Investimentos

Desktop (DESK3) desacelera adição de clientes em novembro; companhia está preservando caixa? Entenda

O volume de adições líquidas da Desktop em novembro registrou mais uma desaceleração. Veja recomendação de investimento.

Por Ruy Hungria

09 jan 2025, 15:12 - atualizado em 09 jan 2025, 15:12

Imagem: iStock/ Jinda Noipho

A Anatel divulgou os dados de acesso de novembro de 2024, mostrando mais uma desaceleração de adições da Desktop (DESK3). A companhia apresentou um crescimento de +8 mil conexões líquidas, alta de +0,7% sobre a base do último mês. 

Como podemos notar no gráfico abaixo, novembro foi o terceiro mês consecutivo com menos de 10 mil adições líquidas para Desktop, mostrando uma clara redução face ao período entre abril e agosto. 

Fonte: Anatel. Elaboração: Empiricus Research.

Desktop ainda é destaque de crescimento

Antes de continuar, vale a pena ressaltar dois pontos que nos parecem importantes. O primeiro é que, mesmo com a desaceleração, Desktop ainda é a ISP que mais cresceu nos 11 primeiros meses de 2024. Além disso, em novembro as outras ISPs continuaram crescendo em um ritmo parecido com o dos últimos meses, sem grandes sinais de desaceleração. 

Ou seja, mesmo com sua área comercial azeitada, e mesmo com demanda estável no mercado de fibra, as adições da Desktop caíram nos últimos meses, o que nos parece estar relacionado a uma escolha da própria companhia, muito provavelmente por conta da piora das condições macro.

Companhia opta por preservar caixa em ciclo de alta de juros

Com a perspectiva de juros aumentando e provável desaceleração da atividade pela frente, Desktop parece ter optado pela preservação de caixa, o que entendemos ser a melhor decisão no momento.

Ademais, vale lembrar que parte desse menor crescimento pode ser compensado por um aumento marginal no segmento B2B, que tem maior rentabilidade e não precisa de investimentos adicionais relevantes em infra. 

Em um ambiente deteriorado e que pode piorar ainda mais, vemos a estratégia de desaceleração como acertada, e mostra mais uma vez a qualidade da gestão. Por apenas 5,5x preço/lucros e 3x valor de firma/ebitda esperado para 2025, DESK3 permanece na carteira recomendada da Empiricus Research.

Para o mês de janeiro, os analistas da Empiricus separaram uma lista com 10 ações recomendadas para investir que pode ser conferida gratuitamente no relatório disponível neste link.

Sobre o autor

Ruy Hungria

Bacharel em Física formado na Universidade de São Paulo (USP), possui MBA de Finanças na Fipe e iniciou a carreira no mercado financeiro em 2011, na própria Empiricus Research. Está à frente da série da casa focada em opções desde 2018, além de contribuir na elaboração e decisões de investimentos nas séries da Empiricus focadas em microcaps e dividendos, além de fazer o acompanhamento de companhias de diversos setores, com mais foco em Utilities e Oil & Gas. Desde o início de 2020 é colunista do portal Seu Dinheiro.