Investimentos

Melhores momentos do Giro do Mercado: FIIs, diretoria do BC, inflação americana e Itaú ‘humilhando’ concorrência no 1T23

Dentre os destaques da semana do programa ao vivo comandado por Paula Comassetto estão a alta do Ifix em abril e a escolha de Gabriel Galípolo para o Banco Central

Por Nicole Vasselai

12 maio 2023, 13:26 - atualizado em 12 maio 2023, 13:27

A segunda semana de maio foi recheada de acontecimentos macro e microeconômicos importantes. 

O mercado assistiu à chegada de Gabriel Galípolo ao Banco Central como novo diretor de política monetária, à queda da inflação americana de abril e à divulgação dos resultados trimestrais de Itaú (ITUB4) e de Vivo (VIVT3)

Além disso, depois da primeira alta do Ifix em um mês de 2023, é hora de avaliar se estamos em um “momento de virada” para os fundos imobiliários de tijolos.

Para contextualizar cada um desses assuntos para o investidor pessoa física, Paula Comassetto convidou especialistas da Empiricus Research para as edições do Giro do Mercado, apresentado ao vivo no YouTube da Empiricus.  

Se você perdeu alguma delas, te convido a conferir a seguir um resumo dos destaques da semana. 

Estamos em um ‘ponto de virada’ para os FIIs de tijolos? 

Em abril, o Ifix (índice de referência dos fundos imobiliários) registrou sua primeira alta em uma janela mensal de 2023, com valorização de 3,52%. O destaque ficou por conta dos fundos imobiliários de tijolos – aqueles que investem em galpões logísticos, lajes corporativas, shoppings, hotéis, entre outros. 

O que explica esse movimento? Será que estamos diante de um ponto de virada para esses FIIs?

Na edição de segunda-feira (07/05) do Giro do Mercado, Caio Araújo, analista da série Renda Imobiliária, destrincha os principais fatores por trás dessa alta do índice. 

Além disso, no mesmo programa, Paula Comassetto convida Larissa Quaresma, analista da série Carteira Empiricus, para comentar os brilhantes resultados de Itaú (ITUB4) no 1T23. O banco ‘humilhou’ a concorrência e entregou números equivalentes a dois Bradescos. Neste momento vale a pena ter as ações na carteira?

Confira a seguir:

Como o novo diretor do BC poderá influenciar as decisões de política monetária e como ficam seus investimentos

Nesta semana, o ministro da Fazenda Fernando Haddad, indicou Gabriel Galípolo para ocupar uma das cadeiras da diretoria do Banco Central. O economista deverá assumir a Diretoria de Política Monetária.

A notícia impactou diretamente o mercado, que especula uma possível queda da taxa Selic.

Diante disso, o analista Matheus Spiess, da equipe de Felipe Miranda, comentou sobre o assunto, e explicou como o novo diretor influencia a economia política, e consequentemente, as próximas decisões sobre a taxa de juros.

E não é só isso. Spiess também aborda o cenário atual dos ativos de risco, e quais são as expectativas para os próximos meses.

Assista ao trecho do programa de terça-feira (10) sobre esse tema:

Inflação americana desacelera em abril: queda veio para ficar?

O Federal Reserve divulgou os dados do CPI (IPCA dos Estados Unidos) na última quarta-feira (10), que registrou uma desaceleração de 0,1%. Pelo décimo mês seguido o índice que mede o preço aos consumidores nos EUA registrou queda. 

No Giro dos Mercados, o analista Enzo Pacheco, da equipe de investimentos internacionais da Empiricus Research, comenta o resultado da inflação americana e traz perspectivas para os investimentos lá fora. 

Será que agora o FED vai interromper o ciclo de altas?

Para assistir ao conteúdo completo, clique aqui:

Vivo (VIVT3) fechou 1T23 com R$ 835 mi de lucro; vem mais dividendos por aí?

A Telefônica Brasil, dona da Vivo (VIVT3), registrou lucro líquido de 835 milhões de reais no primeiro trimestre deste ano, um aumento de 11,3% frente ao mesmo período de 2022.

Mas a grande expectativa dos investidores é sobre os dividendos. Será que o crescimento no lucro vai respingar para os acionistas?

Para Ruy Hungria, analista da série Flash Trader, sim. No programa da última quarta-feira (10), o analista comenta sobre os resultados positivos da operadora, e defende que os investidores também serão beneficiados. 

Para ele, apesar dos últimos trimestres não terem sido os melhores da companhia,a companhia ainda é uma das maiores pagadoras de proventos da Bolsa brasileira, e inclusive, tem ótimas expectativas para este e o próximo ano. 

Confira a fala do especialista: 

Bom, e, além de Vivo, os analistas da Empiricus Research gostam de outras cinco ações que pagam ‘gordos’ dividendos. Clique aqui para saber os tickers. 

‘Memecoins’ vão derrubar o Bitcoin?

No Giro do Mercado desta sexta-feira (12), o analista de cripto Paulo Camargo comenta o congestionamento na rede do Bitcoin por conta dos recém criados tokens do padrão BRC-20. Ao longo da semana a moeda já caiu quase 10%. 

Ainda nesta edição, Ruy Hungria fala sobre os dividendos bilionários da Petrobras (PETR4). A companhia anunciou que irá distribuir R$ 24,6 bi aos acionistas. Contudo, a petroleira apresentou queda de mais de 14% no lucro líquido na comparação anual. Será que vale a pena investir? 

Para descobrir, assista por aqui:

Semana que vem tem mais Giro do Mercado! 


Não deixe de acompanhar no canal da Empiricus.

Sobre o autor

Nicole Vasselai

Editora do site da Empiricus. Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero, com MBA em Análise de Ações e Finanças e passagem por portais de notícias e fintechs.