Investimentos

Gerdau (GGBR4) fará nova recompra de ações e governo Trump pode ser positivo para companhia; entenda

O novo programa de recompra da Gerdau (GGBR4) pode recomprar até 5% das ações preferenciais.

Por Henrique Cavalcante

24 jan 2025, 10:49 - atualizado em 24 jan 2025, 10:50

Metalúrgica Gerdau GGBR4 (GOAU4)

Imagem: Divulgação

A Gerdau (GGBR4) informou ao mercado que o programa de recompra de ações anunciado em julho de 2024 foi concluído com sucesso, após a aquisição de 5% de ações GGBR4, por um preço médio de R$ 18,89.

No mesmo anúncio, a metalúrgica Gerdau aproveitou para compartilhar um novo programa que pode recomprar até 10% das ações ordinárias e 5% das ações preferenciais até janeiro de 2026. 

Recompra de ações prevalece remuneração de acionistas

Como já comentamos em outras edições, esse é um ótimo meio para aumentar a remuneração do acionista (ceteris paribus, com menos ações em circulação, ele recebe mais proventos), além de sinalizar ao mercado que os executivos entendem que as ações estão negociando em níveis muito atrativos. 

A notícia é importante e vem em um contexto ainda difícil para a indústria local, sem tarifas suficientes para impedir a enorme importação de aço chinês, por preços muitas vezes abaixo do preço de custo. 

Ao mesmo tempo em que notamos essa sobreoferta, o crédito mais restritivo por conta da deterioração macroeconômica começa a trazer dúvidas sobre a sustentabilidade da demanda, especialmente no setor imobiliário, fonte importante de consumo de aço. Mas, Gustavo Werneck, CEO da Gerdau, ressaltou em entrevista recente que a companhia “está preparada para navegar em qualquer cenário, mesmo o mais complexo”.

Parte relevante dessa confiança em atravessar a tempestade se sustenta pela importante otimização de custos e aumento de eficiência, iniciados em 2024 justamente para mitigar os efeitos adversos da importação. Essas medidas devem resultar em uma economia de R$ 1 bilhão até o fim deste ano, e inclusive já mostraram resultado positivo nos últimos trimestres com melhora de margens. 

Trump pode ser positivo para Gerdau

Já nos Estados Unidos, o CEO segue aguardando novidades sobre a nova política de tarifas do presidente Donald Trump. Segundo Werneck, o último mandato de Trump trouxe efeitos positivos para o setor siderúrgico norte-americano, e apesar de não esperar grandes mudanças no curto prazo, entende que a ON América do Norte continue contribuindo positivamente para o resultado consolidado da Gerdau

Por 3,5x valor da firma/Ebitda, com um operacional redondo, uma gestão atenta às oportunidades e um programa robusto de remuneração ao acionista, a ação GGBR4 permanece entre as recomendações. 

De olho em companhias que podem pagar bons dividendos? Os analistas da Empiricus Research liberaram uma lista com 5 recomendações para investir neste relatório gratuito [acesse aqui].

Sobre o autor

Henrique Cavalcante

Economista e pós-graduando em Finanças Corporativas pelo Insper, é Analista de Ações na Empiricus desde 2021 e possui a certificação CNPI. Integra as equipes das séries As Melhores Ações da Bolsa e Carteira Empiricus, cobrindo empresas de diferentes setores da economia. Possui experiências anteriores em áreas financeiras na PepsiCo e Santander.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.