Faltam apenas 4 dias para o fim do prazo da declaração do Imposto de Renda. O dia 31/05 também marca a data de pagamento do 1º lote das restituições.
Entretanto, segundo dados da Receita Federal, dos 32 milhões de contribuintes que haviam preenchido a declaração até a manhã da última segunda-feira (27), mais de 615 mil terão de pagar imposto.
Acontece que, para muitos trabalhadores do regime CLT, mesmo com o desconto na fonte todos os meses, ainda é necessário pagar ainda mais ao realizar a declaração anual de IR.
Entretanto, existem alternativas para quem deseja pagar menos imposto na declaração. E em alguns ainda é possível receber uma restituição turbinada.
É o que vai acontecer com esta leitora do Seu Dinheiro/Money Times, por exemplo.
Este ano ao realizar a declaração de Imposto de Renda ela “trocou” um boleto por uma restituição via PIX da Receita Federal.
Veja só o resumo da declaração que a leitora nos enviou:
(Fonte: Arquivo pessoal)
Isso só foi possível porque ele soube usar todos os macetes previstos em lei para turbinar sua restituição de IR. Se ele não tivesse usado esta estratégia, teria que pagar mais imposto.
Literalmente, esta leitora deixou de pagar um boleto e vai receber um PIX da Receita Federal.
APRENDA O PASSO A PASSO PARA BUSCAR TROCAR BOLETO POR PIX DA RECEITA FEDERAL
Como ter a oportunidade de trocar um boleto por uma restituição turbinada usando lei dos anos 2000
Todo mundo sabe que não se deve brincar com o leão do IR. Assim, a ideia de deixar de pagar imposto e ainda receber uma restituição turbinada pode soar como uma pegadinha ou algo que você não deveria fazer.
Mas, a verdade é que o mecanismo que permite você trocar um boleto por um PIX está previsto em lei.
Mais precisamente, a lei complementar nº 109 de 2000 prevê que brasileiros com dinheiro alocado em um investimento específico possam ter uma restituição maior.
O investimento em questão é a previdência privada. Quem tem este ativo em carteira, no plano PGBL pode deduzir até 12% da renda tributável.
Assim, essa dedução pode eliminar a necessidade de pagar mais imposto e ainda gerar uma restituição maior. Foi o que aconteceu no caso da nossa leitora.
Ela nos contou que, em 2023 investiu parte da sua renda tributável em Previdência Privada. Assim, usou o benefício previsto em lei, combinado com outros gastos dedutíveis para deixar de pagar imposto e ainda receber uma restituição.
Ou seja, quem deseja usar a estratégia do investimento em Previdência Privada para aumentar a restituição precisa investir nesse ativo até dezembro do ano anterior à declaração.
Isso quer dizer que, infelizmente, não dá mais tempo de usar esta estratégia para aumentar sua restituição em 2024. Contudo, você já pode se preparar para usá-la em 2025.
Além disso, não é só a previdência que pode te ajudar a receber uma restituição mais “gordinha”. Existem outras 7 estratégias para receber um PIX maior da Receita em 2024.
GUIA GRATUITO: veja outros 7 “macetes” para ter a chance de aumentar a sua restituição em 2024
De acordo com Julia Wiltgen, jornalista do Seu Dinheiro e especialista em IR, há pelo menos outras 7 formas de receber uma restituição maior em 2024.
Pensando nisso, o Seu Dinheiro preparou um Guia do Imposto de Renda. Neste material você vai encontrar tudo o que precisa para preencher a sua declaração de forma prática e sem se preocupar em cair na temida malha fina.
O guia está atualizado com todas as mudanças recentes nas regras do Imposto de Renda, documentos necessários e qual o modelo ideal de declaração para você.
E para que você não fique com nenhuma dúvida sobre como preencher a sua declaração, ao fazer o seu cadastro gratuito neste link, você terá acesso ao curso Imposto de Renda.
São tutoriais em vídeo em que a Julia Wiltgen acessa o programa da própria Receita Federal para te mostrar em detalhes como fazer a sua declaração por conta própria e como resolver desde situações simples até as mais complicadas.
Repito, o guia e o curso são gratuitos. Você não paga nada, em nenhum momento, para acessar esses conteúdos e ainda pode aumentar a sua restituição, seguindo o passo a passo.
Para liberar o seu acesso, basta clicar no botão abaixo: