Times
Investimentos

Janela rara e favorável na Bolsa: “É hora de ir na ‘jugular’, de montar grandes posições em ações certas”, ressalta Felipe Miranda

Em sua live no Instagram, o estrategista-chefe e CIO da Empiricus comentou sobre o contexto macroeconômico e diversas ações de companhias que considera promissoras – Natura, GPS, B3 e outras.

Por Daniela Rocha

07 jun 2021, 11:40

Para o estrategista-chefe e CIO da Empiricus, Felipe Miranda, estamos diante de uma janela rara e extremamente favorável para ganhar dinheiro na Bolsa. Com ações criteriosamente escolhidas na carteira, será possível surfar positivamente nos próximos meses. 

Este foi o alerta que ele deu em sua mais recente live no Instagram (ofelipe_miranda), em 06/06. 

Na verdade, esse é o encontro semanal que ele tem com assinantes e seguidores. Marque na sua agenda, pois todos os domingos às 18h30, o Felipe comenta sobre temas relevantes do mercado, revela as ações que têm alto potencial e ainda responde às perguntas que costumam surgir. 

Desta vez, teve até uma convidada especial: Larissa Quaresma (a_larissa_quaresma), que é analista da Carteira Empiricus. 

Eu acompanhei a live e separei aqui para você os principais pontos: 

Retomada da economia surpreende e a Bolsa vai voar

Felipe Miranda ressaltou que está se tornando um consenso no mercado que a economia brasileira deverá avançar cerca de 5,5% este ano. As projeções de crescimento do PIB vêm sendo revisadas para cima. De acordo com ele, o país já voltou ao nível pré-pandemia. 

Outro aspecto positivo é que o risco fiscal está diminuindo. As expectativas iniciais eram que a dívida pública atingiria 110% do PIB em 2021. Porém, ele destacou na live que a previsão de Mansueto Almeida, economista-chefe do BTG Pactual, ex-secretário do Tesouro Nacional e um dos maiores especialistas em contas públicas, é de uma relação dívida/PIB de 83%, o que coloca o Brasil ao lado dos principais países emergentes. 

Também há um certo alívio em relação ao dólar, que está recuando com o maior fluxo para o país, um fator que contribui para conter a inflação. Por sua vez, a vacinação deverá assumir um ritmo mais acelerado no segundo semestre, o que impulsionará ainda mais as atividades no país. 

“De fato, é substancial o que está acontecendo na economia e para os ativos de risco isso é muito positivo”, disse. 

Segundo Felipe, o cenário está melhorando e a Bolsa está descontada em dólares. Por isso, há uma excelente oportunidade de entrada ou para aumentar posições em ações certas. 

Existe uma janela aí nos próximos três a quatro meses que eu acho que temos que ir na ‘jugular’, montar grandes posições. Quando estamos convictos, devemos fazer isso. Estamos em uma dessas oportunidades raras”, afirmou. De acordo com ele, essa estratégia é muito comentada por Stanley Druckenmiller, que foi gestor de fundos do George Soros. “Druckenmiller fala que George Soros o ensinou a montar posições grandes nos momentos adequados. E o que diferencia Soros dos demais é o ajuste do tamanho das posições, nem tanto a taxa de acertos ao longo do tempo. 

Aliás, eu recomendo que você conheça a nova tese completa do Felipe sobre a euforia econômica que pode fazer com que os ativos de renda variável tenham supermultiplicações nos próximos meses. Clique aqui

Ainda no radar, o temor com a inflação nos EUA diminui

Quanto ao exterior, ele disse que o  relatório de empregos Estados Unidos (payroll) divulgado em 04/06 indicando a criação de 559 mil postos de trabalho em maio, ficou cerca de 15% abaixo do esperado. Felipe avalia que esse dado contribuiu para arrefecer, em certa medida, a preocupação com a inflação americana. 

O estrategista-chefe da Empiricus destacou  ainda que a taxa de juros dos treasuries (títulos do governo americano) de 10 anos prossegue no patamar de 1,60%, o que é benéfico. Há pouco tempo o mercado acreditava em um avanço para algo entre 2,15% e 2,25%, o que não se concretizou. 

Algumas ações da vez 

Natura (NTCO3), quando beleza é uma boa aposta

Na live, a analista Larissa Quaresma disse que a Natura (NTCO3) é um dos cases que ela mais gosta com grande potencial de valorização

De acordo com ela, a empresa tem 85% da receita baseada em vendas diretas, canal que antes da pandemia era considerado controverso e foi bastante questionado, mas que foi modernizado e demonstrou resiliência, virando a “menina dos olhos”. 

A Natura fez todo um trabalho de digitalização dos pedidos das consultoras e passou a enviar as entregas rapidamente. Portanto, ela rejuvenesceu e deu sustentabilidade a esse modelo comercial”, destacou. 

Larissa contou que muitos frutos ainda estão por vir com a aquisição da Avon. “Tem um volume de sinergias muito grande estimado para os próximos anos na casa de centenas de milhões de dólares. Isso é muito relevante para o resultado da Natura anualmente, de forma recorrente.” Segundo a analista, esse processo de integração e de ganhos operacionais deverá levar de 4 a 5 anos. 

Para ela, a Natura é capaz de absorver essas sinergias justamente por conta do nível de serviço que já possui, altamente competitivo. “Basta a Natura passar para a Avon toda qualidade de entrega de pedidos e de relacionamento com as consultoras que ela tem, que já irá melhorar muito o engajamento da base de consultoras da Avon”, avaliou. 

A carteira de ações Oportunidades de Uma Vida liderada por Felipe Miranda conta com NTCO3, representando uma fatia de 6% do total. 

Mercado Livre (MELI34) sofreu com outras techs injustamente

Larissa também falou na live do Felipe que, de modo geral, as ações de tecnologia sofreram muito com o temor de alta da inflação e subida de juros nos Estados Unidos. Entretanto, ela defende que é preciso analisar caso a caso, principalmente ao se pensar em uma estratégia de investimento em um horizonte maior. 

Felipe Miranda comentou que especialmente as emerging techs, empresas que surgiram recentemente, inovadoras e disruptivas, foram as mais afetadas negativamente. 

A lógica é que, como essas empresas costumam ter crescimento expressivo lá na frente, quando os juros longos aumentam, ao descontar os fluxos de caixa para trazê-los a valor presente, o efeito é negativo, de redução do valor de mercado delas. 

Larissa chegou a ponderar que as Big Techs americanas dão lucro, o que significa que o fluxo de caixa já existe, não é só factível  lá no futuro, mas ainda assim, suas ações tiveram quedas na Bolsa. 

Nesse contexto, a analista diz que existem empresas promissoras que podem ser escolhidas. Uma delas é a plataforma de comércio eletrônico Mercado Livre, que começou a gerar caixa – portanto, passando de um free cash flow yield negativo para positivo. “Tenho um olhar muito positivo, nos últimos 12 meses, a companhia gerou 1% de fluxo de caixa livre para os acionistas. O Mercado Livre é o maior e-commerce da América Latina e agora está desenvolvendo o seu banco, oferecendo crédito e montando fundos. Tudo o que eles prometeram, estão entregando”, avaliou a analista. 

GPS (GGPS3), uma aposta ainda fora do radar da maioria

O Grupo GPS (GGPS3), especializado em serviços de limpeza, segurança e logística, entrou na carteira Oportunidades de uma Vida no íncio deste mês, com uma participação de 3%. 

A companhia estreou em abril na Bolsa, ainda é pouco conhecida. Para quem não teve a chance de acompanhar, o IPO levantou R$ 2,48 bilhões, sendo que R$ 1,08 bilhão foram direto para o caixa e a outra parte para as gestoras de private equity Warburg Pincus e Gávea, suas investidoras. 

“O Grupo GPS é uma operação redonda, quanto mais eu estudo mais eu gosto. A companhia conta com um gerenciamento muito diferenciado da questão trabalhista, que nesse setor é o core e é tocada com perfeição. Por isso, não tem tanto risco como as outras empresas”, avaliou Felipe. 

Ele acrescentou que a empresa está avançando nas suas atividades e tem feito aquisições. “A terceirização de mão de obra é um tema estrutural e secular. Então, essa empresa tem um crescimento de 20 a 25% contratado para frente.”

O estrategista-chefe da Empiricus contou que ficou ainda mais satisfeito com sua escolha ao ver depois que quatro bancos iniciaram a cobertura do GPS e todos eles estão prevendo um upside (potencial de valorização) acima de 30%. 

Stock picking: somente incorporadoras bem selecionadas

Na visão do Felipe Miranda, as incorporadoras residenciais são negócios cíclicos, porém, ao selecionar as melhores no momento certo – isto é, ao adotar a estratégia de stock picking, há muitas chances de ganhar dinheiro. 

A retomada da economia no país é o grande driver. Além disso, ele ressaltou que a queda do dólar retira um pouco da pressão da inflação e traz alívio para a curva de juros, o que é bom para o setor. 

De acordo com ele, outro aspecto favorável é que os custos de alguns dos principais insumos de construção estão arrefecendo – mas durante muito tempo foram eles os responsáveis por corroer as margens de muitas companhias. Por exemplo, o rebar turco, referência do preço da barra de aço aqui já caiu 40% em relação ao pico. 

Mesmo em cenário desafiador em relação aos insumos, Felipe disse que as incorporadoras preferidas dele – a Direcional DIRR3 e a Mitre (MTRE3) que estão na carteira Oportunidades de Uma Vida, conseguiram continuar colocando seus preços dos imóveis no mercado e, agora, estão avançando ainda mais nas suas operações. 

O estrategista-chefe da Empiricus destacou que a Mitre voltou a fazer lançamentos e deve ter um resultado positivo no segundo trimestre. Já Direcional tem o maior upside do setor, segundo levantamentos. 

Embora não façam parte do portfólio, Felipe indica como outras opções a Cyrela (CYRE3), companhia que deverá estar no radar dos estrangeiros – lembrando que os gringos costumam buscar o que já conhecem, e a Tecnisa (TCSA3), que pode ser alvo de uma operação de M&A (fusão e aquisição). Assim, existem potenciais gatilhos para as ações dessas empresas. 

Cosan (CSAN3) anda com IPO da Raízen

Há poucos dias, a empresa de energia Raízen, joint venture entre o grupo Cosan e a Shell, protocolou o pedido para a realização de IPO. “Esse IPO está na cara do gol e deve acontecer ainda em junho. Com isso haverá destravamento de valor muito importante na Cosan”, avaliou Felipe. A Cosan é uma das favoritas na Oportunidades de Uma vida. 

Ele respondeu aos seguidores do Instagram que a equipe de analistas da Empiricus ainda está estudando esse IPO, isto é, se vale a pena a entrada. 

Na área de combustíveis, ele falou também sobre a 3R Petroleum (RRRP3), empresa com foco no desenvolvimento e revitalização de campos já maduros com reservas de petróleo e gás em terra (onshore) e em águas (offshore).  “Eu não me surpreenderia com a aquisição de Papa-Terra ainda em junho. Este pode ser um gatilho importante”, disse ele, referindo-se a possível confirmação da compra de um campo da Petrobras situado na Bacia de Campos.  

Como fica a B3? Terá mesmo uma concorrente? 

Na semana passada, a saída de José Berenguer, CEO do Banco XP, do conselho de administração da B3, levantou questionamentos em relatório do JP Morgan de que o grupo de Guilherme Benchimol estaria trabalhando para criar uma nova bolsa no país. Portanto, de acordo com a instituição, a saída de Berenguer seria uma medida para evitar conflitos de interesse. Ainda segundo analistas do JP Morgan, não é usual a Bolsa não ter em seu board um dos maiores participantes em transações de ações. 

No entanto, Felipe Miranda não acredita que um novo competidor irá surgir tão facilmente – pelo menos, não tão cedo. “Honestamente, acho que foi uma avaliação prematura do JP Morgan, acho que a turma exagerou. Eu não acho que a B3 terá concorrência no curto prazo”, disse. 

Segundo ele, há muitos anos se discute esse assunto e, apesar de algumas tentativas, a empresa nunca teve concorrentes justamente por ser muito complexo quebrar o seu monopólio. 

A queda da ação gerada por essa especulação abriu uma boa chance para os investidores. “A B3 é uma super oportunidade de compra com essa queda que teve por conta dessa notícia. Sou um comprador animado, continuo considerando o case positivo”, concluiu o estrategista-chefe da Empiricus. 

Atualmente, a B3 tem se beneficiado e apresentado resultados positivos com o crescimento de investidores pessoas físicas, a negociação de novos ativos como BDRs, ETFs, assim como com os IPOs que vem acontecendo. 

Quer saber sobre outras ações e tendências do mercado? Assista à live completa que está salva no IGTV e acompanhe os posts do Felipe Miranda no Instagram (ofelipe_miranda). 

E marque na sua agenda: a live dele acontece todos os domingos às 18h30. 

Se você quiser análises detalhadas e recomendações para investir melhor, aproveitando esse momento da Bolsa, pode se tornar assinante da série dele Palavra do Estrategista. Lá você ficará sabendo quais são todas as ações que fazem parte da carteira Oportunidades de Uma Vida. A vantagem é que você pode experimentar sete dias gratuitamente. Então, eu sugiro que você conheça o trabalho do Felipe. Estou certa de que irá gostar. Clique aqui para saber mais.

Sobre o autor

Daniela Rocha

Coordenadora de Conteúdo na Empiricus. Jornalista com MBA em Finanças na FIA. Atuou nas editorias de economia da TV Cultura e da Band e foi colaboradora do Valor Econômico, Exame e RI.