Investimentos

Haddad reforça coro para Banco Central tomar decisão importante, e pressão pode beneficiar grupo de ações com upside potencial de 90% nos próximos meses; acesse

Caso o BC resolva escutar o ministro, isso pode reunir elementos favoráveis em volta dessa classe de ativos; entenda

Por Maria Luiza Araujo

10 set 2023, 09:00

day one: Marquinhos, aleatoriedade e efeito MoneyBall Haddad pode ser Palocci
Imagem: Febraban

Ao que parece, Fernando Haddad (PT) não esconde seu desejo e vem “cantando a bola” que a Faria Lima inteira quer ver acontecer em relação à política monetária brasileira.

Durante a 13ª edição do “Expert XP 2023”, da XP Investimentos, o ministro fez pressão para que o Banco Central comece a tomar, de vez, uma decisão importante.

Essa decisão pode mexer não apenas com a macroeconomia brasileira, mas também beneficiar um grupo de ações “escondidas” na bolsa. 

Caso o Banco Central resolva dar ouvidos ao ministro e “somar” esforços, como pediu Haddad durante evento, isso pode reunir elementos favoráveis em volta desse grupo de ações, que em situações econômicas semelhantes já entregaram valorizações de até 446% aos investidores.

O ministro afirmou que se essa decisão de fato acontecer ficará fácil para o “setor privado e a economia real fazerem sua parte” e tudo começar a caminhar economicamente, outra vez.

GRATUITO: VEJA O GRUPO DE AÇÕES QUE PODE SE BENEFICIAR COM A PRESSÃO FEITA POR HADDAD

Entenda de uma vez a pressão feita por Haddad

Não é nenhum segredo que um dos maiores desejos de Fernando Haddad neste momento seja a queda dos juros. 

Haddad disse que já “está na hora” do Banco Central começar a galopar com os cortes dos juros na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), programada para acontecer nos próximos dias 19 e 20 de setembro. 

Queda essa que ele espera não ser pequena. “É hora de cortar não mais meio, mas 0,75 [ponto percentuais] da Selic”, afirmou durante o evento. 

Segundo o ministro, se o corte for feito de fato como ele espera, o esforço fiscal irá parecer “brincadeira de criança” quando o crescimento econômico vier.

Bom, mas fato é que essa pressão de Haddad e todo esforço que tem sido feito para a queda dos juros lembra a um período semelhante vivido há pouco tempo na economia – e que, se revivido, pode trazer grandes lucros aos investidores. Explico a seguir.

GRATUITO: SAIBA O NOME DAS AÇÕES QUE PODEM SE BENEFICIAR COM A PRESSÃO FEITA POR HADDAD

Ciclo econômico semelhante já fez este grupo de ações dispararem e entregarem lucros de até 446%

Você deve se lembrar da copa de 2016, quando Tite ainda era o técnico da seleção brasileira e Michel Temer, o presidente do Brasil. Neste ano, o Brasil começou a passar pelo que seria seu último ciclo de cortes na taxa Selic.

A imagem abaixo ajuda a relembrar o patamar da taxa de juros, veja:

Desde 2016 até o ano de 2019, o Ibovespa, índice das empresas listadas na Bolsa, valorizou mais de 80%.

Fonte: Google

Só que, ao mesmo tempo, um outro grupo de empresas desse índice valorizou 123% – 43% acima do Ibovespa.

Fonte: Google

E dentro dessa categoria, um pequeno grupo de investidores que seguia as mesmas recomendações teve a chance de buscar uma valorização de 446%.

Dentro do mercado financeiro existe um certo grupo de ações que se beneficiam e muito de ciclos de recuperação da economia após momentos de forte crise: as microcaps.

De forma simplificada, as microcaps são empresas com menor porte dentro da bolsa de valores, com valor de mercado de até R$ 5 bilhões. Ao passarem por um ciclo econômico de alta – como o que pode estar começando agora -, essas ações conseguem capturar uma curva de valorização, gerando em seguida lucros exponenciais aos investidores.

Ou seja, quem começou a investir neste grupo de ações em 2016 e ficou até 2019, teve a chance de multiplicar por quase 5x o patrimônio investido. 

E, embora retornos passados não sejam garantias de lucros futuros, parece que o cenário que se desenha hoje é muito semelhante ao que aconteceu no período mostrado anteriormente. 

E o que isso significa?

Para os investidores mais céticos e conservadores isso realmente pode não representar nada, porém, para um grupo especial de investidores que enxergam o potencial desse momento, isso pode ser uma “bola levantada” para buscarem altos lucros neste momento.

GRATUITO: VEJA COMO ENTRAR PARA A SOCIEDADE MICROCAP E CONHECER AÇÕES COM POTENCIAL DE 90% DE VALORIZAÇÃO 

Entenda porque essa pode ser a hora de apostar nessas ações e como você pode participar da sociedade microcap

Existe um fator preponderante para que apenas um pequeno grupo de investidores tenha conseguido obter esse lucro no último ciclo de cortes.

Além desses investidores estarem atentos às ações com potencial de maior valorização, eles também souberam a hora certa de entrar nessas ações.

Isso porque as microcaps são ações com pouca liquidez e, consequentemente, com poucos compradores e vendedores. 

Logo, ao ter acesso ao seleto grupo de ações que podem se valorizar, existe uma certa urgência para comprá-las – antes que seja tarde demais.

Felizmente, a Empiricus Research, maior casa de análise financeira independente do Brasil, tem em mãos a lista de ações que podem se dar bem novamente e desejam abrir esta lista para investidores que queiram participar da sociedade Microcap Alert.

Desde o começo do ano, as recomendações da série Microcap Alert já valorizaram 59%. 

Para se ter uma ideia, o benchmark dessa categoria de ações, o SMLL, valorizou apenas 8,13% no mesmo período.

De acordo com Rodolfo Amstalden, analista responsável pela carteira, as projeções indicam um upside potencial de 90% ou mais nos próximos meses.

No dia 18 de setembro, a casa de análise vai mostrar como os investidores podem acessar a carteira com a lista das 10 microcaps que, segundo projeções, mais podem valorizar na segunda metade deste ano.

Para se inscrever na lista de interessados é muito simples, basta se cadastrar neste link aqui. Não se preocupe, porque você não precisará pagar um real sequer para ter acesso a essas informações. Aproveite essa oportunidade:

Sobre o autor

Maria Luiza Araujo

Redatora dos portais do Grupo Empiricus.