Na última semana, conversamos com o time de Relações com Investidores do Itaú (ITUB4) para entender o momento operacional e as perspectivas para a companhia. No geral, o banco segue com uma operação bastante sólida e rentável, além de avançar em novas frentes de crescimento.
Crédito: perspectivas de crescimento, mas sem grandes impactos na margem financeira do banco
Do lado do mercado de crédito no Itaú, esperamos que a carteira de pessoa física (PF) acelere o crescimento nos próximos trimestres, puxada pelos dados fortes de concessão de crédito ao segmento automotivo e recuperação do imobiliário.
Além do 3T ter mais dias úteis, o aumento na concessão para PF deve ajudar também na margem financeira do banco. Importante destacar que esse é um movimento mais marginal, não deveremos ver grandes saltos pelo tamanho do banco.
Já a carteira de pessoa jurídica (PJ), enxergamos espaço para a concessão de crédito para pequenas e médias empresas (PME), ainda que abaixo das grandes empresas, apresentar um crescimento moderado, com maior foco nos empreendimentos de porte médio.
Serviços: estabilidade nos mercados de dívida, inadimplência, ações e M&A
No segmento de serviços do Itaú, dentro do Investment Banking, esperamos que o mercado de dívida (DCM) apresente maior estabilidade frente aos últimos trimestres, que foi marcado por operações de gestão de passivos e capital de giro.
No mercado de ações e M&As, a janela ainda não parece favorável para grandes movimentações.
Sustentado pelo histórico bem sucedido do banco em crédito, não esperamos ver grandes variações de inadimplência, tanto para PF como para PJ. Acreditamos que o Itaú (ITUB4) seguirá equilibrando com eficiência a qualidade do crédito concedido, com uma expansão moderada. Essa característica, inclusive, destacou ainda mais a companhia dos pares nos últimos anos.
Transformação digital: foco em aplicativo e em plataforma digital para pequenas e médias empresas
No campo da transformação digital, o Itaú (ITUB4) está investindo em iniciativas como o seu super app “One”, com expectativa de atrair 5 milhões de clientes até o final do ano. Para clientes PMEs, o banco prepara o lançamento de uma plataforma digital em breve, oferecendo serviços completos de conta corrente, crédito e gestão.
No fim, o Itaú (ITUB4) mantém uma operação resiliente, focada em uma expansão sustentável com retornos elevados para os seus acionistas.
Negociando a 7,8x seu lucro estimado para 2025 e com um bom carrego de 7% de dividend yield, Itaú (ITUB4) segue como uma das principais posições da carteira As Melhores Ações da Bolsa – clique aqui para conhecer todas as indicações da série da Empiricus Research.