Times
Investimentos

As 10 ações que mais se valorizaram em julho: três incorporadoras e duas petrolíferas estão na lista; confira

No ranking das maiores altas do Ibovespa em julho, estão principalmente ações de incorporadoras e de empresas ligadas a commodities, como petróleo e aço.

Por Equipe Empiricus

01 ago 2023, 10:23 - atualizado em 01 ago 2023, 10:48

Imagem da tela de um computador com gráficos para representar como declarar venda de ações no Imposto de Renda (IR). carteiras da empiricus ibovespa

Em geral, julho foi bastante positivo para os ativos de risco. Com muita volatilidade no caminho, o Ibovespa, principal índice da Bolsa, encerrou o mês com uma alta de 3,27%, próximo dos 122 mil pontos. Dentre as maiores valorizações do índice em julho de 2023 estão ações de construtoras e ações ligadas a commodities, como petróleo e aço.

Segundo Matheus Spiess, analista da Empiricus Research, o bull market da Bolsa se deve muito à melhora nas perspectivas macroeconômicas, como o andamento da Reforma Tributária e o aumento das chances de haver um corte de 50 pontos-base na taxa Selic em agosto diante do alívio nos dados de inflação.

Além disso, o ambiente das commodities deu uma leve melhorada no mês passado, depois de algumas semanas de baixa. O petróleo, por exemplo, valorizou quase 16% em julho, o maior ganho mensal em um ano e meio.

Top 10: veja o ranking das 10 ações que mais subiram em julho

A seguir, você pode conferir as ações que superaram a valorização do Ibovespa no mês.

RankingEmpresaTickerVariação (%)
1MÉLIUZ ONCASH327,70
2CARREFOUR ONCRFB322,5
3PRIO ONPRIO323,03
4MRV ONMRVE319,31
53R PETROLEUM ONRRRP319,14
6CYRELA ONCYRE318,33
7EZTEC ONEZTC317,96
8GERDAU PNGGBR416,67
9ÂNIMA ONANIM315,62
10CSN ONCSNA313,77

Méliuz (CASH3) lidera valorizações do Ibovespa em julho e já era recomendação da Empiricus Research

Méliuz (CASH3), startup brasileira com exposição ao varejo, à tecnologia e a finanças, subiu mais de 27% em julho.

Para o estrategista-chefe da Empiricus Research, Felipe Miranda, a valorização pode ter a ver com a melhora das perspectivas para a companhia diante do acordo comercial entre Méliuz e BV, iniciado no primeiro semestre. Na parceria, BV atuará como sócio financeiro da empresa.

Nesta outra matéria publicada recentemente, explicamos em detalhes como funcionará a operação e por que CASH3 pode vir a ter um dividend yield de 40% depois dela.

“O mercado espera que essa parceria acelere a oferta de serviços financeiros da Méliuz, ao mesmo tempo em que proporciona uma base de custos mais eficiente e geração de caixa mais rápida por meio de comissões recebidas por cartões/contas originados”, explica Felipe.

A ação faz parte da carteira Oportunidades de Uma Vida, da série Palavra do Estrategista, recomendada por Felipe Miranda.

Carrefour (CRFB3) disparou, mas Assaí (ASAI3) vale mais a pena

A rede Carrefour (CRFB3), dona do Atacadão, subiu mais de 20% em julho. A parte mais vigorosa da alta da ação veio logo após os resultados trimestrais divulgados pela companhia, mesmo com recuo no indicador de vendas mesmas lojas (SSS), devido à deflação dos preços de alimentos.

No entanto, dentro do setor, Fernando Ferrer, analista da Empiricus Research, prefere as ações de Assaí (ASAI3). A rede de atacarejo reportou resultados do 2T23 acima do esperado. A receita líquida veio 20% maior que no 1T23 e houve uma desalavancagem considerável em relação a períodos anteriores – principal destaque do resultado. A única linha não tão boa foi a de vendas mesmas lojas, que desaceleram em relação a períodos anteriores.

Negociando a menos de 11x os seus lucros projetados para 2024, o Assaí (ASAI3) está presente nas carteiras da Empiricus Research. 

Pelo terceiro mês consecutivo, as incorporadoras brilharam

MRV (Incorporação, Luggo e Urba) tem batido recordes. Desde maio, a ação da construtora está entre as 10 maiores altas mensais. Além de ter disparado mais de 20% em julho, no ano o papel sobe 88%.

Como já comentamos em outras matérias, na visão de Caio Araujo, analista da série Renda Imobiliária, o movimento pode estar associado ao retorno de incentivos do governo federal no programa habitacional Minha Casa Minha Vida em 2023 para incorporadoras. Além disso, o arrefecimento da inflação pode ter efeitos indiretos nos custos da construção civil.

Além dela, Eztec (EZTC3) e Cyrela (CYRE3) também subiram mais de 18% no mês.

Mas, dentre as três, a preferida do analista e recomendada pela Empiricus Research é a Cyrela, cuja prévia dos resultados operacionais do 2T23 veio acima das expectativas do mercado.

A companhia surpreendeu com o lançamento de 17 empreendimentos no trimestre, totalizando um Valor Geral de Vendas (VGV) de R$ 3,5 bilhões. Isso representa um aumento de 51% na comparação anual. Se considerarmos apenas a participação da Cyrela, excluindo as permutas, o VGV foi de R$ 2,5 bilhões, 52% acima do mesmo período do ano anterior e 190% acima do 1T23.

“Apesar da alta de pouco mais de 60% no ano, as ações da Cyrela negociam a um múltiplo P/B de 1,1 vez e um P/E de 8,4 vezes para 2024, o que consideramos atrativo”, afirma o analista.

Para participar das próximas altas, em quais ações investir em agosto?

É inevitável olharmos para o mês que se encerrou visando entender como as altas do Ibovespa espelham a cabeça do investidor. Mas, rentabilidade passada não garante que aconteça de novo no futuro. Além disso, muitos dos papéis que subiram já estão caros para serem comprados agora.

Por isso, todo mês a Empiricus Research atualiza sua lista de ações recomendadas para investir de acordo com os setores com maior potencial à frente.

Para acessar gratuitamente a lista completa, clique no link abaixo:

Sobre o autor

Equipe Empiricus

A maior equipe de análise de investimentos do Brasil, 100% dedicada a te ajudar a encontrar as melhores oportunidades de investimento.