Ao longo das últimas semanas, temos visto quedas consecutivas na cotação do dólar, que já chega a patamares abaixo de R$ 5 ao longo do dia de hoje (12). Considerando os R$ 5,00 vistos no fechamento de ontem (11), a desvalorização já está em -6,7% desde o início de 2023 e é o menor valor em 10 meses.
Essa queda pode ter a ver com uma possível recessão à vista nos EUA – como Felipe Miranda, estrategista-chefe da Empiricus, comentou na última segunda-feira -, mas também com a chance de um corte de juros à frente no Brasil, somada à queda na inflação.
Agora, a dúvida que assola o mercado é: como se posicionar diante desse cenário? Será que o dólar vai cair mais? Será que o investidor brasileiro continuará otimista como demonstrou nos últimos dias na Bolsa?
No PodCash de hoje, Larissa Quaresma e João Piccioni recebem Laís Costa e Enzo Pacheco, especialistas em investimentos internacionais na Empiricus, para comentarem a relação entre inflação americana, depreciação do dólar e alta repentina do Ibovespa, que voltou, nesta semana, a romper os 100 mil pontos.
Além disso, trazem orientações sobre como se manter sempre preparado independentemente se a moeda irá seguir para baixo ou se valorizar.