Times
Investimentos

Felipe Miranda no Empiricus Asset Day: ‘Nem no país do futuro a gente consegue acreditar’

O analista-chefe e sócio da Empiricus realizou a abertura do evento da Empiricus Gestão que aborda Brasil, China e Inteligência Artificial.

Por Nicole Vasselai

29 maio 2024, 12:33 - atualizado em 29 maio 2024, 12:33

felipe miranda empiricus asset day (1)
Imagem: Divulgação/Empiricus

“A gente tinha uma ideia de que o Brasil seria o país do futuro, mas parece que esse futuro não chega nunca e nem no país do futuro a gente consegue acreditar”. Essas palavras são de Felipe Miranda, estrategista-chefe e co-fundador da Empiricus, na abertura do Empiricus Asset Day, evento da Empiricus Gestão que reúne, no auditório do BTG Pactual, grandes nomes do mercado financeiro – saiba mais nesta página.

Ao longo de toda a manhã, especialistas discutem: os impactos políticos no mercado financeiro; em que pé está a economia chinesa; e Inteligência Artificial, com o objetivo de identificar as oportunidades de investimento que emergem desses temas.

‘Brasil tem um problema estrutural e conjuntural’

Para Miranda, um dos destaques do evento é a participação de Fernando Schuler, cientista político, professor universitário e colunista da Veja e da Band.

“O Brasil tem um problema estrutural: a gente não vê ganho de produtividade há cerca de 40 anos, desde a década de 80. O PIB não cresce”, afirma o sócio da Empiricus.

“E o país tem, também, um problema conjuntural: estamos sem capacidade de pensar um projeto de desenvolvimento de Brasil. Então ter o Fernando Schuler aqui é interessante para pensar para onde vai a política brasileira nesse momento em que a gente ameaça perder um pouco da narrativa que a gente tinha”.

Entender China com quem mais entende dela

Além disso, Miranda destaca a presença de Hsia Hua Sheng, vice-presidente do Bank of China, convidado para palestrar no painel sobre economia chinesa.

“Para nós brasileiros, é difícil ter um entendimento completo sobre China apenas lendo livros, por exemplo, então é um privilégio poder entender a China com alguém que realmente sabe sobre esse país, que tem meandros, uma dinâmica própria e uma filosofia própria”.

Inteligência artificial marca a história da Empiricus Gestão

O último painel do Empiricus Asset Day é sobre Inteligência Artificial, com João Piccioni, CIO da Empiricus Gestão, e Pedro Carvalho, especialista no tema e analista da gestora.

Segundo Miranda, esse é um tema que marca a história da Empiricus Gestão – e da exposição de seus fundos.

“Os fundos de investimentos internacionais estão voando em termos de retorno, e muito por conta da gestão do João Piccioni”, comenta.

Além disso, ele destaca o brilhantismo de Bruno Mérola, analista de fundos de investimentos da Empiricus Research, na seleção de fundos que compõem os FoFs (Fundos de Fundos), em especial para quem busca investimentos em previdência.

“Começamos a Research lá atrás, acumulamos 400 mil assinantes e percebemos uma dificuldade dos próprios assinantes de implementar as nossas ideias, então precisávamos transformar em uma experiência unificada. Foi assim que nasceu a Empiricus Gestão, que hoje tem uma grande família de fundos disponíveis ao varejo e os melhores fundos de criptoativos, com um volume total de captação de R$ 6 bilhões”, finaliza Miranda.

Para ficar por dentro de tudo que está rolando no Empiricus Asset Day nesta quarta (29), clique aqui.

Sobre o autor

Nicole Vasselai

Editora do site da Empiricus. Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero, com MBA em Análise de Ações e Finanças e passagem por portais de notícias e fintechs.