“A gente está vivendo uma daquelas mudanças de paradigmas no mercado de capitais global”, afirma Felipe Miranda, CIO da Empiricus Research. Durante live em seu Instagram nesta quinta-feira (8), o estrategista-chefe da casa falou sobre os destaques do noticiário financeiro desta semana e acredita que estamos diante de uma virada de chave econômica.
Alta de juros nos últimos três anos reduziu liquidez dos mercados emergentes
Na análise de Miranda, desde julho de 2021, o Brasil está passando por uma trajetória de juros ruim. “O que avançou foi basicamente o CDI, só ganhou dinheiro quem investiu em dólar ou títulos associados ao CDI”, relembra.
Com a alta da taxa básica de juros (Selic) de 2022 em diante, em paralelo com outros bancos centrais de países emergentes e desenvolvidos também subindo seus juros, o dinheiro dos investidores correu para os Estados Unidos.
“A corrida dos investidores para os EUA, pela segurança da economia americana, tirou a liquidez do mundo todo. E nesta época, as teses de crescimento recaiam sobre as big techs americanas”, recapitula Miranda.
A mudança de paradigmas do momento, segundo Felipe Miranda
Agora, o especialista acredita que o foco do mercado está mudando. “Estamos saindo da discussão de juros mais altos por mais tempo porque a inflação está alta para debater se é recessão [nos EUA] e quanto que deve ser cortado dos juros. O debate que era overheating [subida de taxa de juros] mudou completamente”, afirma.
Com essa virada, o mercado deve ver o dinheiro voltando para os mercados emergentes, acredita Miranda.
Enquanto isso, o setor próspero das big techs agora é diagnosticado pelo analista como uma bolha. “Já há uma bolha envolvendo inteligência artificial nos Estados Unidos. Quanto mais ela vai inflar ou quando vai estourar é a questão”, diz.
O analista justifica a situação em parte pelos gastos de capex (custo operacional, na sigla em inglês ): “com exceção de Tesla (TSLA34) e Amazon (AMZO34), os balanços não foram ruins, mas o capex com IA é um problema de gastos muito grande”.
- LEIA TAMBÉM: A temporada de resultados do 2T24 já começou; veja como receber análises gratuitas da Empiricus Research e saiba o que fazer com cada ação.
Ambiente deve melhorar para Brasil e demais emergentes
Países emergentes, como o Brasil e vizinhos sul americanos devem se beneficiar, aqueles que não tenham tido um desempenho recente impulsionado por IA, defende Miranda.
“O Brasil ainda é muito defasado na fronteira tecnológica e agora é um bom momento, que o mundo está saindo de tech para investir na velha economia – em companhias cíclicas e segmentos sensíveis à queda de taxa de juros”, aconselha o analista.
Neste cenário, Miranda acredita que o dólar deve convergir para o equilíbrio, em um câmbio mais próximo de R$ 4,90 a R$ 5,10. Além disso, ele reforça que a bolsa de valores brasileira está “barata” há bastante tempo.
“Até agora, não há indícios de uma recessão brutal nos EUA, e no contexto de uma recessão rápida, bolsas emergentes tendem a andar muito bem”, comenta. “Estou bastante animado porque acho que estamos diante de uma mudança dos últimos três anos que pode ser bastante importante”.
Resultado de Itaú (ITUB4) e Banco do Brasil (BBAS3)
De olho nos resultados trimestrais do setor financeiro, Miranda ainda ressalta que o Itaú Unibanco (ITUB4), que divulgou os dados nesta quarta-feira (7) entregou números muito bons.
Além disso, o Banco do Brasil (BBAS3) não teve uma performance tão boa, segundo o analista, apesar do lucro líquido no 2T24 estar em linha com o esperado. “O mercado pode começar a debater se não é um pico de earning e o investidor pode eventualmente migrar para ITUB4 ou BPAC11 com mais foco de quality. O BB ainda está em um bom nível, entregando um bom book e rodando acima do custo de capital, mas pode haver pressão vendedora para substituir por outras financeiras”, calcula Miranda.
Para conhecer as ações do setor financeiro e mais ativos da bolsa brasileira recomendados pela equipe da Empiricus Research, é só acessar este relatório gratuito. Aqui, você encontra as teses de Felipe Miranda e mais analistas da casa para buscar lucros na bolsa nos próximos meses.