Times
Investimentos

Gabriel Galípolo no BC faz taxas do Tesouro dispararem; veja os melhores títulos para investir agora, segundo a Empiricus

Laís Costa, analista de renda fixa da Empiricus, recomenda os títulos mais promissores para investir agora, que podem render acima do Tesouro Direto; confira

Por Letícia Camargo

30 ago 2024, 14:06 - atualizado em 30 ago 2024, 14:06

renda fixa gabriel galípolo

Imagem: iStock.com/Edson Souza

Na última quarta-feira (28), o presidente Lula indicou o economista Gabriel Galípolo ao cargo de presidente do Banco Central (BC) a partir de 2025. E como reação, as taxas dos títulos do Tesouro dispararam na quinta-feira (29).

A maior alta foi vista no Tesouro IPCA+ 2029, cuja taxa real saltou de 6,18%, no fechamento de quarta-feira, para 6,29% ao ano. 

Os rendimentos dos títulos prefixados com vencimento em 2027 e 2031 e os com juros semestrais que vencem em 2035 também subiam a 11,70%, 11,91% e 11,84%, contra 11,59%, 11,81% e 11,72% do fechamento, respectivamente.

Vale lembrar que as rentabilidades e preços dos títulos prefixados e IPCA+ oscilam de acordo com a curva de juros. Ou seja, com a projeção do mercado para as taxas de juros nos próximos anos. Quanto maiores as projeções, mais os novos títulos tendem a pagar.

E pode-se dizer que essa alta é uma resposta às incertezas com relação aos próximos passos do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central acerca da taxa de juros

Em um evento recente na FGV (Fundação Getúlio Vargas), Galípolo disse que “a partir do cenário que temos hoje, a alta de juros está na mesa, sim, e o BC não vai hesitar, se for necessário à perseguição da meta, em fazer uma elevação de juros”.

Fonte: CNN

O que corrobora a fala de Galípolo é que os níveis de inflação ainda estão bastante acima da meta do BC. Por isso, é esperado que o mercado siga precificando altas de juros até meados do ano que vem.

É nisso que acredita a analista Laís Costa, da Empiricus. Ela destaca que o IPCA-15, índice que mede a inflação do país, veio acima das expectativas em agosto. 

E, por conta disso, é esperado o retorno do ciclo de alta dos juros, com um incremento de 25 pontos-base e uma Selic de 11,25% ao final deste ano.

Mas se você investe em renda fixa, esse cenário pode ser uma oportunidade de garantir retornos atrativos nesta classe de ativos. A seguir, te apresento algumas recomendações de títulos que a analista está olhando agora.

GRATUITO: VEJA OS MELHORES TÍTULOS DE RENDA FIXA PARA INVESTIR AGORA

Quais os melhores títulos de renda fixa para investir agora?

Para aproveitar o cenário propício para os títulos de renda fixa, a analista Laís Costa está mirando, principalmente, em títulos prefixados. Na visão dela, é possível capturar taxas “gordas” e que podem superar a taxa básica daqui pra frente.

Esse é o caso de um CDB prefixado com vencimento em 2027 e que pode pagar até 12,10% ao ano, recomendado pela analista. A taxa é superior à do Tesouro Selic, que hoje é de Selic (10,50%) +0,06:

Fonte: Tesouro Direto

E, apesar de não ter a garantia de um título público, ele conta com a segurança da renda fixa e a cobertura do FGC (Fundo Garantidor de Crédito) de até R$ 250 mil por CPF.

É claro que um título não exclui o outro da carteira e isso não significa que não valha a pena ter títulos públicos no portfólio. Apenas estou te mostrando que, no cenário atual, há opções com retornos acima da média, como é o caso dessa recomendação.

Além disso, cabe destacar que esse é apenas um dos títulos “garimpados” por Laís Costa para comprar agora e buscar retornos atrativos na renda fixa. Toda semana, a analista seleciona novos títulos com potencial de retorno interessante e os recomenda aos investidores.

E a boa notícia é que essa seleção de títulos está disponível para qualquer investidor interessado, de maneira totalmente gratuita.

GRATUITO: CONHEÇA A SELEÇÃO COM OS MELHORES TÍTULOS DA RENDA FIXA AQUI

Gratuito: menu semanal da renda fixa seleciona os títulos mais ‘premium’ para investir

Todas as semanas, a analista Laís Costa seleciona um “menu” dos títulos mais atrativos da renda fixa, sem abrir mão de bons emissores. Além do CDB prefixado de 12,10%, outros ativos recomendados em semanas anteriores foram:

  • CDB prefixado a 14,25% a.a. com emissor AAA pela Fitch Ratings;
  • CDB com potencial de retorno de IPCA +6,5% e emissor AAA pela Fitch Ratings.

Como você pode ver, são títulos que aliam a alta qualidade aos retornos atrativos. E com o objetivo de ajudar cada vez mais investidores a buscarem essas rentabilidades, Laís Costa liberou o acesso à sua seleção de maneira totalmente gratuita.

Trata-se de uma cortesia da Empiricus, a maior casa de análise financeira independente do país, para os leitores do Seu Dinheiro/Money Times.

Portanto, sugiro que você ao menos dê uma “espiada” na seleção completa de títulos. Depois você pode decidir se essas recomendações fazem sentido para o seu patrimônio:

Sobre o autor

Letícia Camargo

Jornalista formada pela Universidade de São Paulo (USP), com passagem em agência de marketing digital.