Investimentos

Eletrobras (ELET6) discute número de cadeiras da União no Conselho de Administração e mais dois acordos; confira quais são

A Eletrobras (ELET6) divulgou em fato relevante os três acordos em negociação com a União; veja quais são eles.

Por Ruy Hungria

02 ago 2024, 11:10 - atualizado em 02 ago 2024, 11:10

Eletrobras (ELET3, ELET6)
Imagem: Divulgação

Nesta semana, a Eletrobras (ELET3/ELET6) divulgou um fato relevante informando a prorrogação das tratativas com a União por mais 45 dias. 

Lembrando que as partes começaram as negociações no início do ano, e elas já haviam sido prorrogadas anteriormente, mas por um prazo bem maior, de 90 dias na época. Esse é um sinal importante, pois o menor prazo indicado desta vez pode indicar que as partes estão mais perto de chegar a um acordo. 

O que são as negociações da Eletrobras (ELET6) com a União?

Desta vez, a Eletrobras explicitou no fato relevante todos os três temas que estão em negociação. 

O primeiro é o número de assentos da União no Conselho, que não deve passar de 30% e o governo continuaria com a limitação de 10% dos votos em assembleia de acionistas. 

O segundo tema diz respeito a uma possível antecipação dos recursos da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) da companhia em benefício do governo, e o que está em negociação é o desconto que a Eletrobras poderia obter adiantando esses recursos.

Por fim, o terceiro tema diz respeito a uma possível venda da participação da Eletrobras na Eletronuclear, o que tiraria a responsabilidade da companhia em eventuais aportes futuros em Angra 3, o que tem sido uma das grandes preocupações do mercado devido ao Capex elevado.

Eletrobras pode chegar a acordo em breve

Todos os temas sobre as negociações já tinham circulado em reportagens, mas o fato de terem sido explicitados pela companhia desta vez também deixa indícios de que as partes estão mais próximas de um acordo. 

Há mais de um ano as discussões com o governo têm pesado e atrapalhado o desempenho das ações da Eletrobras. Por esse motivo, vemos no acordo um potencial gatilho para que ELET6 volte a acompanhar mais de perto os fundamentos, que seguem evoluindo.

Por apenas 6x Valor da Firma/Ebitda, a Eletrobras segue na carteira recomendada pelos analistas da Empiricus para buscar dividendos. Neste relatório gratuito, são apresentadas 5 ações de empresas com modelos de negócio resilientes e que têm tudo para pagar ótimos dividendos este ano, segundo analistas da Empiricus Research. Clique aqui para acessar.

Sobre o autor

Ruy Hungria

Bacharel em Física formado na Universidade de São Paulo (USP), possui MBA de Finanças na Fipe e iniciou a carreira no mercado financeiro em 2011, na própria Empiricus Research. Está à frente da série da casa focada em opções desde 2018, além de contribuir na elaboração e decisões de investimentos nas séries da Empiricus focadas em microcaps e dividendos, além de fazer o acompanhamento de companhias de diversos setores, com mais foco em Utilities e Oil & Gas. Desde o início de 2020 é colunista do portal Seu Dinheiro.