
Imagem: Divulgação/Equatorial
A Equatorial (EQTL3) divulgou a prévia operacional do 4T24, com melhora dos números de todos os segmentos.
Na Distribuição da Equatorial, o segmento mais relevante para ela, a energia faturada cresceu +1,4% na comparação anual, para 14.084 GWh. Vale lembrar que, apesar de o aumento parecer tímido, ele aconteceu sobre uma base de comparação muito forte, dado que no 4T23 tivemos incidência de ondas de calor que provocaram um grande aumento na demanda.
Entre as distribuidoras da Equatorial, os grandes destaques foram as de Alagoas, Rio Grande do Sul e Amapá, com aumento de +6,0%, +6,1% e +8,7% respectivamente. Na ponta contrária, a distribuidora de Goiás mostrou queda de -2,2% na energia faturada, principalmente pelas menores temperaturas na comparação com o ano anterior.
As perdas consolidadas de energia da EQTL3 também mostraram melhora e chegaram a 17,5%, queda de -0,4 p.p. para o 3T24 e de -0,9 p.p. na comparação com o 4T23. No consolidado, as distribuidoras encontram-se 0,8 p.p. dentro dos limites regulatórios.
Renováveis e Saneamento da Equatorial também apresentam melhora em comparação com o 3T24
No segmento de Renováveis, a energia gerada aumentou +27,4%, para 1.560 GWh. Apesar da melhora, é importante destacar que as restrições (constrained-off) impactaram o volume em 263 GWh (17% da geração), ainda resultado da abordagem mais conservadora do ONS após o apagão em agosto de 2023.
Em Saneamento, depois de vários trimestres de evolução errática, finalmente começamos a notar uma melhora mais consistente dos números da Concessionária de Saneamento do Amapá (CSA). Na comparação com o 3T24, o número de ligações de água e esgoto cresceu +6,3% e +4% respectivamente. O volume faturado aumentou +2,3% em água e +3,3% em esgoto. O índice de cobertura de água melhorou 2 p.p., enquanto o de esgoto subiu 0,9 p.p.
Apesar de não trazer grandes surpresas, os números apontam para mais uma rodada de números sólidos. Por 7x valor da firma/ebitda, seguimos recomendando as ações EQTL3. Além dela, aproveite para conferir outras 9 ações para comprar agora e bater o Ibovespa em fevereiro, segundo a Empiricus Research.