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Localiza (RENT3): ação pode subir até 30% no médio prazo; entenda

Queda dos juros no segundo semestre é gatilho para valorização da ação; no último ciclo de queda, papel da Localiza (RENT3) subiu 70%

Por Juan Rey

24 maio 2023, 11:57 - atualizado em 24 maio 2023, 11:58

Localiza (RENT3)
Imagem: Divulgação

As ações da Localiza (RENT3) tem potencial para subir até 30% no médio prazo, na visão do analista Fernando Ferrer, da Empiricus Research.

Mas por que a ação de uma empresa tão consolidada e que já subiu cerca de 23% no ano tem potencial para subir ainda mais? 

O analista explica que, nos últimos anos, com os desafios enfrentados pelas economias que culminaram em altas taxas de juros e fuga de capital da B3, algumas empresas ficaram muito baratas. Este é o caso da Localiza, que hoje negocia com 25% de desconto em relação ao seu histórico e se apresenta como uma oportunidade com relação risco e retorno interessante.

Agora, com a provável queda dos juros no segundo semestre, a companhia pode se beneficiar. E não seria a primeira vez. “A empresa é afetada pela questão dos juros e até por isso tem um desconto relevante. Mas em 2019, que foi o último ciclo de queda de juro, a ação subiu 70%”, afirmou o analista no evento Investidor 3.0, organizado especialmente para os clientes Empiricus Reserva.

Desta vez, de acordo com os cálculos de Ferrer, a ação pode chegar a R$ 74 “em um cenário conservador”, o que representa um upside de 17,4% dos R$ 63 registrados no fechamento da última terça-feira (23). No cenário-base, os papéis podem subir “de 20% a 30%”.

Como funciona o modelo de negócio da Localiza?

A Localiza é, disparada, a líder no setor de locação de veículos. Nos últimos anos, a empresa cresceu em uma faixa de mais de 20% ao ano, e não deve parar por aí. 

Mas antes de entender as possíveis avenidas de crescimento da companhia, é importante compreender como é o atual modelo de negócios da Localiza. 

O business é dividido em quatro etapas: a primeira, é a captação de recursos. Já nesta etapa, a Localiza começa a levar vantagem frente à concorrência. 

“A empresa precisa de financiamento para comprar a frota. Com um balanço sólido e um bom rating, ela consegue taxas mais baratas e acaba tendo um balanço mais leve que os competidores”, explica. 

A segunda etapa do negócio é a compra de carros. Neste quesito, a empresa se diferencia pela variedade na frota. “Se você está disposto a ser uma locadora, precisa ter uma frota diversificada. Não adianta ter uma frota com uma marca, um modelo e uma cor”, avalia Ferrer.

A terceira etapa é o aluguel, área em que a Localiza tem expertise e capilaridade. A companhia está presente em mais que o dobro dos municípios em relação ao principal competidor.

“Ela consegue ter uma capilaridade muito grande e consegue precificar bem a questão do aluguel”, analisa. 

Por fim, a quarta etapa, que é a parte de venda de seminovos. E é justamente a variedade de opções citada na segunda etapa que a diferencia da concorrência. 

“Como a Localiza é a maior compradora de carros do Brasil, ela tem um poder de negociação muito grande com todas as negociadoras e, com isso, consegue bons descontos. Por isso, na hora da revenda, a companhia tem um mix muito interessante para os seus clientes. Isso faz com que a margem dos seminovos seja positiva, diferente dos competidores”, explica Ferrer. 

Com essas quatro etapas, a Localiza faz a roda do negócio girar. E não é pouco: de 2019 até o final de 2022, a companhia multiplicou a receita em 2,8 vezes, o Ebitda em 2,2 vezes e o lucro em 3,4 vezes.

E quais são as possíveis avenidas de crescimento? 

Mesmo com o modelo já consolidado, a Localiza não deve parar por aí e deve crescer por outras avenidas.  

A primeira delas, a internacionalização. A companhia já pensa em abrir lojas em outros países, como o México. 

Site da Localiza fala sobre uma futura loja no México

Uma outra oportunidade é o serviço de carro por assinatura, em que ao invés de adquirir um veículo próprio, o cliente aluga o carro por um, dois ou até três anos. Segundo pesquisas, a nova modalidade começa a ficar mais atrativa no Brasil.

Por fim, uma outra avenida de crescimento relevante pode ser no setor de oficinas. “Como a Localiza é a maior compradora de veículos, ela também é uma das empresas que faz mais manutenção de carros no Brasil”. Por isso, o analista explica que a companhia está integrando oficinas que terão o selo Localiza. 

Quanto aos riscos associados à tese, o principal deles são as questões de reforma tributária. “As locadoras pagam 1% de IPVA, contra 4% do convencional. Elas também não pagam ICMS quando vendem o carro depois de 12 meses. Eventualmente uma mudança nesse entendimento poderia prejudicar ela”, aponta Ferrer. 

Com todas essas avenidas de crescimento, além da queda nas taxas de juros que já se provou um gatilho importante para a valorização das ações, a Localiza (RENT3) é uma recomendação da Empiricus Research.

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Sobre o autor

Juan Rey

Jornalista pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Contato: juan.rey@empiricus.com.br