A Cyrela (CYRE3) divulgou, na noite de terça-feira (17), a prévia dos resultados operacionais referentes ao 4T22, ilustrando novamente a performance de destaque no setor.
A companhia lançou 15 empreendimentos no trimestre, com um Valor Geral de Vendas (VGV) total de R$ 2,8 bilhões. Se considerarmos apenas a participação da Cyrela, o VGV foi de R$ 1,4 bilhão, 40% abaixo do 4T21.
No acumulado de 2022, os lançamentos %CBR totalizaram R$ 5,8 bilhões, 3,4% abaixo do ano anterior – essa retração é condizente com o momento delicado do setor, impactado negativamente pelo aumento nas taxas de juros.
As vendas líquidas contratadas atingiram R$ 2,7 bilhões no 4T22, superando em 71% o 4T21 e 18% o 3T22. No acumulado do ano, a linha registra crescimento de 43% em relação a 2021.
A forte performance do trimestre é reflexo de dois fatores principais:
- (i) A venda de uma das torres do projeto Cyrela Eden Park by Dror em São Paulo, no valor de R$ 219 milhões (45% do total);
- (ii) permutas no valor de R$ 372 milhões. Com isso, o indicador de velocidade das vendas (VSO) atingiu a impressionante marca de 58% na safra de lançamentos do período.
Considerando apenas a participação Cyrela, as vendas líquidas atingiram R$ 1,51 bilhão, 11% acima do 4T22 e 12% abaixo do 3T22.
O acumulado do ano registra crescimento de 20% nas vendas.
De forma geral, os resultados preliminares da companhia demonstraram (mais uma vez) a capacidade de geração de valor da gestão – mesmo em um cenário desafiador para as incorporadoras, que têm reduzido seus lançamentos e margens, a Cyrela segue apresentando indicadores crescentes e/ou saudáveis.
Negociando a 6 vezes os seus lucros projetados para 2023, os papéis de CYRE3 seguem recomendados pela Empiricus.
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