Existe uma categoria de títulos de renda fixa que está em um momento oportuno para investir. Ela está sendo chamada de “Renda Fixa Especial” por alguns especialistas do mercado, pois conta com um rendimento acima da média, além de isenção de Imposto de Renda.
Enquanto títulos públicos indexados à inflação, como o Tesouro IPCA + 2032, estão remunerando o investidor a IPCA + 5,9% ao ano (antes de descontar o IR)…
A “Renda Fixa Especial” tem remuneração estimada a partir de IPCA + 7,2% ao ano líquida de impostos, com as melhores oportunidades podendo chegar a IPCA + 8,3% ao ano.
E, como se já não bastasse a elevada remuneração, essa modalidade da renda fixa despencou com as recentes condições do mercado – o que tornou o seu potencial de ganhos ainda mais alto.
Mas é provável que você não conhecia essa oportunidade. Pelo menos não até agora… Afinal, faz pouco mais de 5 anos desde que o primeiro investimento nesta categoria surgiu.
Ou seja, trata-se de uma indústria em crescimento, que ainda é mal compreendida pela maioria dos investidores.
Porém, vale destacar que estamos falando de ativos isentos de IR, acessíveis, com risco de renda fixa e que ainda te protegem da inflação.
E investir neles ficou especialmente atraente agora por 3 motivos.
1. Queda na inflação é oportunidade de compra
O IPCA de abril, de 0,57%, foi menor do que o registrado em março, de 0,71%, e é a menor taxa para o mês desde 2020, de acordo com o IBGE.
Os números reforçam o cenário de desinflação no país, o que é uma ótima notícia para quem deseja comprar títulos da “Renda Fixa Especial”.
Isso porque essa modalidade da renda fixa atrai especialmente investidores pessoa física, e a redução da inflação em um mês também reduz os rendimentos mensais pagos por esse investimento, o que deixa a cota barata.
Assim, a percepção de que o investidor “está recebendo menos do que deveria” abre espaço para uma oportunidade rara de compra. Afinal, você pode pagar mais barato por esses “títulos” do que eles realmente valem.
Por se tratar de um investimento com foco no longo prazo, o rendimento mensal tem uma importância pequena. Ela só existe para necessidades comerciais que alguns investidores têm de ver o dinheiro “pingar” na conta todo mês.
Fundamentalmente, a “Renda Fixa Especial” continua sendo um excelente investimento com ou sem os rendimentos mensais, já que o lucro acumulado pode ser reinvestido em novos títulos com remunerações bem atrativas.
GRATUITO: CONHEÇA 5 ‘TÍTULOS’ DA RENDA FIXA ESPECIAL QUE PODEM PAGAR IPCA + 8,3% AO ANO SEM IR
2. Eventos de crédito como Light e Americanas
As inconsistências contábeis de empresas como Americanas e Light ainda repercutem de forma negativa no mercado financeiro.
Os spreads de crédito, ou o quanto além dos títulos públicos o investidor espera receber para emprestar dinheiro para essas empresas, subiram significativamente, o que deixou esses investimentos baratos em relação ao que entregam.
Mas, apesar do spread de crédito ter se espalhado por ativos e emissores diferentes, a modalidade da “Renda Fixa Especial” é mais resiliente do que a média, por estar em setores regulados e estratégicos do país.
De acordo com alguns dos maiores gestores do Brasil, o spread de crédito dificilmente aumentará.
Por isso, alguns analistas acreditam que essa é a chance do investidor investir na modalidade comprando taxas que subiram e que têm maior possibilidade de caírem ou ficarem estáveis, do que continuarem subindo.
GRATUITO: CONHEÇA 5 ‘TÍTULOS’ DA RENDA FIXA ESPECIAL QUE PODEM PAGAR IPCA + 8,3% AO ANO SEM IR
3. O começo da marcação a mercado de títulos privados
Anunciada em 2022, a marcação a mercado dos títulos privados para os investidores pessoa física entrou em vigor em janeiro de 2023.
Com isso, desde o fim do ano passado, muitos gerentes e agentes autônomos trataram de alinhar com seus clientes o que eles veriam acontecer a partir de janeiro com seus títulos.
Na opinião dos analistas, essa nova dinâmica também ajudou a derrubar os preços dos “títulos” da “Renda Fixa Especial”, que agora têm retornos mais atrativos.
“Há oportunidade de ganhar pelo menos IPCA + 8,3% ao ano sem IR, tanto pelo momento de mercado quanto pela discrepância entre preço e valor justo nesta categoria de ativos”, afirmam os analistas da Empiricus Research.
Grátis: conheça 5 ‘títulos’ para comprar agora
Se você ficou interessado na oportunidade de investir na modalidade da “Renda Fixa Especial”, buscando ganhar IPCA + 8,3% ao ano com isenção de IR, tenho uma boa notícia para dar.
Os analistas da Empiricus Research liberaram, em um relatório gratuito, os 5 “títulos” com o maior potencial de valorização desta modalidade.
Esse relatório foi liberado como uma cortesia pela Empiricus Investimentos, a corretora do grupo. Isso significa que qualquer pessoa interessada pode consultar o documento.
Para conhecer a lista completa, basta clicar no link abaixo e completar seu cadastro. O acesso será enviado para o seu e-mail: