Investimentos

Localiza (RENT3): como anda o desempenho operacional da companhia e por que quer aumentar o capital?

Além de atualizarmos a tese de investimento em Localiza, trazemos uma orientação sobre o que fazer em relação ao aumento de capital.

Por Fernando Ferrer

02 out 2023, 14:27 - atualizado em 02 out 2023, 14:27

Localiza (RENT3)
Imagem: Divulgação

Nos últimos dias, conversamos com a equipe de Relação com Investidores da Localiza (RENT3) para nos atualizarmos sobre o desempenho operacional da companhia e sobre os assuntos mais quentes que tem envolvido o setor, como os impactos da Reforma Tributária bem como a Medida Provisória do Governo que destinou um montante de recursos para promover desconto na compra de carros por pessoa física e empresas. 

Antes de entrarmos em cada um desses temas, vale a pena rememorarmos o modelo de negócios da companhia. Basicamente, o negócio da Localiza é composto por quatro partes: captação de recursos, aquisição de carros, aluguel dos carros e venda desses mesmos veículos na divisão de seminovos, o que ajuda a companhia a levantar caixa para adquirir outros automóveis, e assim o ciclo continua.

Linhas de negócio de Localiza
Fonte: Localiza

Para dar conta de todos esses passos, a Localiza possui uma plataforma integrada composta pelas divisões de Aluguel de Carros, Gestão de Frotas e a Localiza Seminovos. Contudo, o maior diferencial da empresa diante de suas concorrentes se encontra justamente no passo 1, em que a solidez financeira da companhia a ajuda a contrair empréstimos baratos. Atualmente, a companhia possui os melhores ratings nacionais e globais quando comparada com seus pares e um nível de alavancagem bastante confortável. 

Sobre esse ponto, a companhia fez um follow-on recentemente, onde captou aproximadamente R$ 4,5 bilhões que foram alocados em seu caixa. Esses recursos podem ser utilizados tanto para renovação de frota, como para melhorar a robustez do balanço, deixando a alavancagem mais equilibrada e preparando a companhia para um próximo passo de crescimento, que será detalhado à frente.  

A seguir, falamos sobre cada uma das três verticais de negócio da companhia, das principais dúvidas do mercado e do valuation que o papel negocia atualmente. Confira abaixo:  

Aluguel de Carros  

A divisão de Aluguel de Carros é responsável pelo aluguel de carros em agências localizadas em aeroportos e fora de aeroportos. Os aluguéis são realizados por pessoas físicas em negócios ou lazer, bem como por seguradoras e montadoras que oferecem carros de reposição para seus clientes no caso de acidentes ou avarias mecânicas. A companhia também oferece aluguel de carros para motoristas de aplicativo por meio do Zarp, rede dedicada aos motoristas – essa é a terceira maior vertical desse segmento.   

Como verificamos no resultado do 2T23, houve uma queda no número de diárias para pessoas físicas (sazonalidade) mas, por outro lado, que foi compensado pela renegociação dos contratos para o segmento de ride sharing (motoristas por aplicativo). Dessa forma, o que foi possível observar no trimestre foi uma queda de volume na comparação sequencial (18 milhões de diárias versus 18,5 milhões no 1T23), promovendo uma leve recuada na receita desse segmento.  

Para frente, a nossa expectativa melhora. Acreditamos que o segmento de ride sharing acomodará bem essa passagem de preço no trimestre e o número de diárias de pessoa física volte, em especial por conta do período de férias (sazonalidade positiva em julho). Com isso, acreditamos que haverá uma recomposição de volume e uma manutenção de preço de diária, de modo que a receita desse segmento deverá ser sequencialmente melhor do que no 2T23.  

No gráfico abaixo, colocamos o volume de diárias desde 2022, bem como as nossas estimativas de diárias para até o final do ano e também o ticket médio para essa mesma janela temporal. No eixo da esquerda, verifica-se o preço médio enquanto no eixo da direita, o volume de diárias por trimestre.

 

Gráfico, HistogramaDescrição gerada automaticamente
Fontes: Localiza e estimativas Empiricus

Por conta dessa melhor combinação de diárias e ticket, acreditamos que a margem ebitda, que foi de 66,1% no primeiro trimestre do ano e de 64% no 2T23 (em função do aumento da manutenção corretiva e da implantação de novos sistemas), volte a se normalizar no 3T23 e, especialmente no 4T23. 

Gestão de Frota (GTF)

A divisão de Gestão de Frotas é responsável pelo aluguel de longo prazo, com a disponibilização de um carro zero km para os clientes, que podem optar por planos de 24, 36 ou 48 meses. O interessante dessa solução é que permite maior conforto e praticidade para o cliente, que não precisa se preocupar com manutenção, IPVA ou desvalorização do veículo. 

Esse segmento foi bastante impactado pela medida provisória do governo comentada acima. Sabendo do desconto, os clientes postergaram o fechamento dos contratos. Pelo lado da Localiza, como não era possível saber a priori se ela seria contemplada com a medida ou não (afinal, o volume de recursos destinado para a medida era limitado), a companhia optou por não comprar muito carro também. Com isso, o trimestre acabou tendo um backlog de carro para implantar maior do que o desejado e a receita cresceu menos do que poderia.  

Para o 3T23, a expectativa é que haja uma normalização desse processo, com crescimento de volume e de preço. O primeiro deveria subir por conta da normalização do segmento, enquanto o segundo é beneficiado por dois principais motivos: crescimento da participação do carro por assinatura dentro do segmento e renovação dos contratos da antiga Unidas aos novos padrões da Localiza, que implicam em um nível de serviço melhor e maior faturamento.  

Dessa forma, nossas estimativas para diárias e ticket médio do segmento estão detalhadas no gráfico abaixo, que mostra a evolução de ambos os indicadores desde o 1T22.  

Gráfico, Gráfico de barras, Gráfico de linhasDescrição gerada automaticamente
Fontes: Localiza e estimativas Empiricus

Aliás, o carro por assinatura deverá ser o grande impulsionador dessa unidade de negócios. De acordo com o divulgado pela companhia no seu último Localiza Day, essa linha de negócios ainda não é muito representativa, mas está ganhando tração rapidamente. Nos últimos três anos, por exemplo, o crescimento médio anual do faturamento desta unidade de negócios foi superior a 50%, conforme demonstrado abaixo. Importante dizer que, além de um crescimento forte, esse segmento tem se mostrado bastante rentável também, acima inclusive das outras verticais da companhia.

Texto preto sobre fundo brancoDescrição gerada automaticamente
Fonte: Localiza

De acordo com estudos realizados pela Localiza, atualmente existem 14 milhões de potenciais clientes pessoa física, além de 2,4 milhões de carros de micro e pequenas empresas que possuem as mesmas necessidades de mobilidade das pessoas físicas e que poderiam se tornar potenciais clientes dessa linha de negócios.

A crença para o desenvolvimento desse mercado é calcada em dois pilares: conveniência e economia. Conforme apresentado pelos executivos da companhia, além da conveniência com relação à documentação, IPVA, reparo de avarias, troca de pneus etc., carros por assinatura saem de 10% a 25% mais barato do que a compra do carro próprio. Na nossa estimativa, ao final de 2022 a companhia deveria ter algo próximo a 35 mil veículos nessa modalidade. Caso o ritmo de crescimento se mantenha acentuado, não seria exagero pensar que ele pudesse vir a ser a principal vertical dentro do GTF.  

Sobre margens, esse segmento iniciou o ano de 76%, que passou para 69% no 2T23. Essa diferença foi em razão de dois pontos extraordinários que ocorreram no início do ano e que beneficiaram as margens do primeiro trimestre. Dessa forma, em razão da normalização das operações, do crescimento do carro por assinatura, do reajuste dos contratos antigos e do rejuvenescimento da frota, é esperado que o 2T23 tenha sido o ponto de inflexão das margens, que deverão se recuperar sequencialmente nos próximos dois trimestres.   

Seminovos 

Como explicado no início do texto, o segmento de Seminovos é fundamental para a companhia reoxigenar sua base, renovar a frota e seguir crescendo de forma saudável. Nesse quesito, a ideia da companhia é comprar entre 265 e 270 mil carros no ano e, ao mesmo tempo, vender entre 230 e 240 mil carros.  

Conforme demonstrado no gráfico abaixo, a Localiza vendeu 55 mil veículos no 1T23 e 52,7 mil no 2T23, que foi impactado justamente pela medida provisória do Governo. Com isso, acreditamos que a companhia acelerará o processo de venda nos próximos dois trimestres, de modo a atingir sua meta de venda de veículos para o ano. Importante dizer que, a despeito da aceleração do processo de vendas, não esperamos que as margens desse segmento fiquem negativas, o que é uma notícia positiva, já que historicamente e em períodos normalizados, ela roda entre 2% e 4%.   

Veja abaixo a evolução das vendas da companhia desde o 1T22 e, na sequência, o número de carros vendidos, bem como o preço médio por carro na mesma janela temporal. Importante destacar que os dados do 3T23 e 4T23 são estimativas realizadas por nós. 

Gráfico de evolução das vendas de Localiza de 1T22 a 2T23
Fonte: Localiza

 

GráficoDescrição gerada automaticamente
Fontes: Localiza e Empiricus

Dado que todas as três verticais da companhia devem apresentar uma evolução sequencial, estimamos que a receita do consolidado crescerá no 3T e no último trimestre do ano, de modo que a Localiza deverá encerrar o ano com uma receita estimada um pouco abaixo dos R$ 29 bilhões – crescimento de 34% em relação a 2022. No gráfico abaixo, segmentamos o faturamento da companhia por unidade de negócio.

 

Receita líquida (R$ milhão) por segmento da Localiza
Fontes: Localiza e Empiricus

Para o ano que vem, acreditamos que a empresa esteja muito bem-posicionada para continuar crescendo e ganhando mercado. Por um lado, temos um cenário de queda da taxa de juros que é bastante benéfico para o seu negócio e, por outro lado, o ambiente competitivo se encontra muito mais atrativo, tendo em vista que seus principais competidores estão mais alavancados e com um balanço mais frágil. Dessa forma, não seria surpresa se a Localiza apresentasse crescimento acelerado com melhoria de rentabilidade. 

Impactos da Reforma Tributária sobre Localiza

Sobre a reforma tributária e seus impactos, nada muda em relação ao que já havíamos trazido nesta matéria.

Em suma, considerando as premissas apresentadas até o momento, a análise por unit economic de um carro sugere que haveria um impacto para companhia, que poderia ser neutralizado caso seja feito um repasse de preço entre 7% a 10% ao longo do período, o que não seria bom, mas bem plausível da companhia conseguir executar.  

Contudo, em um cenário real, em que a Localiza compra mais carro do que vende e, portanto, está continuamente expandindo sua frota, o crédito gerado com o capex de renovação de frota mais do que superaria os malefícios da Reforma Tributária, de modo com que houvesse um efeito positivo para a companhia de algo próximo a R$ 2 bilhões por ano. 

Portanto, embora entendamos que esse tema cause bastante dúvidas para os investidores, caso as premissas da Reforma não sejam muito alteradas, ele não deveria ser uma preocupação grande para o investidor de Localiza (RENT3). 

Valuation de Localiza (RENT3)

Por fim, nos patamares atuais e, considerando a recente queda dos papéis em função do ambiente macroeconômico mais desafiador, a Localiza está negociando a 15,5x seus lucros e 6,6x o Ebitda para o ano que vem, o que é um desconto relevante de 32% em relação a sua média histórica dos últimos cinco anos. A companhia segue como uma recomendação da Empiricus Research.

Aumento de capital: sugerimos a participação

Na sexta-feira (22), a Localiza (RENT3) comunicou ao mercado que realizará um aumento de capital via oferta pública primária de ações (follow-on). Os recursos a serem levantados terão como objetivo repor os que sairão do caixa após a distribuição do Juros sobre Capital Próprio aos acionistas em novembro (R$ 0,40/ação). É um método eficiente de pagar menos impostos (o JCP entra como uma despesa para a companhia, reduzindo o lucro tributável) e não reduzir a sua posição em caixa.   

A oferta será pequena em comparação a última vez que a companhia acessou o mercado. Serão emitidas até 7,7 milhões de novas ações, a depender da demanda do mercado, ao preço de R$ 47,13 (desconto de 20% em relação ao fechamento de ontem). Assim, poderão ser captados até R$ 365 milhões em recursos. 

Nossa sugestão é que os acionistas participem da oferta. Contudo, cabe a ressalva que, nem todos conseguirão participar, ou só irão subscrever uma quantidade muito pequena, por conta da proporção da subscrição. O acionista poderá subscrever 0,0073327451 nova ação ordinária para 1 RENT3 que for titular. Ou seja, a cada 136 ações sob custódia, o acionista poderá subscrever uma nova ação. 

O direito de subscrição prioritária das ações será concedido a todos que já eram acionistas de Localiza no encerramento do pregão de 27/setembro. O período para reserva começou no dia 28/setembro e vai até 10/novembro, inclusive. 

Nossa sugestão, para aqueles elegíveis, é solicitar o limite máximo de subscrição possível para o tamanho da sua posição. Para realizar o procedimento, entre em contato diretamente com a sua corretora para entender qual o máximo que você poderá subscrever.

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Sobre o autor

Fernando Ferrer

Graduado em Engenharia Mecânica pela UFRJ e com MBA em Finanças pela mesma instituição, Fernando Ferrer atua na Empiricus como analista de investimentos há 5 anos cobrindo os setores de Varejo, Saúde e Infraestrutura. Atualmente, é responsável pela série best-seller As Melhores Ações da Bolsa e faz parte da equipe que comanda o Carteira Empiricus, o portfólio multimercado que é o carro-chefe da casa.