Há algum tempo a Empiricus Research vem alertando os investidores sobre a importância de ter petróleo na carteira.
Depois de uma forte alta da entre julho e setembro e uma posterior desvalorização de cerca de 11% na semana passada, a commodity voltou a subir com a eclosão da guerra Hamas-Israel.
Na segunda-feira (9), primeiro pregão após o início do conflito, o petróleo brent (cru) apresentou alta de 4,2% e encerrou o dia acima dos US$ 88.
Por conta disso, as petroleiras listadas em bolsa dispararam. A estatal Petrobras (PETR4) avançou 4,3% na segunda-feira, enquanto as juniores Prio (PRIO3) e 3R Petroleum (RRRP3) dispararam 8,7% e 6%, respectivamente.
Nesta terça-feira (10), as ações continuam o movimento positivo – exceto PRIO3, que caía por volta das 16h30.
- [Carteira recomendada] Conheça as 10 ações recomendadas pela equipe da Empiricus Research para buscar lucros na bolsa nos próximos meses. Clique aqui para acessar o relatório gratuito.
Por que o petróleo disparou?
Segundo a analista Larissa Quaresma, da Empiricus Research, a commodity disparou porque entrou em cena a probabilidade, ainda que pequena, de uma disrupção na cadeia global de petróleo.
Embora nenhuma das partes envolvidas diretamente no confronto sejam produtoras, exportadoras ou transportadoras importantes da commodity, o Irã, país vizinho, tem uma região responsável por cerca de 20% do comércio mundial de petróleo cru.
Caso o Irã – ou algum país próximo pertencente à cadeia – se envolva de alguma forma na guerra, pode haver uma ruptura no mercado global de petróleo.
“Não necessariamente pela destruição física da região, mas por conta de sanções, como ocorreu com a Rússia. No caso de Israel e Palestina não parece ser, por hora, uma ameaça real à cadeia de petróleo”, avalia Larissa.
Até o momento, o Irã nega a pretensão de se unir ao Hamas. A redução dessa probabilidade pode ser um dos fatores que justificam o leve recuo da commodity nesta terça-feira.
Ainda assim, a analista ratifica a importância de ter petróleo na carteira de investimentos como uma forma de proteção ao cenário de novos conflitos geopolíticos ou da volta da inflação.
“Quando o petróleo sobe você tem uma origem de surtos inflacionários. É uma commodity que tem o poder de dispersão muito grande sobre o nível de preço em vários tipos de produtos e serviços”, explicou.
RRRP3 e IYE: as recomendações da Empiricus Research
Para auxiliar o investidor que ainda não tem óleo no portfólio, a analista apresentou duas opções: as ações da 3R Petroleum (RRRP3) e o ETF de energia iShares US Energy (IYE), que tem uma série de petroleiras globais no seu portfólio.
“Essas duas posições juntas, cada uma com outros vetores além do petróleo, tendem a acompanhar em menor ou maior grau a oscilação do barril”.
- ONDE INVESTIR EM OUTUBRO? Analistas da Empiricus Research revelam suas principais recomendações para o mês em entrevista completa. Assista agora: