Você já ouviu falar do “flippening”? Muito conhecida no mundo cripto, a expressão simboliza o momento em que o Ethereum (ETH) passará o Bitcoin (BTC) em valor de mercado.
Será que em 2023 o evento tão aguardado, principalmente pelos amantes do ETH, finalmente vai acontecer?
Atualmente há uma disparidade no valor em que os dois principais criptoativos do mundo são negociados. O Bitcoin fechou o domingo (15) cotado a $ 20.879,8, enquanto o Ether (ETH) encerrou o final de semana em $ 1.552,6.
Em termos de mercado, o Ethereum tem menos da metade do valor do Bitcoin. Como mostra o gráfico abaixo, de 9 de janeiro, 2018 foi o ano em que o valor de mercado das duas moedas mais se aproximou.
Para o head de cripto da Empiricus, Vinicius Bazan, os dois projetos não podem ser comparados diretamente sem ressalvas.
“Apesar de ambos serem criptoativos, estão em segmentos diferentes e compará-los cegamente seria o mesmo que comprar um banco a uma telecom com exatamente as mesmas lentes”, opina.
Questão de tempo?
Separando a diferença dos dois ativos e tratando exclusivamente do valor de mercado de cada um deles, o analista acredita que o flippening é questão de tempo.
“Quando avaliamos a gama de aplicações do sistema Ethereum e seu roadmap futuro, vejo mais aplicações podendo nascer no Ethereum e, comparativamente, a maior criação de valor”.
Ele acredita que os dois protocolos crescerão em 2023, com o ETH acelerando o valor de mercado em relação ao BTC.
“Não acho que veremos o flippening ainda em 2023, mas acredito que isso possa acontecer durante o próximo bull market, quem sabe em 2024 ou 2025”, vislumbra.
Ethereum já ultrapassou Bitcoin em algumas métricas
O analista lembra que o evento é aguardado há muitos anos por parte do mercado cripto. “Inclusive, passou-se a acompanhar não só os valores de mercado dos dois ativos, como métricas on-chain de utilização de seus protocolos”, afirma.
Em algumas dessas métricas, inclusive, o Ethereum já “flipou” o Bitcoin há um bom tempo. O volume de transações do Ethereum é quase 5 vezes maior, enquanto as taxas geradas em transações estão em mais de 17 vezes o valor reportado pelo Bitcoin.
Por fim, o analista pede atenção com dois movimentos que devem ocorrer ainda neste ano:
- A dominância do ETH em relação ao BTC deve crescer;
- caso as altcoins acompanhem o movimento do ETH, a dominância do Bitcoin em relação ao mercado deve cair.
Aguardemos as cenas dos próximos capítulos…