
Imagem: Divulgação/Eucatex
A última ata do Conselho de Administração da Eucatex (EUCA4) trouxe dois pontos curiosos, que inclusive foram identificados por alguns de nossos leitores.
Em um dos trechos da ata, é mencionado um acordo de confidencialidade assinado pela Eucatex. Em seguida, é informado que CEO e Vice-Presidente atualizaram os conselheiros sobre possíveis M&As que a EUCA4 está analisando.
Não conseguimos extrair grandes insights apenas com base nessas informações. Não sabemos, por exemplo, quantas empresas estariam sendo analisadas, se elas são grandes ou pequenas, nem o estágio dessas conversas.
Próximos passos da Eucatex
Fato é que esse tipo de atividade é muito comum no mundo corporativo, e muitas vezes essas aproximações não resultam em um deal de fato. Ou seja, não necessariamente teremos um M&A só porque isso é mencionado na ata.
Por outro lado, esse já pode ser um indício de que a piora relevante das condições macro desde o fim de 2024 está começando a sufocar algumas companhias com balanço estressado.
Como sempre gostamos de lembrar, o lado positivo de crises para as incumbentes é que elas tendem a sair ainda mais fortes, se aproveitando do espaço deixado por companhias menores que não conseguiram atravessar a tempestade.
Com um balanço saudável e alavancagem controlada (1x dívida líquida/ebitda), podemos começar a ver oportunidades interessantes aparecendo para a Eucatex nos próximos meses.
Além da Eucatex, descubra gratuitamente 10 ações em diversos setores da economia para buscar lucros em fevereiro com as recomendações da Empiricus Research. Clique aqui para acessar o relatório gratuito.