Investimentos

Empiricus vendeu R$ 20,8 milhões em 7 dias com um PDF e teve retorno de 2.790%; Saiba como funcionou a maior campanha de marketing digital do ano

Além de revelar todos os detalhes do lançamento que parou a internet no último mês de agosto, a Empiricus oferece 4 aulas gratuitas sobre sua estratégia de marketing e vaga para aluno com salário inicial de até R$ 25 mil; entenda

Por Letícia Camargo

16 set 2021, 13:42

A última grande campanha lançada pela maior casa de análise financeira do país, a Empiricus, foi matadora. Ela vendeu R$ 20 milhões em 7 dias, para um investimento em marketing de R$ 720 mil entre ações de tráfego pago, remarketing e parcerias externas. Em outras palavras, a empresa teve 2.790% de ROI, isto é, retorno sobre investimento.

Trata-se do maior lançamento feito na história da empresa, com o melhor resultado já visto. Mas o que talvez poucas pessoas saibam é que este ROI impressionante só foi possível graças a um modelo de negócios inovador, adotado há 6 anos pela Empiricus. Ele é conhecido mundialmente, é responsável por gerar milhões de reais com vendas online a empresas de diferentes nichos e pode mudar totalmente o patamar de um negócio, ainda que embrionário.

Não sabe que modelo de negócios é esse? Estou falando do marketing digital da Empiricus. Ele é capaz de tornar qualquer produto atrativo ao consumidor. O negócio da Empiricus é vender informação. Ou seja, a empresa conseguiu o sucesso com uma estratégia de marketing para vender simplesmente “PDFs” com relatórios de investimento. Veja abaixo o print do relatório que trouxe um faturamento de R$ 20 milhões para a Empiricus: 

Relatório de analista revela quais são as 5 criptomoedas para buscar R$ 1 milhão. Imagem: Reprodução Empiricus

O lançamento sobre o qual lhe contei acima foi realizado entre agosto e setembro deste ano e girava exatamente em torno disso:

Cinco criptomoedas para alcançar um milhão de reais. Essa foi a Big Idea, isto é, a ideia central de todo o lançamento que a casa de análise financeira fez. Em uma transmissão totalmente gratuita e ao vivo no dia 30 de agosto, a Empiricus revelou como investir nas moedas digitais que um dos analistas da casa, o André Franco, enxerga potencial para gerar um patrimônio milionário. O infoproduto à venda era o relatório com as indicações:

 

Transmissão ao vivo com Caio Mesquita, sócio-fundador da Empiricus, revela as cinco criptomoedas para buscar R$ 1 milhão. Imagem: Reprodução

Na data da transmissão, a Empiricus alcançou 7 mil telespectadores simultâneos, o maior número já registrado em lives da casa de análise financeira. E, devido à ansiedade do público em descobrir quais eram as criptomoedas milionárias, em apenas duas horas do lançamento da série, houve cerca de R$ 8 milhões de vendas, mesmo com a instabilidade do site, que ficou fora do ar por cerca de 40 minutos devido à alta demanda.

Aposto que você está se questionando como isso foi feito. Bom, a Empiricus é reconhecida hoje, além de maior casa de análise financeira do Brasil, como um dos principais cases de digitalização de negócios e monetização online do mundo. O que quer dizer que ela sabe exatamente como vender produtos e serviços na internet, sejam eles quais forem.

Para alcançar os R$ 20 milhões de faturamento em apenas 7 dias, a empresa utilizou uma estrutura robusta de marketing digital. Foi preciso mobilizar 7 equipes da casa para conseguir colocar de pé uma campanha dessa dimensão:

  • Copy: equipe responsável por desenvolver os materiais vendedores como a própria carta de vendas, anúncios e e-mails. É aqui onde são criadas as Big Ideas que dão origem aos lançamentos;

  • Análise: equipe responsável pela análise de investimentos da casa. O analista é a “cara” da campanha e quem elabora o produto final (o relatório de investimento);

  • Tráfego pago: equipe encarregada de comprar mídia online nos mais diferentes canais como Google Ads, Instagram, Facebook, LinkedIn, entre outros;

  • Branded Content: equipe responsável pela produção de “publiposts”, ou seja, conteúdo orgânico que é distribuído em portais de notícias parceiros e convida interessados a participarem do lançamento;

  • Audiovisual: equipe encarregada da gravação de anúncios e carta de vendas em vídeo;

  • Social Media: equipe que distribui conteúdos relacionados ao lançamento nas redes sociais da Empiricus como Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn;

  • BI (do inglês, Business Intelligence): é a parte da empresa responsável pela coleta, análise, armazenamento, tratamento e aplicação de dados.

Do lead ao checkout: as fases de um mega lançamento de marketing digital

A organização da campanha envolve diferentes fases. A primeira delas é conhecida no mercado de marketing como “captação de leads”, o que nada mais é do que conseguir formar um grupo de pessoas interessadas no produto (lista de email, grupo no whatsapp ou Telegram, por exemplo). Essas pessoas são convidadas a participar de um evento online, que é o grande dia do lançamento.

Foram cerca de duas semanas de trabalho com objetivo de captar o maior número de interessados possível. No total, o número de inscritos para o dia do lançamento foi de 141 mil pessoas, que chegaram até a Empiricus por meio da produção de 100 tipos de anúncios e conteúdos diferentes, que se dividiram em:

  • 26 vídeos no Instagram Feed e Reels;

  • 16 versões de stories para captação;

  • 15 publieditoriais (branded contents) para portais internos e externos;

  • 29 peças de GDNs (espaços publicitários no Google Ads); e

  • 17 vídeos no Youtube.

Para contar ainda mais detalhes de como foi esse lançamento e da estratégia de marketing digital da Empiricus, o Roberto Altenhofen, que é o CMO (chief marketing officer) da Empiricus, disponibilizou  aulas 100% online e 100% gratuitas (uma delas é sobre esse case). 

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‘A profissão do futuro’: marketing digital é a chave do sucesso de qualquer negócio – independente do porte ou segmento

Como você viu acima, trabalhar com marketing não é coisa para amadores. Mas saiba que esse resultado não é algo exclusivo da Empiricus. Você também pode alcançar resultados milionários para o seu negócio, mesmo que ainda não tenha nenhum tipo de experiência ou conhecimento na área. 

E o momento tornou esse conhecimento ainda mais importante. Afinal, após a pandemia do coronavírus, as vendas na internet dispararam e, mesmo aqueles que nunca tinham feito uma compra virtual na vida, hoje estão inseridos na “febre” do e-commerce:

Manchete diz que o Brasil é campeão mundial de downloads de aplicativos de e-commerce durante a pandemia do coronavírus. Imagem: UOL

Hoje a internet é o maior mercado do mundo e 96% dos brasileiros buscam por empresas no Google antes de ligar para elas ou visitá-las, de acordo com pesquisa da própria plataforma. Diante disso, o aumento da competição pelo espaço e atenção dos consumidores na internet será inevitável nos próximos anos. Então ou você está bem posicionado, com uma estratégia de vendas completa, ou você “morre”.

Empiricus foi da falência a R$ 2 bilhões faturados com PDFs: como isso foi possível?

Foi uma virada na estratégia de marketing que salvou a Empiricus. A empresa chegou à beira da falência antes de descobrir esse modelo de negócios. Se agora estamos falando de uma única campanha que vendeu R$ 20 milhões, antes de conhecer o marketing digital a Empiricus estava mal das pernas. Para você ter uma ideia, a meta do time era vender R$ 20 mil em móveis de escritório no Mercado Livre para que pudesse terminar o mês e pagar funcionários.

Hoje, ela conta com mais de 420 mil assinantes pagantes nas suas séries, que trazem conteúdo em texto, vídeo e áudio com informações sobre diversos nichos do mercado financeiro. Trata-se de um número superior ao de assinantes da Folha de S. Paulo e Estadão, os maiores canais de informação do país.

Nos últimos 6 anos, a casa de análise financeira faturou cerca de R$ 2 bilhões. Isso foi possível pois ela encontrou o jeito certo de vender, fazendo uso da internet como principal canal de vendas. Ela começou vendendo indicações de investimentos, e atualmente trabalha com infoprodutos ligados à política, marketing e até leilões de imóveis, seguindo sempre um mesmo método estruturado.

Mas, como dito anteriormente, a estratégia traçada pela Empiricus para vender produtos na internet não precisa ficar restrita aos investimentos. Na verdade, qualquer pessoa pode aplicar este mesmo modelo e obter sucesso vendendo infoprodutos, independentemente do nicho ou do conhecimento atual. 

Digo isso porque atualmente algumas formações estão sendo oferecidas para pessoas que desejam mudar completamente o patamar de suas empresas. Por isso, se você está insatisfeito com a quantidade de vendas que tem hoje e sente que poderia melhorar o ROI da sua empresa, aprender sobre marketing digital pode ser a oportunidade que você precisava.

E não digo isso apenas pela possibilidade de selecionar o nicho e especificidade de público que quer atingir, ou por aprender técnicas de escrita persuasiva para entrar na mente de seus clientes, entendendo suas dores e desejos. Mas principalmente pela chance de fazer as pessoas certas chegarem ao seu produto, gastando a menor quantia possível para isso.

Se quiser um resultado como este para o seu negócio, há uma formação com vagas abertas agora. Acontece que a Empiricus decidiu, pela primeira vez, revelar todas as suas estratégias em um MBA de Marketing Digital. Inicialmente, serão 4 aulas inteiramente gratuitas e online, que acontecerão de 20 a 27 de setembro

E, se você está buscando alavancar sua carreira na área de marketing, a Empiricus está se propondo a contratá-lo. É isso mesmo que você está lendo: os melhores alunos desta formação podem sair com uma vaga de trabalho na casa de análise com salário inicial de R$ 25 mil e até 6 dígitos de comissão.

Como eu já disse acima, em uma das aulas serão revelados os bastidores do último lançamento da Empiricus, que ocorreu no mês de agosto. A aula contará com erros e acertos cometidos pela casa de análise financeira para que ela atingisse o maior faturamento da sua história. 

Mas não só isso. As aulas trarão dicas práticas para você trabalhar com marketing digital no seu negócio ou em outro, com foco em performance. Você pode usar esses conhecimentos para vender qualquer coisa, para criar um programa do zero e até mesmo como renda extra.

ACESSE A ESTRATÉGIA DE MARKETING DIGITAL QUE FEZ A EMPIRICUS A FATURAR R$ 20 MILHÕES NO ÚLTIMO LANÇAMENTO (E CONCORRA A UMA VAGA DE TRABALHO COM SALÁRIO DE R$ 25 MIL)

Ela está fazendo isso pois, assim como diversas empresas da indústria 3.0, está em busca de novos talentos com potencial para gerar milhões de reais. E, quem sabe, este novo talento possa ser você:

“Se eu vejo um profissional desses por aí, eu agarro. Eu sei que esse cara pode mudar um negócio, assim como já mudou o meu. Por isso essas pessoas são tão bem pagas e hoje tem um mercado irrestrito procurando por elas. Em pouco tempo, essa será a profissão mais requisitada do mundo” – Roberto Altenhofen, CMO da Empiricus

Essa formação pode te dar uma vaga de trabalho com salário de R$ 25 mil e comissões variáveis de até 6 dígitos

O MBA de Marketing Digital que está sendo lançado pela Empiricus tem como objetivo ser o primeiro a formar profissionais com as técnicas mais eficazes do mercado. E a razão para que ele exista é simples: o marketing digital está sendo considerado por várias empresas ao redor do mundo como a “profissão do futuro”.

Ao mesmo tempo em que um mar de pessoas seguem desempregadas em diversas partes do Brasil, os profissionais que dominam técnicas de marketing digital recebem cada vez mais propostas de emprego de empresas gigantescas, de diferentes nichos. E não é exagero dizer que eles estão sendo disputados aos tapas… Afinal, são oferecidos salários “gordos”, com perspectiva de crescimento e comissões pelas campanhas realizadas. 

Estou dizendo isso pois, como dito anteriormente, ser um empresário não é a única forma de tirar proveito dos conteúdos deste MBA. Saiba que com esse treinamento você pode aplicar as estratégias aprendidas na empresa em que trabalha, criar uma empresa do zero, com você oferecendo esse tipo de serviço para outras pessoas ou pegar uma vaga de emprego em uma empresa em crescimento, que recentemente foi adquirida pelo maior banco de investimentos da América Latina, o BTG Pactual.

Os profissionais contratados pela Empiricus ganham salários fixos iniciais de R$ 25 mil. Isso sem contar as comissões por cada projeto bem executado, que pode chegar a ultrapassar os 6 dígitos. E, só para você ter certeza de que não estou falando mentiras aqui, no último lançamento da casa de análise o profissional responsável recebeu em torno de R$ 300 mil de comissão pelas vendas.

Ele foi efetivado na empresa no dia 9 de junho, há menos de 3 meses, e foi contratado a partir de uma formação como essa que estou te apresentando hoje. E, se você quiser ter a mesma oportunidade que ele, a porta de entrada é essa aqui: a formação totalmente online que irá prepará-lo para atuar com marketing digital e que pode lhe proporcionar uma empresa com faturamento milionário ou uma vaga de emprego com salário de R$ 25 mil mais comissões variáveis.

O aumento da competição e a profissionalização vão mudar totalmente esse mercado nos próximos anos. E mais do que simplesmente sobreviver a isso, você pode aproveitar a oportunidade para usar isso como trampolim e dar um salto na sua carreira ou no seu negócio.

A Empiricus está disposta a te ajudar nisso. Você terá a chance de conhecer, em 4 aulas totalmente gratuitas e online, uma série de cases que proporcionaram à casa de análise financeira o sucesso que ela possui hoje. E isso inclui os bastidores do que foi considerado o maior lançamento da história da empresa.

E não se engane: não é porque as aulas são gratuitas, que elas não são realmente boas. Na verdade, há conteúdos ali que podem dar ideias para que você já possa fazer o seu primeiro lançamento de sucesso. E ter resultados semelhantes ao que a casa de análise conquistou em 6 anos:

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Inscreva-se gratuitamente: essas 4 aulas 100% online e 100% gratuitas vão revelar as estratégias de marketing da maior casa de análise financeira do país 

Se ficou interessado em ter acesso à estratégia de marketing digital que fez a Empiricus faturar a quantia de R$ 20 milhões com um lançamento, saiba que você pode acessá-la de forma totalmente gratuita. Mesmo sem ter nenhum conhecimento prévio, você pode ter aulas com quem faz isso há anos e gera milhões, além de poder concorrer a uma vaga de trabalho na Empiricus com salário de até R$ 25 mil e comissões variáveis de até 6 dígitos.

Basta fazer a sua inscrição gratuita para o MBA de Marketing Digital, e você poderá ter acesso a:

  • 4 aulas inaugurais gratuitas com o CMO da Empiricus, Roberto Altenhofen (com certificado de participação);

  • Uma aula especial com os bastidores do último lançamento da casa de análise financeira, contando todos os erros e acertos para atingir os 2.790% de ROI;

  • Uma vaga de trabalho com salário inicial de até R$ 25 mil;

  • Comissões variáveis que podem chegar até 6 dígitos;

  • Uma formação 360º, que vai te dar todos os subsídios necessários para se tornar um profissional de marketing digital saindo do zero;

  • Uma certificado de pós-graduação reconhecido pelo MEC.

As 4 aulas gratuitas estarão disponíveis a partir do dia 20 de setembro, na próxima segunda-feira. Para assisti-las, basta acessar este link e efetuar o seu cadastro gratuito. Pode ficar tranquilo, você não terá que pagar nenhum centavo sequer para acessar essas aulas.

E por que isso? Bom, a Empiricus reconhece que trocar de profissão ou implementar um novo modelo de negócios em uma empresa pode ser motivo de “frio na barriga”. Por essa razão, a casa de análise decidiu abrir os primeiros conteúdos sem cobrar nada. Com isso, você pode entrar lá, assistir aos vídeos, conhecer melhor toda a proposta desta formação e só depois decidir se de fato quer seguir com o MBA em Marketing Digital.

Depois de tudo isso, eu honestamente não vejo motivos para que você não faça o seu cadastro para acessar os conteúdos gratuitos agora. Inscreva-se para receber as primeiras aulas sem nenhum tipo de compromisso no link abaixo:

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Sobre o autor

Letícia Camargo

Jornalista formada pela Universidade de São Paulo (USP), com passagem em agência de marketing digital.