Times
Investimentos

Dividendos: Gerdau (GGBR4) ‘recupera’ valor bilionário e analista vê possibilidade de mais proventos

Apesar do momento ruim para o setor de siderúrgicas, notícia positiva aumenta expectativa por dividendos da Gerdau; saiba mais

Por Juan Rey

03 set 2024, 12:00

gerdau GOAU4 GGBR4 dividendos

Imagem: Divulgação Gerdau e Freepik / Montagem: Empiricus

A Gerdau (GGBR4) anunciou na última quarta-feira (28) que conseguiu reaver o montante de R$ 1,77 bilhão em depósitos judiciais que foram feitos entre 2009 e 2017, enquanto a companhia discutia com a Fazenda a exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS/Cofins.

Segundo Ruy Hungria, analista da Empiricus, a notícia é relevante (trata-se de um montante equivalente a quase 5% do valor de mercado da companhia) e ajuda a melhorar a perspectiva de remuneração aos acionistas.

“Com uma alavancagem já bastante controlada, não vemos grandes benefícios para a companhia em reter esse montante, o que significa que devemos ver boa parte desses recursos distribuídos na forma de dividendos ou então utilizados no recém lançado programa de recompra de ações, que compreende 5% das GGBR4”.

Fonte: Gerdau. 

Apesar do cenário desafiador para as siderúrgicas devido à “enxurrada de aço chinês no Brasil”, o analista vê as ações da Gerdau negociadas com “pessimismo exagerado” (4x Valor da Firma/Ebitda), o que abre espaço para “surpresas positivas”.

Por conta do preço atrativo da ação aliado ao bom pagamento de proventos, a Gerdau faz parte da carteira das 5 melhores pagadoras de dividendos para comprar agora, segundo a Empiricus.

Além de Gerdau (GGBR4): conheça as outras 4 melhores pagadoras de dividendos para comprar agora

Todos os meses, o analista Ruy Hungria seleciona em um relatório as cinco melhores ações da bolsa que unem o melhor dos dois mundos:

  • Ganho de capital; e
  • Dividendos

São ações que, além de gerarem muito caixa e se destacarem pelos proventos, estão em pontos de entrada atrativos e possuem gatilhos para valorização.

Desta forma, o investidor pode ser remunerado tanto com a valorização das ações quanto com o dinheiro “pingando” na conta através dos dividendos.

Vale destacar que Ruy Hungria é responsável, junto ao co-fundador da Empiricus, Rodolfo Amstalden, pela carteira de dividendos da casa, que já rendeu quase 160% do Ibovespa desde a criação, em 2014, até 1º de agosto deste ano.

Como você sabe, a Gerdau é uma das selecionadas para comprar agora. A boa notícia é que você pode conhecer as outras 4 de forma 100% gratuita, como uma cortesia da Empiricus.

Para acessar o relatório com as ações é simples, rápido e gratuito: basta clicar aqui ou no botão abaixo e deixar o e-mail em que deseja receber as informações. Bons investimentos!

Sobre o autor

Juan Rey

Jornalista pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Contato: juan.rey@empiricus.com.br