Times
Investimentos

Empiricus amplia exposição à ação do petróleo que é favorecida pela alta do dólar; veja carteira recomendada

Petroleira tem quase toda sua receita dolarizada e teve peso aumentado na carteira com 10 ações para comprar em julho

Por Bruna Martins

04 jul 2024, 14:00

petroleira petróleo ação ações bolsa dólar
Petróleo e alta do dólar (Imagem: Montagem Canva Pro)

O dólar não para de renovar máximas. No momento em que escrevo esta matéria, a moeda americana sobe novamente e atinge os R$ 5,70, após novas falas do presidente Lula na manhã desta terça-feira (2). 

Em razão dessa alta do dólar, a Empiricus Research, casa de análise do grupo BTG Pactual, decidiu aumentar a exposição a uma petroleira que é favorecida pela valorização da moeda na sua carteira de 10 ações para comprar em julho.

Segundo a analista Larissa Quaresma, que faz a seleção dos papéis, essa é uma produtora independente de óleo que tem quase toda a sua receita dolarizada – e que, por isso, se beneficia operacionalmente do câmbio valorizado. 

Com o objetivo de potencializar a geração de lucros com investimento nesse portfólio, a analista então aumentou para 10% o peso desse papel na carteira de ações recomendadas para comprar em julho. 

Você pode conferir a tese completa de investimento de forma gratuita clicando aqui – ou veja mais detalhes sobre o papel abaixo.

DE GRAÇA: VEJA EM QUAL PETROLEIRA INVESTIR PARA SURFAR A ALTA DO DÓLAR

A petroleira que você precisa ter na carteira agora, com a alta do dólar

A empresa que teve sua parcela de exposição aumentada na carteira recomendada da Empiricus foi a Prio (PRIO3). Ela é a maior produtora de óleo independente do Brasil, operando exclusivamente no upstream – ou seja, sem atividades de refino. 

A Prio produz cerca de 100 mil barris de óleo por dia, com um robusto nível de eficiência em custos, segundo Larissa Quaresma.

O ponto-chave é que a maior parte dessa produção é exportada – o que torna sua receita quase 100% dolarizada e, por consequência, com potencial de crescimento em momentos de alta do dólar (como o atual).

Nível de produção pode aumentar ainda mais nos próximos meses; entenda

O que já é bom, na visão de Larissa Quaresma, tem a chance de melhorar ainda mais nos próximos meses. 

Acontece que um gatilho importante pode destravar um maior nível de produção da Prio (PRIO3): a expectativa de que o Ibama ceda a licença necessária para que a companhia opere em escala comercial o campo de Wahoo, na parte capixaba da Bacia de Campos.

O potencial é de que mais de 125 milhões de barris de petróleo sejam produzidos com a exploração do pré-sal no campo de Wahoo. 

“Uma vez operando em sua capacidade máxima, a Prio deve aumentar sua produção em 40%”, estima a analista da Empiricus Research. 

É claro: maior produção deve acarretar uma maior exportação e, com isso, uma geração ainda maior de receitas dolarizadas para a empresa. 

Além disso, Larissa Quaresma também ressalta que, à medida que a produção aumentar, os custos de extração serão diluídos – melhorando a rentabilidade, reduzindo a alavancagem e, em última instância, ampliando a geração de caixa da companhia.

Nesta terça, o Ibama informou que a Prio atendeu grande parte das sugestões na Avaliação Técnica feita no campo de Wahoo. No entanto, ainda falta o atendimento a algumas exigências para que, finalmente, o licenciamento seja aprovado.

Vale lembrar que o Ibama anunciou greve geral a partir de quinta-feira (4), e que ainda não está claro se o licenciamento poderá ser concluído antes disso ou se a agência terá capacidade de emitir licenças ambientais durante a paralisação.

PRIO3 é uma das 10 melhores ações para comprar em julho – libere seu acesso à carteira completa

A Prio (PRIO3) é a única companhia do setor de petróleo presente na carteira de 10 ações para investir em julho, segundo a Empiricus.

Isso a coloca na frente de outras empresas, como Petrobras (PETR4) e 3R Petroleum (RRRP3), que não estão tão atrativas assim para o investidor agora, na visão da analista.

Mas vale lembrar que PRIO3 é apenas uma das recomendações feitas pela analista Larissa Quaresma. 

Para você ter uma ideia, a carteira conta ainda com uma grande rede de shoppings centers que acaba de concluir um negócio milionário: a venda de participações em dois shoppings de São Paulo, com arrecadação total de R$ 205 milhões

Segundo Quaresma, esse valor “surpreendeu positivamente”, e ela avalia que a transação fez com que o portfólio restante da companhia negocie a um valuation mais barato ainda – ao ter vendido ativos por um múltiplo mais alto do que o portfólio como um todo já negociava.

Por isso, essa gigante dos shoppings centers, que acumula queda de -12% na bolsa em 2024, é uma das grandes oportunidades de investimento em julho, junto com a Prio (PRIO3). 

Para conferir o nome + ticker da companhia, tudo o que você precisa fazer é clicar aqui ou em qualquer link desta matéria. Graças a uma cortesia da Empiricus Research, você pode acessar gratuitamente a carteira com 10 ações para comprar em julho.

Essa é a sua chance de conhecer agora as “gigantes” da indústria brasileira que estão negociando barato na bolsa e que ajudam a proteger o seu patrimônio neste momento da economia. 

Clique no botão abaixo para receber a carteira no seu celular dentro de alguns minutos:

Sobre o autor

Bruna Martins

Jornalista formada pela Universidade de São Paulo (ECA-USP) e redatora dos portais Seu Dinheiro, Money Times e Empiricus. Já foi repórter do Metro Jornal SP e colaborou para Casa Vogue, além de ter experiência em comunicação corporativa e assessoria de imprensa.