o que os grandes investidores estão fazendo e, assim, seguir o passo deles.
Para entender melhor o Tape Reading e ver o resumo da palestra de Antunes, clique aqui.
Sérgio Ferro – Sócio-diretor da Gamma Quant
O engenheiro químico, economista e matemático, que tem 34 anos de experiência no mercado financeiro, abordou seu método de investimento.
Ele utiliza o robô de estratégia Gamma Quant, que através de métodos matemáticos ajuda a maximizar os ganhos no mercado.
Inscreva-se aqui gratuitamente para ter acesso à plataforma Gamma Quant.
Victor Cajano – COO da Kateto
Em sua palestra, Cajano abordou os precatórios, que são ordens judiciais de pagamentos que representam uma parte da dívida pública.
Para ele, o investimento se destaca como instrumento para a construção de patrimônio. “A gente tem uma incerteza sobre ‘quando’ esse título será liquidado, mas a incerteza sobre ‘se’ esse título será liquidado é muito pequena”.
Ele destaca que a rentabilidade de um precatório é determinada pela lei, e não pelo mercado. Para Cajano, há muito espaço no mercado para os precatórios, e o potencial de crescimento da modalidade de investimento é alto.
Vinicius Bazan – Head de cripto da Empiricus
Na última palestra do dia, Vinicius Bazan recebeu João Zecchin, da Fuse Capital, e Samir Kerbage, da Hashdex. Eles discutiram sobre as mudanças que ocorreram no mercado cripto, principalmente nos últimos anos, quando os ativos digitais movimentaram bilhões de dólares.
Eles também conversaram sobre a Web 3.0, que promete revolucionar o mercado de criptomoedas ao tornar os dados, hoje nas mãos das grandes Big Techs, propriedade dos usuários.
Para conferir o resumo da palestra, clique aqui.