Times
Investimentos

IPO da Moove nos EUA pode sair do papel e ser ‘gatilho’ para alta dos dividendos desta outra ação

Empresa de lubrificantes pode ser listada em breve, mas analistas preferem ficar de fora do IPO e “surfar” potencial por meio de outro papel

Por Giovanna Figueiredo

14 jul 2024, 08:00

IPO da Moove
Imagem: Divulgação/Moove

A empresa Moove, uma das subsidiárias da holding Cosan (CSAN3), parece estar cada vez mais perto de realizar seu IPO – oferta pública inicial de ações. A companhia entrou com o pedido junto à SEC, a CVM dos Estados Unidos, para listar as ações na bolsa americana na última quarta-feira (10).

A Moove produz lubrificantes e graxas para os setores automotivo, agrícola, aéreo, naval e industrial. Ela é uma das maiores companhias do setor na América do Sul, além de marcar presença na Europa e nos Estados Unidos.

Mas, embora seja uma “belíssima empresa” na visão dos analistas da Empiricus Research, entrar em um IPO não costuma ser uma boa estratégia, visto que os preços lançados ao mercado costumam ser altos. “Sempre que é um IPO, a gente prefere esperar um tempo”, diz o analista Henrique Cavalcante no programa Giro do Mercado.

No entanto, isso não significa que não há forma de buscar lucros com a entrada da companhia na bolsa. Para a equipe de análise, o melhor a se fazer é aproveitar o potencial lucrativo por meio das ações da Cosan (CSAN3), que é detentora de 70% da empresa.

TESE COMPLETA DE CSAN3 + 4 AÇÕES RECOMENDADAS PARA JULHO

Moove na bolsa americana pode gerar alta nos papéis da Cosan + dividendos atrativos

Segundo a analista Larissa Quaresma, o IPO de subsidiárias é o principal gatilho para as ações da Cosan valorizarem. Além disso, o papel está extremamente barato, visto que desvalorizou 25% em 2024 devido aos desafios do cenário macroeconômico.

Não é à toa que os analistas da Empiricus Research recomendam investir em CSAN3. A queda expressiva neste ano abriu a oportunidade de comprar uma empresa excelente a preços abaixo do que de fato vale.

A expectativa é de que o segundo semestre seja bastante positivo para os papéis. Só nos últimos 30 dias, quando começaram a circular os “burburinhos” sobre a listagem da Moove nos EUA, as ações da Cosan dispararam 11%. E maiores valorizações são esperadas pelos analistas

Mas não é só por meio da alta dos papéis que o investidor de Cosan pode se beneficiar nos próximos meses. O analista Ruy Hungria destaca um segundo fator atraente para o acionista: o pagamento de dividendos promissores.

“O IPO da Moove tende a beneficiar [a Cosan] em termos de dividendos. Estamos falando de uma empresa com valor entre R$ 10 e 12 bilhões. A Cosan tem 70% dessa companhia.

Um eventual IPO poderia gerar recursos interessantes para a Cosan aumentar o rendimento distribuído aos acionistas”, afirmou.

A projeção do analista para os dividendos da Cosan no próximo ano é de até 8,7%. Mas Ruy defende que, com o IPO saindo do papel, pode haver uma “turbinada” nos proventos além do que já está nas estimativas.

Por esse e outros motivos, a holding foi incluída em uma carteira de 5 melhores ações para investir em julho e buscar dividendos atrativos. Neste portfólio, o analista explica o que está em jogo para a holding no cenário atual e diz por que ela pode ser um destaque na geração de renda extra daqui para frente.

Lembre-se: o IPO da Moove é só um dos gatilhos para o aumento do pagamento de proventos da companhia, mas há outros fatores que podem impulsionar o papel e resultar em retornos atrativos para o investidor (veja todos eles em um relatório gratuito clicando aqui).

Cosan não é a única ação geradora de renda extra para ficar de olho – veja outras 4 recomendações

A Cosan é uma recomendação de compra da Empiricus Research para buscar bons dividendos. Mas a verdade é que ela não é a única empresa que vale a pena investir agora pensando em proventos atrativos.

Ruy Hungria selecionou 5 ações geradoras de renda extra para investir em julho. Segundo o analista, esses papéis são os melhores para ter em carteira agora e buscar dividendos recorrentes caindo na conta.

Um dos papéis dessa carteira você já conhece, é a Cosan (veja a tese completa aqui). Mas de onde veio essa recomendação, há outros 4 papéis de diferentes setores e que podem compor um portfólio capaz de entregar bons lucros.

Fonte: Empiricus Research

Os analistas da Empiricus Research estão disponibilizando o acesso a esse material de forma totalmente gratuita. Portanto, nem um centavo será cobrado para entender a tese completa de Cosan e das outras 4 recomendações desta carteira.

O processo para ler o relatório é muito simples: basta clicar neste link ou no botão abaixo e seguir as instruções. Em poucos passos, será possível conhecer os papéis que podem te gerar renda extra recorrente:

Sobre o autor

Giovanna Figueiredo

Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo (USP), já trabalhou com marketing e redes sociais em uma consultoria financeira e é redatora dos portais Seu Dinheiro e Money Times.