
Imagem: Divulgação/Eucatex
Com todos os receios sobre tarifas, vale a pena falarmos sobre a Eucatex (EUCA4), que tem cerca de 20% das suas vendas para os Estados Unidos.
Vale a ressalva de que muita coisa ainda é incerta, mas – em nossa leitura – os produtos da Eucatex, que já recebem uma tarifa de até 6%, passarão a receber a tarifa adicional de 10%, o que deveria elevar a alíquota para até 16%.
Em um cálculo simplista, para entregar o mesmo produto com o mesmo preço para o consumidor final, ela precisaria reduzir o preço de venda nos EUA em aproximadamente -9%. Ou seja, uma redução de -9% em uma parcela de 20% da receita representaria um impacto de aproximadamente 2% na receita consolidada da Eucatex.
- [Carteira recomendada] Conheça as 10 ações recomendadas pela equipe da Empiricus Research para buscar lucros na bolsa nos próximos meses. Clique aqui para acessar o relatório gratuito.
Reajuste de preços pode aliviar cenário para EUCA4
No entanto, esse efeito pode ser amenizado pelo reajuste de preços, já que a companhia pode tentar repassar os impostos para o consumidor final. Obviamente, isso é mais fácil na teoria do que na prática, mas existem dois outros pontos que parecem contribuir para esse cenário.
O primeiro está relacionado à falta de capacidade instalada dos produtores locais para atender à demanda interna, o que tende a manter a necessidade de importações de produtos de madeira.
O segundo está ligado aos concorrentes dos produtos brasileiros. Como você pode ver na imagem abaixo, na categoria “produtos de madeira”, o Brasil está bem abaixo de Canadá e China.

E como esses países estão sendo ainda mais afetados pelas tarifações, seus produtos tendem a perder mais atratividade/competitividade no mercado norte-americano, o que inclusive pode abrir espaço para mais vendas de produtos brasileiros, ainda que isso possa ser compensado por uma desaceleração da economia local.
De qualquer forma, mesmo que exista um cenário em que a companhia das ações EUCA4 possa ser beneficiada, neste momento o importante é entender que não se trata de um risco relevante para a tese.
Euxatex (EUCA4) segue como uma recomendação da carteira Microcap Alert, da Empiricus Research.