Por se tratarem de empresas com resultados resilientes e que pagam bons dividendos, as seguradoras da Bolsa estão sempre no radar dos investidores que buscam renda com proventos.
Quando se fala nesse setor, BB Seguridade (BBSE3) e Caixa Seguridade (CXSE3) são sempre lembradas. De fato, as duas companhias são as mais valiosas do segmento listadas na B3.
No entanto, para o analista Ruy Hungria, da Empiricus, a grande oportunidade do setor não está em nenhuma das duas gigantes, mas em outra ação que, além de pagar bons dividendos, está com um desconto relevante em relação aos seus pares.
BBSE3: grande exposição ao agronegócio pode pesar sobre as ações de BB Seguridade
No caso da BB Seguridade, a exposição ao agronegócio, que havia sido um trunfo nos últimos anos, agora pode ser um ponto negativo para as ações.
Isso porque, além da forte base de comparação (veja no gráfico abaixo), os eventos climáticos recentes deixaram a meta de crescimento ainda mais difícil para a companhia, avalia Ruy Hungria.
A forte base de comparação combinada aos efeitos do El Niño, inclusive, foram os principais motivos para os analistas trocarem BBSE3 por CXSE3, no final de 2023.
A troca se mostrou acertada, com uma diferença de valorização de quase 30 pontos percentuais a favor das ações da Caixa Seguridade.
Os papéis de Caixa Seguridade (CXSE3) subiram muito nos últimos meses
Mas, como disse o escritor e pesquisador de gestão de empresas Peter Drucker, “as árvores não crescem até o céu”.
E este é um dos principais motivos pelos quais as ações da Caixa Seguridade deixaram de ser recomendadas pela Empiricus Research.
As ações CXSE3 sobem mais de 40% na janela de 12 meses e cerca de 15% em 2024 – um ano ruim para os ativos de risco brasileiros.
“O motivo da alta foi a maior exposição a um segmento que tem pouca volatilidade (habitacional e residencial) e que tem se beneficiado dos cada vez mais dispendiosos programas de incentivo habitacional do governo”, afirmou Ruy.
No entanto, com a forte alta, o analista se diz menos confortável na tese, já que a troca de BB Seguridade por Caixa Seguridade parece ter virado consenso no mercado e os múltiplos agora estão longe de ser uma barganha.
“Com a ação negociando a 12 vezes os seus lucros, os investidores começarão a ficar bem mais exigentes com os resultados da companhia. Apesar do bom trabalho, CXSE3 ainda não conquistou o selo de ‘quality’ para encararmos esse forte reapreçamento com tranquilidade”, afirmou Hungria.
Seguradora líder em seu segmento negocia com 40% de desconto em relação a Caixa Seguridade, diz analista
Neste sentido, os analistas optaram por mais uma mudança, na intenção de “chegar antes” do mercado e obter retorno com ganho de capital e dividendos, como foi no caso da Caixa Seguridade.
“É uma empresa com um histórico muito bom de longo prazo, de geração de valor e de pagamento de dividendos, e que tem negociado com desconto em relação às principais seguradoras listadas”, afirma o analista.
Para se ter noção, Ruy Hungria estima que o desconto dessa seguradora é de “30% a 40%” em relação à Caixa Seguridade.
A seguradora é líder em seu segmento de atuação, com 28% de participação de mercado. Além disso, a companhia apresentou resultados resilientes em 2023 e no primeiro trimestre de 2024, avalia Ruy.
O lucro em 2023, inclusive, apresentou alta de 99,7% em relação ao ano anterior e não deve parar por aí. “É uma companhia que vem crescendo em novas verticais, como saúde e banco”.
Com todas essas características positivas, por que a ação ainda está barata?
Segundo Ruy, um dos motivos é que o papel foi punido de maneira exagerada por conta do receio com a recente tragédia no Rio Grande do Sul.
De acordo com os cálculos do analista, o impacto, embora existente, será menor que o precificado pelo mercado. “É uma oportunidade que apareceu e nós aproveitamos.”
Mas, antes de investir, recomendamos que leia a tese completa nesta companhia do setor de seguros que está barata e paga bons dividendos neste documento gratuito.
Assim, você saberá exatamente o porquê está alocando seus recursos nessa ação e os principais pontos que levam a crer em uma valorização nos próximos meses.
Além da tese, você vai encontrar alguns dos principais múltiplos da companhia, o dividend yield esperado e o peso ideal dela em uma carteira devidamente diversificada.
Para receber o documento gratuito com a tese completa em seu e-mail, basta clicar aqui ou no botão abaixo.
RELATÓRIO GRATUITO: A MELHOR SEGURADORA DA BOLSA PARA COMPRAR AGORA
Acesso liberado: veja as cinco melhores ações para buscar dividendos – esta seguradora está incluída
A convicção dos analistas nas ações da seguradora é tamanha que ela foi incluída na carteira das cinco melhores ações da bolsa para buscar dividendos, segundo a Empiricus Research.
Todos os meses, os analistas da casa de análise reúnem as melhores ações para os investidores que buscam uma renda extra com dividendos e ganho de capital em um relatório exclusivo.
A boa notícia é que o relatório atual foi disponibilizado a todos os investidores interessados, como uma cortesia da Empiricus Research.
No documento, você vai encontrar a tese de investimento nessa companhia do setor de seguros e em outras quatro que pagam proventos e, ao mesmo tempo, estão em bom ponto de entrada.
A partir dessa premissa, todo o portfólio é montado em busca de encontrar ações que forneçam o equilíbrio perfeito entre dividendos e ganho de capital.
“São empresas com balanço sólido, que geram muito caixa e são relativamente baratas.”
Você pode conferir as ações que compõem a carteira de dividendos de junho de forma 100% gratuita, como cortesia da Empiricus Research, empresa do grupo BTG Pactual.
Para isto, basta clicar aqui ou no botão abaixo e colocar o seu melhor e-mail para receber o relatório com as teses, o dividend yield esperado e o peso ideal de cada uma delas na carteira.