Investimentos

Fundo multimercado hipotético criado por ex-alunos de MBA da Empiricus rendeu 157% do CDI em um ano

Em entrevista, o advogado Andres Gonzalez conta como ele e seu grupo criaram a Start Asset Management em projeto do MBA de Análise de Ações e Finanças da Empiricus.

Por Nicole Vasselai

04 abr 2024, 16:17 - atualizado em 05 abr 2024, 08:40

Já imaginou criar um fundo de investimentos multimercados que renda 157% do CDI logo em seu primeiro ano?

Foi isso que aconteceu com a Start Asset Management, uma gestora hipotética criada por um grupo de ex-alunos durante o MBA de Análise de Ações e Finanças da Empiricus em parceria com a FAAP.

Desde o início do fundo, em março de 2023, até o final do curso, em março de 2024, a carteira se valorizou 21,17% (ou 157% do CDI). Veja no gráfico abaixo a performance no período.

Fonte: Consolidador de carteiras Kinvo

Segundo Andres Gonzalez, – advogado, assinante do plano Reserva da Empiricus Research e um dos integrantes do projeto – o sucesso do fundo se deu por conta, principalmente, das posições em renda fixa brasileira e internacional e em criptomoedas, como Bitcoin (BTC) e Chainlink (LINK).

Além dessas classes, o Start Fundo Multimercado também era formado por fundos imobiliários, ações e derivativos.

‘Vivemos na prática o dia a dia de um analista de investimentos’

Para ele, além do conhecimento teórico do curso, o que mais agregou foi saber na prática quais os principais desafios da análise e gestão de ativos.

O aspirante a analista de investimentos conta que foi um trabalho contínuo. Ele se reunia online com os colegas de grupo uma vez por semana para discutir a carteira teórica do fundo.

A cada módulo do curso, pudemos desenvolver uma nova tese de investimento e a cada 40 dias preparávamos uma carta de gestão com a visão da gestora sobre o momento do mercado e sua relação com a posição dos ativos escolhidos”.

Ele também relata que gostava tanto de tentar entender os movimentos do mercado, que olhava a performance dos ativos praticamente todo dia. “Com isso, em determinado momento, por exemplo, percebemos que fazia sentido aumentar a posição da renda fixa internacional em títulos de 5 e 10 anos dos EUA e isso deu um lucro expressivo por conta da perspectiva de queda de juros”.

“Também tivemos várias aulas com convidados especiais que atuam no mercado financeiro e compartilharam muito do que acontece na cotidiano e isso fez bastante diferença”.

‘Cheguei sabendo o básico e hoje me sinto muito preparado’

Gonzalez ainda se impressionou ao perceber que os conteúdos cobrados em exames de certificação para atuar no mercado financeiro coincidem totalmente com os módulos da pós-graduação: “Cheguei na pós-graduação sabendo só o básico de finanças e no final não senti falta de nenhum conteúdo quando vi o que é cobrado nas provas“.

Empolgado em dar continuidade aos estudos sobre investimentos e quem sabe fazer transição de carreira, o advogado acaba de se inscrever na prova da CNPI (Certificação Nacional do Profissional de Investimento).

“A intenção é, sim, fazer transição de carreira em algum momento. Se eu passar, considero um primeiro passo para buscar outras certificações e assim ter mais segurança e respaldo para atuar como analista”, compartilha.

Prêmio final: imersão com os analistas da Empiricus Research

Ao final do MBA, o grupo de Gonzalez ainda levou uma premiação de melhor trabalho, que dá direito a uma imersão com os analistas de investimentos da Empiricus Research.

Os integrantes poderão vivenciar um pouco da rotina dos especialistas, tirar dúvidas e, não menos importante, fazer networking.

Se você tiver interesse em fazer parte da próxima turma do MBA de Análise de Ações e Finanças, inscreva-se gratuitamente aqui para receber em primeira mão todas as informações direto no seu whatsapp.

Sobre o autor

Nicole Vasselai

Editora do site da Empiricus. Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero, com MBA em Análise de Ações e Finanças e passagem por portais de notícias e fintechs.